Benefícios dos Óleos Alan Costa

30 benefícios do óleo de coco para saúde!

O óleo de coco tem sido utilizado durante muito tempo devido aos seus benefícios imponentes para sua saúde, cabelo e pele. Além disso, ele é amplamente utilizado como óleo de cozinha no Caribe, Sudeste Asiático e América do Norte.

Este óleo é extraído de carne de coco. Composto 85% de ácidos gordos, principalmente triglicerídeos de cadeia média (MCTs). É a presença destes ácidos graxos que o torna tão benéfico. Ele também possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antifúngicas, antivirais e estimula a absorção de nutrientes.

beneficios do oleo de coco

benefícios do óleo de coco

Quais são os tipos de óleo de coco?

Óleo de coco não refinado ou virgem:

possui mais sabor de coco e maior valor nutricional do que a sua variedade refinada à medida que a carne de coco fresca é pressionada mecanicamente para extrair o óleo de coco. Não contém nenhum aditivo, produtos químicos, etc. O óleo virgem é usado principalmente em sabões, cosméticos e outros produtos de cuidados com a pele e o cabelo.

Óleo de coco refinado:

Este tipo de óleo é mais utilizado, embora não seja a forma mais pura deste óleo. O óleo de coco refinado é extraído da carne de coco seca, conhecida como copra. O processo de refinação envolve branqueamento e desodorização. É facilmente disponível, tem uma vida útil mais longa e é mais higiênico e mais barato do que virgem.

Qual o valor nutricional do óleo de coco:

Os benefícios do óleo de coco podem ser atribuídos ao seu rico valor nutricional que engloba gorduras, vitaminas, minerais e antioxidantes. A maioria das calorias provém de gordura. Cerca de 90% da gordura é gordura saturada. A gordura saturada não tem uma boa reputação quando se trata de benefícios para a saúde.

Mas, no que diz respeito ao óleo de coco, cerca de metade da gordura saturada é ácido láurico, que pode realmente melhorar seus níveis de colesterol, criando boa lipo-proteína de alta densidade. Além disso, ele é rico em calorias e gorduras, é aconselhável usá-lo com moderação para conseguir o máximo de benefícios.

Benefícios do óleo de coco para saúde:

1. Contra a acne:

O óleo de coco é um remédio efetivo para a acne. Você pode usar o extra virgem para tratamento. Além disso, a sua aplicação  pode matar bactérias causadoras de acne. Você também pode consumi-lo. O consumo não só trata acne e espinhas, como também evita a sua recorrência.

2. Prevenir rugas:

Ninguém gosta de ter uma pele enrugada. Muitas vezes, as pessoas usam vários cosméticos para prevenir ou ocultar rugas. O óleo de coco é uma forma natural de tratar as rugas. Além disso, os radicais livres são uma das principais causas de envelhecimento pré-maturo da pele, que é visível sob a forma de linhas finas e rugas.

A propriedade antioxidante ajuda na eliminação dos radicais livres, diminuindo assim o processo de envelhecimento e impedindo a ocorrência de rugas. ele também ajuda na eliminação da pele seca, o que pode ser uma causa de  rugas.

3. Proporcionar brilho a pele:

Massagear o óleo de coco pode lhe proporcionar uma pele saudável e radiante. Aumenta a circulação sanguínea, remove a pele morta e hidrata a pele. É um hidratante natural que adiciona um brilho natural ao seu rosto.

4. Contra círculos escuros

O óleo de coco é eficaz na iluminação dos círculos escuros sob o olho. Para eliminar os círculos escuros, pegue uma quantidade deste óleo e massageie nos círculos escuros em movimento circular. Além disso, isso deve ser feito regularmente. Você notará a diferença dentro de uma semana.

5. Contra lábios secos:

O óleo de coco é um bálsamo labial natural. Sua aplicação hidrata os lábios, tratando os lábios rachados e secos. Portanto, a aplicação de deve ser durante a noite também ilumina os lábios escuros.

