Benefícios dos Óleos Wanessa Mattos

Óleo de citronela – o que é, benefícios e como usar!

O óleo de citronela tem sido usado para repelir mosquitos e outros insetos traquinas, contém propriedades anti-sépticas, antibacterianas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antifúngicas, diuréticas e antiespasmódicas.

oleo de citronela

óleo de citronela

O que é óleo de citronela?

O óleo da citronela é extraído de duas variedades de citronela. Além disso, a primeira é a variedade Ceilão, cujo nome científico é Cymbopogon nardus e o segundo é a variedade Java, chamada Cymbopogon winterianus em terminologia botânica. Em ambos os casos, o óleo de citronela é extraído por destilação a vapor da planta fresca.

Enquanto a primeira variedade produz um óleo cujos componentes principais são citronelol, citronel, geraniol, limoneno e metil isoeugenol, o óleo obtido a partir da segunda variedade contém citronel, geraniol, acetato de geranilo e limoneno como principais constituintes, com geraniol e citronelais maiores em concentrações do que a antiga variedade.

Assim, o óleo obtido a partir da variedade Java é considerado de maior qualidade. Além disso, os principais produtores deste óleo essencial são a China e a Indonésia. Este óleo também é produzido por outros países asiáticos, sul e latino-americanos e africanos em quantidades menores.

Benefícios do óleo de citronela para saúde:

1. Tratar infecções do trato digestivo:

Use óleo de citronela para tratar infecções do aparelho digestivo. Além disso, massageie a mistura de 1% a 3% em todo o seu abdômen, começando pela parte superior e trabalhando para baixo, então aplique-a na parte inferior das costas.

Você pode tomar óleo de citronela de alta qualidade por via oral para tratar infecções digestivas e urinárias também. No entanto, certifique-se de que é apenas a mais alta qualidade, pura e tire apenas 1 a 2 gotas por dia.

2. Prevenir infecções bacterianas:

Coloque óleo de citronela em feridas e cortes para prevenir ou tratar infecções bacterianas. Além disso, suas propriedades antimicrobianas, anti-sépticas e antibacterianas são ótimas para isso. Isso também ajudará a aliviar a dor e a inflamação.

Misture primeiro o óleo de citronela com óleo transportador. Você só precisa de 1 a 3 gotas por colher de chá de óleo transportador para que ele seja efetivo. Qualquer óleo transportador pode ser usado. O óleo de coco é ótimo para isso, pois possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias também.

3. Reduzir o inchaço:

Aplique a mistura a 1% a 3% em qualquer inchaço para reduzir a inflamação e derrubar o inchaço. Além disso, também proporcionará alívio da dor na pele e nos tecidos musculares.

4. Aliviar a dor e a inflamação da artrite:

Massagem a 1% a 3% de óleo de citronela se misturam em articulações dolorosas para obter alívio da dor e inflamação da artrite. Além disso, o óleo de coco é um ótimo óleo transportador para isso, mas o jojoba, a amêndoa doce e o óleo de argan também podem ser usados. Se você precisa torná-lo um pouco mais forte, você pode fazer isso. Basta construir gradualmente e usar apenas a mistura mais forte por até 2 semanas por vez.

5. Aliviar a dores:

beneficios do oleo de citronela

benefícios do óleo de citronela

Passe suavemente o óleo de citronela em áreas onde você está sofrendo dor para alívio rápido. Além disso, é ótimo para a parte de trás do pescoço ou das costas, em geral e em outras áreas dolorosas.

A mistura de 1% a 3% deve funcionar. Se você tem dor de cabeça, massageie o óleo em suas têmporas e testa. Além disso, também é ótimo para pés doloridos e cansados ​​no final de um longo dia. Adicione algumas gotas de óleo de citronela a um banho quente para alívio da dor total.

5. Ação antibacteriana:

Os compostos em matam bactérias e inibem qualquer crescimento bacteriano adicional no organismo. Além disso, isso é particularmente útil no tratamento de infecções em feridas.

7. Tratar a depressão:

Luta contra a depressão e alivia a ansiedade, a tristeza e os sentimentos negativos. Isso induz um sentimento feliz e feliz.

8. Como desodorante:

O aroma rico em citrinos ou Limão deste óleo evita o odor do corpo e é usado em desodorantes e pulverizações corporais.

9. Tratar pele oleosa:

O óleo de citronela é um adstringente e pode ajudar com áreas de pele oleosa. Aplique duas ou três gotas em uma bola de algodão e limpe suavemente o excesso de óleo. Além disso, comece com pequenas quantidades como este óleo se for muito potente e pode causar irritação para aqueles com pele sensível.

10. Aliviar dores nas articulações:

O óleo de citronela, possui qualidades de ativação e aquecimento, física e mental. Além disso, quando é diluído adequadamente em um óleo de base e é aplicado à pele, ele produz uma leve sensação de calor – que alivia músculos e articulações dolorosas.

Usos do óleo de citronela:

Este óleo pode ser usado para uma variedade de atividades. Da aromaterapia a um colar natural, anti-casca, descubra alguns usos inovadores para este óleo perfumado com citrinos.

Aromaterapia:Os aromas cítricos foram ligados ao alívio do estresse e aos sentimentos reduzidos de ansiedade. Além disso, para uso em aromaterapia, adicione 1-2 gotas de óleo essencial de citronela, juntamente com água, em um difusor. O aroma da citronela foi descrito como lenhoso, com notas de citros.

Massagem: Para uma massagem revigorante, adicione 2-4 gotas de óleo de citronela a 2 colheres de sopa de óleo transportador, como coco, azeitona ou jojoba. Além disso, aplique o óleo combinado na pele até ser absorvido.

Repelente de insetos naturais: É freqüentemente incluído como ingrediente em pulverizadores e loções comerciais de insetos. Para fazer seu próprio repelente de insetos em casa, adicione 30 gotas, 4 ml. de água e 1 colher de Avelã em uma garrafa de spray.

Além disso, misture bem e pulverize sobre a pele exposta. Recomenda-se testar em um pequeno pedaço de pele antes de pulverizar por toda parte para evitar uma reação alérgica.

oleo de citronela beneficios

óleo de citronela benefícios

Limpador DomésticoOutra maneira útil de aproveitar as propriedades antifúngicas da citronela é através de um limpador doméstico caseiro. Além disso, para uma solução de limpeza simples, encha uma garrafa de spray com 1 oz. Sabão de castile líquido, 1 xícara de água, 2 gotas de óleo essencial de limão e 8 gotas de óleo essencial de citronela. Agite suavemente para misturar a solução.

Pulverize em superfícies duras, como bancadas de cozinha e banheiro e limpe com um pano úmido. Além disso, selar o recipiente com uma tampa entre os usos, e armazenar em um espaço escuro, escuro.

Efeitos colaterais:

O óleo de citronela não parece produzir efeitos colaterais, mas, como muitos óleos essenciais, não é recomendado para uso com mulheres grávidas ou crianças. Além disso, alguns óleos essenciais podem causar irritação ou reações alérgicas em pessoas com pele sensível, por isso é sábio fazer um teste de remendo antes de usar regularmente.

Sobre o autor | Website

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.