Benefícios dos Óleos

20 benefícios do óleo de murta para saúde!

benefício do oleo de murta

O óleo de murta possuem muitos benefícios e nutrientes que auxiliam na saúde geral de todo o corpo, pois é obtido pela destilação a vapor das flores, folhas e caule da planta de murto, que se chama Myrtus Communis no mundo botânico. Os seus constituintes principais são Cineol, Myrtenol, Pinene, Myrtenyl Acetato, Geraniol, Linalool, Camphene e Borneol. O benefício do óleo de murta é excelente para a saúde capilar.

murta
murta

A planta de murto aparece pela primeira vez na história da Grécia antiga, e foi associada a Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza. Além disso, os mais valentes soldados, atletas e nobres foram honrados com suas folhas.

A versatilidade desta importante flor ainda está sendo descoberta, mas seus usos variaram de aplicações culinárias e decorações ornamentais a aplicações medicinais poderosas e elementos de rituais religiosos. Portanto, a murta em si é na verdade um pequeno arbusto perene, às vezes considerado uma árvore pequena, e pode crescer até cinco metros de altura. Cresce selvagem em torno da área do Mediterrâneo, mas também foi cultivada em muitas culturas.

Propriedades nutricionais:

O óleo de murta contêm uma combinação única de compostos orgânicos e nutrientes que tornam não só uma adição dietética interessante como uma erva. Portanto, a murta contém vários antioxidantes e compostos de flavonoides, incluindo miricetina, bem como quercetina, catequina, ácidos cítrico e málico, linalol, pineno, taninos e outros açúcares. Além de vitamina C, vitamina A, vitamina E, cálcio, potássio, ferro, magnésio e manganês.

Benefícios do óleo de Murta Para Saúde:

1. Previne de infecções:

Este óleo contem propriedades de uma substância adequada para aplicar em feridas. Não permite que os micróbios infectem as feridas e, desse modo, protegem contra sepse e tétano, no caso de um objeto de ferro ser a causa do dano.

2. Relaxa o corpo:

Este óleo essencial relaxa e seda toda a pele. As propriedade presente neste óleo também fornece alívio da tensão, estresse, aborrecimento, raiva, angústia e depressão, bem como de inflamação, irritação e várias alergias.

3. Age como afrodisíaco:

Este óleo funciona muito bem para aliviar problemas como impotência, frigidez, disfunções ereticas e perda de libido, evitando assim, outros problemas ao corpo.

4. saúde respiratória:

Esta propriedade deste óleo contesta a acumulação de fleuma e catarro nas vias respiratórias. Esta propriedade também restringe a formação de muco e proporciona alívio de tosse e problemas de respiração.

Veja Também: Chá Detox Para Tratar Doenças Respiratórias

5. Age como expectorante:

Esta propriedade presente no óleo de murto ajuda a reduzir a presença e posterior deposição de fleuma. Além disso, este óleo também limpa o congestionamento dos tratos nasais, brônquios e pulmões resultantes de resfriados e proporciona um bom alívio da tosse.

oleo de murta
oleo de murta

6. Tratamento de vaginose bacteriana:

Este óleo tem potentes propriedades anti-bacterianas. Pode até tratar uma infecção da vulva e vagina conhecida como vaginose bacteriana ou vaginite e entre outras.

7. Alivio de dores nas articulações:

As propriedades anti-inflamatórias ajuda a relaxar as articulações inchadas e doloridas, combatendo assim, outros problemas nas articulações.

8. Contra a insônia:

Graças ao seu efeito sedativo, este óleo pode ser usado para uma boa noite de descanso. Isso funciona fazendo seu sistema nervoso central relaxar. Como resultado, você poderá relaxar e dormir bem livre da insonia.

Veja Também: Suco Detox de Chá de Camomila e Mel Para Combater a Insônia

9. Antioxidante:

Este óleo mostrou propriedades antioxidantes que ajudam na luta contra os radicais livres responsáveis ​​pelo crescimento de tumores malignos e outros tumores cancerígenos. Este óleo tem potentes efeitos antioxidantes e antimicrobianos que ajudam a combater patógenos humanos transmitidos por alimentos e radicais livres.

10. Elimina o mau cheiro:

Este óleo ajuda a eliminar odores sujos. Pode ser usado em varas de incenso e queimadores, fumigantes e vaporizadores como purificadores de ambientes. Também pode ser usado como um desodorante corporal ou perfume. Não tem efeitos colaterais como prurido, irritação ou manchas na pele como certos desodorantes comerciais.

11. Aumento da imunidade:

Muitas pessoas ainda não sabem, mas este óleo possui propriedades que são essenciais para impulsionar o sistema imunológico para combater os radicais livres no corpo.

12. Previne do câncer:

Este óleo é talvez muito elogiado por seus altos níveis de antioxidantes, incluindo quercetina, taninos, miricetina e catequina. Estes antioxidantes têm sido amplamente estudados e foram encontrados com propriedades anti-carcinogênicas e anti-mutagênicas, que ajuda a combater e prevenir o câncer.

beneficios do oleo de murta
beneficios do oleo de murta

13. Auxilia na saúde renal:

Este óleo pode ajudar no tratamento de problemas do trato urinário ou renal. Além disso, este óleo pode ajudar a estimular a micção, eliminando o excesso de toxinas, sais, fluidos e até gordura, ajudando assim a regular as funções dos rins.

14. Bom para saúde da pele:

Este óleo foi encontrado para efetivamente esclarecer a acne e outras imperfeições na pele. Os compostos orgânicos e poderosos antioxidantes neste óleo podem ajudar as células a cicatrizar mais rapidamente e melhorar a aparência das áreas afetadas.

Veja Também: Os 6 Remédios Caseiros Para Clarear as Manchas Escuras na Pele

15. Saúde respiratória:

Este óleo é muito popular na aromaterapia e é comumente usado para aliviar as condições respiratórias, como bronquite e asma. Isso acalma o trato respiratório e permite a passagem clara de oxigênio, enquanto também acalma o corpo, então a respiração é mais lenta e a irritação é eliminada.

Outros benefícios do óleo de murta para Saúde:

  • Ajuda a combate anemia;
  • Previne a asma;
  • Evita o envelhecimento precoce;
  • Contem propriedades anti-inflamatória;
  • Ajuda a combater os radicais livres.

Efeitos colaterais:

Ainda não há nenhum conhecimento sobre efeitos colaterais indesejáveis e reações adversas relacionado ao consumo desse óleo. Portanto, se por acaso houver a ingestão excessivas deste óleo, pode haver reações adversas. Caso venha a sentir alguns efeitos, compareça com urgência ao pronto socorro ou hospital mais próximo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] do Pequi Para Tratar Asma: Pequi pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia. Além dos benefícios […]

  • […] Usar Lubrificantes Errados: Quando você usa lubrificantes à base de óleo ou vaselina aumenta o risco de ruptura do preservativo. A camisinha já é ligeiramente […]

Deixe um comentário