6. Remover manchas:

A secura da pele é uma condição comum. Este óleo é muito eficaz no tratamento da pele seca devido às suas qualidades hidratantes. Restaura o equilíbrio da pele e proporciona uma pele macia e suave.

7. Contra olhos vermelhos:

Os olhos cansados e vermelhos com sacos afetam negativamente a beleza de seus olhos. A massagem do óleo de coco ao redor dos olhos ajuda no tratamento de bolsas de olho. Também reduz a vermelhidão e o cansaço dos olhos.

8. Condicionador natural:

O óleo de coco é um condicionador natural. Melhora a textura do cabelo e mantém-lo macio e brilhante. A massagem de óleo de coco quente antes de ir para a cama pode lhe proporcionar cabelos condicionados e saudáveis.

9. Reparação capilar:

Os raios do sol e a poluição ambiental podem prejudicar seu cabelo. Mas você pode reparar e prevenir danos extras com o uso de óleo de coco. Aplicação regular nutre o cabelo e repara o dano, pois contém proteínas e ácidos naturais que são benéficos para o seu cabelo.

10. Contra queda de cabelo

O óleo de coco é um tratamento antigo para a perda de cabelo. Estimula o crescimento do cabelo ao nutrir o couro cabeludo. Caso sofra de perda de cabelo, massageie seu couro cabeludo quente na hora de dormir. Você notará a diferença dentro de algumas semanas.

11. Prevenir pontas duplas

Muitas vezes acredita-se que as pontas duplas não têm solução, exceto cortando-as. Mas caso tenha pouco cabelo, você pode eliminá-la com o uso de óleo de coco. Também evita o aparecimento de novas pontas duplas.

12. Contra piolhos:

A presença de piolhos no cabelo pode ser realmente embaraçosa. Vários produtos estão disponíveis no mercado para eliminar os piolhos, mas os compostos químicos podem prejudicar seu cabelo. O óleo de coco é uma maneira natural de remover os piolhos porque contém algumas gorduras, que as sufocam e impedem que se mantenham colados nos fios. Você pode aplicar em cabelos úmidos e depois usar um pente fino para remover os piolhos.

13. Hidratante corporal:

O óleo de coco é um ótimo hidratante. Proporciona uma pele macia, flexível e suave. Ele pode ser usado no corpo após o banho ou você pode adicionar junto a água do banho. Também é usado como ingrediente em sabões disponíveis no mercado.

14. Contra hematomas:

Os hematomas são causados por lesões quando a pele não está danificada, mas os vasos sanguíneos estão danificados. A aplicação de óleo de coco nos hematomas pode curá-las mais rapidamente. Isso ajuda na reparação dos tecidos danificados.

15. Prevenir a eczema:

O eczema é uma condição inflamatória da pele caracterizada pelas erupções cutâneas secas e com coceira na pele. O óleo é um remédio eficaz para curar o eczema. Você pode aplicar ele em manchas de eczema, ou pode consumi-lo. Sua aplicação hidrata as manchas secas e reduz a coceira. As propriedades antifúngicas, antibacterianas e antimicrobianas ajudam no tratamento do eczema.

16. Contra estrias

Além disso, as estrias são linhas rosa ou brancas que podem ser causadas durante a gravidez, na puberdade ou devido ao aumento súbito de peso. Para o tratamento de estrias, você pode aplicar o óleo de coco virgem quente na hora de dormir. Em caso de estrias durante a gravidez, você pode aplicá-la na barriga ou pode adicionar em sua dieta.

oleo de coco beneficios

oleo de coco beneficios

17. Reduzir o colesterol ruim:

Os níveis normais de colesterol são vitais para o funcionamento normal do corpo. O consumo de óleo de coco diminui o colesterol ruim e eleva os níveis bons de colesterol. Conforme mencionado anteriormente, o ácido láurico ajuda no aumento do colesterol HDL bom.

