Benefícios dos Óleos

Óleo de tomilho: Valor nutricional, benefícios, como usar e malefícios

Por Alan Costa, em 17/02/2018 (atualizado em 23/08/2023)
oleo de tomilho beneficio

O óleo de tomilho possui ricos nutrientes e propriedades que favorecem e facilitam a boa manutenção do nosso corpo. O principal componente do tomilho é o timol, que apresenta propriedades antissépticas. Por este motivo, o óleo de tomilho é comumente usado em enxaguantes bucais e pastas de dentes.

Este composto mata germes e trata infecções na boca, além de proteger os dentes da placa dentária e desgaste. Além disso, o tomilho é popularmente consumido por via oral, seja na forma de tempero para pratos principais ou na forma de chá, para tratar casos, antes de conhecer os

Valores nutricionais do óleo de tomilho:

O óleo de tomilho é preenchido com vitaminas e minerais essenciais que são necessários para a saúde. Ele é a fonte mais rica de potássio, ferro, magnésio, cálcio, manganês e selênio. Esta erva também é uma fonte rica de vitaminas vitais, como vitaminas do complexo B, beta-caroteno, vitamina C, vitamina A, vitamina K, vitamina E e ácido fólico.

Benefícios do óleo de tomilho para saúde:

1. Contra a dor de garganta:

Além disso, o óleo de tomilho é um dos antimicrobianos naturais mais potentes e é excelente contra a dor de garganta, pois ele contém em sua composição o carvacrol, que é um composto que apresenta ótima atividade bactericida.

2. Prolongar a vida:

Diversos Estudos Constataram que o óleo de tomilho age como um tônico energético e um auxílio para a longevidade. Óleos voláteis de tomilho têm fenóis antioxidantes e flavonoides, juntamente com vitaminas e minerais. Estes compostos protegem seu DNA contra danos oxidativos.

3. Contra a intoxicação alimentar:

Não é à toa que se usava este óleo em casos de envenenamento nos tempos antigos. Um dos benefícios do óleo de tomilho é a capacidade de evitar a contaminação dos alimentos e também de descontaminar alimentos previamente contaminados.

4. Eliminar os radicais livres:

Além disso, os antioxidantes fenólicos encontrados no óleo, incluindo luteína, zeaxantina e timonina contribuem para neutralizar e eliminar os radicais livres em todo o corpo.

5. Saúde bucal:

As propriedades anti-bacterianas do tomilho ajudam combater infecções orais como gengivites, o aparecimento de placa bacteriana, cáries. etc.

6. Aliviar o estresse:

A vitamina B6 presente no tomilho tem um poderoso efeito sobre certos neurotransmissores no cérebro, que estão diretamente ligados aos hormônios do estresse.

7. Combater o mofo:

O mofo é um poluente de ar comum potencialmente perigoso que pode estar presente na sua casa em locais úmidos. O óleo de tomilho pode ajudar a combater o mofo devido a suas propriedades fungicidas. Pesquisas sugerem que ele pode ser usado como um desinfetante em locais onde a concentração de mofo ainda não é tão alta.

8. Contra tosse e bronquite:

Além disso, este óleo vem sendo usado há séculos para o tratamento de tosse e bronquite. Um estudo realizado pela Prática para Medicina Interna e Pneumologia na Alemanha usou um tratamento oral que era uma combinação de tomilho e hera, outra planta medicinal.

9. Contra a acne:

Pesquisadores do Reino Unido testaram os efeitos do óleo de tomilho contra a acne e os resultados foram promissores. A solução teve resultados melhores do que alguns produtos antiacne testados no estudo, como o composto peróxido de benzoíla, presente em diversos cremes e medicamentos contra a acne.

10. Melhorar a circulação:

A alta concentração de ferro e outros minerais essenciais no óleo de tomilho o tornam ideal para estimular a produção de glóbulos vermelhos, aumentando assim a circulação do seu corpo e a oxigenação dos sistemas de órgãos essenciais e em todas as extremidades do corpo.

11. Fortalecer o cérebro:

Além disso, o óleo de tomilho Fortalece os nervos e ativa as células de cérebro, estimulando a memória e favorecendo a concentração. Funciona como revitalizante e combate sensações de esgotamento e depressão. Também pode ser utilizado no tratamento de bloqueios mentais e traumas.

12. Contra vermes:

O óleo de tomilho mata os vermes. Você pode experimentá-lo nos vermes intestinais redondos e em fita, bem como nas larvas em feridas expostas e vermes em gancho, que são notoriamente difíceis de eliminar.

13. Contra problemas respiratórios:

Além disso, um dos usos e benefícios mais conhecidos e de longa data para o óleo de tomilho na medicina tradicional é no tratamento da saúde respiratória. Se você está sofrendo de bronquite, asma crônica, congestão, resfriados, sinusites ou alergias sazonais, o óleo tomilho pode atuar como um expectorante e uma substância anti-inflamatória, eliminando o muco das vias respiratórias, diminuindo a inflamação e melhorando a respiração, além de prevenir o desenvolvimento microbiano, que pode levar à doenças mais graves.