18. Perda de peso:

Perder peso é uma tarefa difícil, mas o óleo de coco pode ajudá-lo. Este óleo contém ácidos graxos de cadeia média únicos, que não são armazenados como gordura no corpo, assim como outras gorduras. Além disso, este óleo ajuda na aceleração da taxa de metabolismo e queima de calorias. Ele combate o excesso de gordura da barriga e reduz a circunferência da cintura.

19. Contra a má digestão:

O óleo de coco foi considerado benéfico no tratamento de distúrbios digestivos. Portanto, ele possui propriedades antimicrobianas e antibacterianas que matam bactérias, fungos e parasitas nocivos e facilitam a digestão. Também evita a indigestão e reduz a azia.

20. Aumento da imunidade:

O óleo de coco aumenta o sistema imunológico. Contém ácido láurico, que possui propriedades antifúngicas, antimicrobianas e antivirais que ajudam na luta contra bactérias nocivas, evitando assim muitos problemas de saúde.

21. Regular o nível de açúcar no sangue:

Além disso, o óleo de coco ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina. O uso dele também pode prevenir a diabetes.

22. Cuidados dentários

As propriedades antifúngicas e antimicrobianas do óleo de coco evitam infecções orais. Luta contra a cárie dentária, placa e mau hálito e aumenta a absorção de minerais como o cálcio, ajudando assim no desenvolvimento de dentes fortes.

23. Contra infecção urinária:

O sistema urinário consiste em rim, útero, bexiga e uretra. A infecção do trato urinário é um problema comum, especialmente entre as mulheres. No entanto, este óleo mata bactérias, fungos e vírus nocivos que causam infecção. e também ajuda na dissolvimento dos cálculos renais.

24. Contra a osteoporose:

A osteoporose é uma doença óssea em que os ossos se tornam fracos. É mais comum entre as mulheres. Além disso, o óleo de coco aumenta a absorção de minerais como magnésio e cálcio, que são importantes para o desenvolvimento de ossos. Por isso, foi considerado benéfico no tratamento da osteoporose.

25. Prevenir o câncer:

O óleo de coco tem propriedade anticancerígena que ajuda no combate das bactérias que causam câncer. No entanto, ele contém ácido gordo que evita que as células cancerosas se espalhem e se multipliquem.

26. Contra a cândida:

A cândida é uma infecção causada por levedura e fungos. Geralmente as leveduras estão presentes em nosso corpo, mas seu crescimento excessivo pode causar cândida. Além disso, os sintomas são diferentes dependendo da área infectada. O consumo de óleo de coco pode ajudá-lo no tratamento da cândida, graças à sua propriedade anti-fungos.

27. Saúde do coração:

Estudos têm mostrado que as pessoas que consomem óleo de coco têm menos chances de ter doenças cardíacas. A propriedade antimicrobiana que combate a infecção bacteriana e viral das paredes das artérias, responsáveis por causar doenças cardíacas. Também previne a aterosclerose.

28. Contra a doença de alzheimer:

Além disso, a doença de Alzheimer é uma doença cerebral em que as células cerebrais começam a degenerar. Vários estudos mostraram que o uso dele pode aumentar a função cerebral no paciente com doença de Alzheimer, pois contém triglicerídeos de cadeia média.

29. Saúde do fígado:

O óleo de coco evita e trata o dano no fígado. Isso ajuda o fígado na remoção de toxinas. Sua propriedade antioxidante ajuda na remoção dos radicais livres, o que pode prejudicar o fígado. Além disso, os estudos demonstraram que ele também ajuda no tratamento da hepatite C.

Outros Benefícios do Óleo de Coco Para Saúde

Pesquisas realizadas nas Filipinas comprovaram que o ácido láurico no óleo de coco é eficaz contra o HIV / AIDS devido às suas propriedades antivirais. Até agora, o leite materno é a única fonte de ácido láurico, que diminui a incidência de infecção em lactentes alimentados com leite materno.

Assim, o consumo melhora a imunidade e reduz a incidência de doenças. O ácido láurico também é uma boa alternativa para medicamentos modernos para o tratamento de infecções bacterianas e fúngicas.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

31 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.