14. Contra a dispraxia:

Existem alguns estudos que relatam que tomar óleo de tomilho, em combinação com óleo de prímula, óleos de peixe e vitamina E, parece melhorar os distúrbios do movimento em crianças com dispraxia.

15. Aumentar a imunidade:

No entanto, o óleo de tomilho é abundante em vitaminas, principalmente vitamina C e A. Os altos níveis de vitamina C reforçam o sistema imunológico natural, pois ela estimula a produção de glóbulos brancos, que são a primeira linha de defesa no sistema imunológico do corpo.

A vitamina C também desempenha um papel crucial na produção de colágeno, que é essencial para a criação e reparação de células, músculos, tecidos e vasos sanguíneos.

16. Aromatização:

Diversos produtos orgânicos e naturais para cuidar da pele contêm tomilho em sua composição. Além disso, o óleo de tomilho é utilizado inclusive em desodorantes e enxaguantes bucais, não apenas pelas suas propriedades antissépticas e antimicrobianas, mas também devido ao seu aroma, que é muito agradável.

17. Contra fungos:

O ingrediente ativo mais famoso encontrado no óleo é o timol. Este composto orgânico tem uma ampla gama de efeitos sobre o corpo, incluindo a capacidade de prevenir infecções fúngicas e virais, reduzindo assim a pressão sobre o sistema imunológico.

18. Prevenir a catarata:

Além disso, a concentração de carotenoides e vitamina A no óleo de tomilho faz com que ele seja um agente antioxidante eficaz para a saúde dos olhos. Os carotenoides são capazes de neutralizar os radicais livres em seu sistema ocular e retardar o início da degeneração macular e até prevenir cataratas.

19. Repelente natural:

Este óleo ajuda a afastar pulgas, piolhos, mosquitos, traças, besouros e percevejos. Portanto, pode usar óleo de tomilho tanto na sua pele bem como nos móveis de sua casa.

20. Contra gases intestinais:

O óleo de tomilho é estimulante digestivo e anti-séptico intestinal, especialmente eficaz no tratamento de infecções gástricas, ajuda a expelir parasitas intestinais e atenua a dispepsia.

É benéfico para os casos de digestão difícil e gases, além de dores de cabeça resultantes de problemas gástricos. Como anti-séptico urinário, pode ser útil no tratamento da cistite.

Outros benefícios do óleo de tomilho:

  • Este óleo ajuda na eliminação do excesso de água e toxinas presentes no nosso organismo, para quem sofre de retenção de líquidos.
  • Possui propriedades adstringentes funcionando na limpeza dos rins. Inclua algumas gotas de óleo de tomilho num copo com água a ferver. Deixe arrefecer, adoça com mel e beba.
  • Ajuda a desinfectar feridas abertas protegendo-as contra a propagação de infecções.
  • Gargarejos com este óleo ajuda a combater o aparecimento de cáries e o mau hálito. Também pode ser usado como desodorizante dadas as suas propriedades anti-sépticas e anti-bactérias.
  • Pode ser usado para estimular a mente, fortalecer a memória e concentração, e acalmar os nervos.
  • Como este óleo ajuda a eliminar toxinas, como o ácido úrico é excelente no tratamento de gota.
  • Evitar queda de cabelo. É usado como um tratamento para o couro cabeludo e é adicionado aos champôs e outros produtos para o cabelo.
  • Devido às suas propriedades estimulantes, que ajuda a estimular a circulação sanguínea combatendo o aparecimento de reumático.
  • Pode ajudar a tonificar a pele envelhecida e prevenir surtos de acne.
  • Ajuda manter os insetos e parasitas, como mosquitos, pulgas, piolhos e traças de distância.

Como utilizar o óleo de tomilho?

O óleo de tomilho é produzido a partir da destilação das folhas e um de seus usos mais recorrentes é o aromaterápico, em sais de banho e sabonetes. Além disso, a substância também age na pele como um antibacteriano, adstringente, cicatrizante e antisséptico. No organismo o tomilho também age como antiespasmódico.

Para amenizar dores nas articulações e no tórax causas por bronquites e infecções, o óleo de tomilho para ser utilizado para massagear as regiões doloridas. Além disso, o óleo serve também como repelente natural e alivia a inflamação causada por picadas de insetos.

Precauções com o uso do óleo de tomilho:

Além disso, este óleo é irritante para algumas pessoas, assim como hipertensivo. Por isso, deve ser evitado durante a gravidez e nas pessoas com pressão arterial elevada. Portanto, Ele também pode causar reações alérgicas em alguns casos.

Sair da versão mobile