Benefícios dos Óleos Ana Karolynne Goncalve

Os 30 Benefícios do Óleo de Calêndula Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 30 Benefícios do Óleo de Calêndula Para Saúde que todos precisam conhecer. Além disso, o Óleo de Calêndula possui ricos nutrientes e propriedades medicinais que favorecem toda a nossa saúde. A calêndula é um gênero de cerca de 15 a 20 espécies de plantas da família Asteraceae. Esta flor é nativa do sudoeste da Ásia, bem como da Europa Ocidental e do Mediterrâneo.

oleo de calendula

O nome comum da margarida na língua inglesa “marigold” faz referencia à Virgem Maria, com quem tem sido associada desde o século XIV, quando foi incluída como ingrediente em uma receita inglesa para combater a peste.

Além de também ser usada para homenagear Maria durante os eventos católicos, os antigos egípcios consideravam que a margarida tinha propriedades rejuvenescedoras. Os hindus usavam as flores dela para decorar estátuas de deuses em seus templos, bem como para colorir seus alimentos, tecidos e cosméticos. Veja agora as Propriedades do Óleo de Calêndula:

Propriedades do Óleo de Calêndula

Em um estudo, o Óleo de Calêndula foi obtido em um percentual baixo(0,3 por cento) pela destilação a vapor com coobação de flores e plantas inteiras. Os pesquisadores identificaram 66 componentes, principalmente álcoois sesquiterpênicos com α-cadinol como principal constituinte, cerca de 25%.

O óleo essencial da planta inteira foi diferenciado do das flores através da presença de hidrocarbonetos monoterpenos, além dos álcoois.

O principal elemento no óleo essencial de calêndula são flavonoides, saponoseno, álcool triterpênico e um princípio amargo. Os componentes úteis da calêndula em si incluem um óleo volátil, carotenoides, flavonoides, mucilagem, resina, polissacarídeos, ácidos vegetais aromáticos, saponinas, glicosídeos e esterois. Os 30 Benefícios do Óleo de Calêndula Para Saúde:

Benefício do Óleo de Calêndula Para Aumentar a Produção de Colágeno

O Óleo de Calêndula ajuda a aumentar os níveis de colágeno, a reduzir as cicatrizes, as linhas finas ou rugas de expressão, também repara cicatrizes de acnes. Pode ser usado em todos os tipos de pele.

Benefícios do Óleo de Calêndula Para Combater a Febre

Estudos Comprovaram que o Óleo de Calêndula é totalmente eficaz para aliviar a febre. A febre alta não é uma doença em si, mas um sintoma de um problema de saúde subjacente. Mas a febre pode drenar você de energia e pode ser assustador também. O Óleo de Calêndula pode trazer para baixo a temperatura do corpo com segurança, dando-lhe alívio de febre.

Benefício do Óleo de Calêndula Para Saúde Digestiva

O Óleo de Calêndula pode ajudar a manter os órgãos digestivos saudável. Isso funciona bem no fundo do corpo para tratar infecções da bexiga, dor de estômago e úlceras. Ela impede a ocorrência de doenças metabólicas, limpa o trato digestivo e ajuda a se livrar de quaisquer distúrbios relacionados com a digestão.

Benefícios do Óleo de Calêndula Contra a Dermatite

O Óleo de Calêndula pode prevenir a ocorrência de dermatite, que é causada devido à exposição a radiação terapêutica. As pomadas à base de Calêndula são também eficazes no tratamento de erupções fralda em lactentes.

Benefício do Óleo de Calêndula Contra Caspas

Óleo de Calêndula é muitas vezes usado para hidratar o couro cabeludo e se livrar de caspa. Com a aplicação regular, você pode dizer adeus ao cabelo caspa infestada.

Benefícios do Óleo de Calêndula Para Manter a Pele Saudável

Óleo de Calêndula é um remédio eficaz para a pele seca. Ele dá à pele um brilho mais jovem. Ele também hidrata a pele seca, ajuda na remoção de cicatrizes antigas, trata erupções cutâneas e ajuda na cura de ferimentos e lesões pós-operatórias.

Benefício do Óleo de Calêndula Para Ajudar na Secreção Biliar

O Óleo de Calêndula também limpa o fígado e ajuda na secreção biliar adequada. Como um resultado disso, o corpo realiza os vários processos adequadamente e ajuda a levar uma vida saudável perfeitamente.

Benefícios do Óleo de Calêndula Contra Dores de Garganta

Outro uso maravilhoso do Óleo de Calêndula é para aliviar uma dor de garganta. Ele pode até mesmo ser usado para curar amigdalite. As propriedades anti-inflamatórias de trabalho Calêndula nas membranas mucosas inflamadas para proporcionar alívio imediato.

Benefício do Óleo de Calêndula Para Reduzir o Colesterol

O Óleo de Calêndula mantém seu coração saudável e ajuda na prevenção de doenças cardíacas, como doenças cardíacas, ataques cardíacos, bloqueios cardíacos, deposição de colesterol e muitos mais.

Benefícios do Óleo de Calêndula contra o Câncer de Prostata

O Óleo de Calêndula está cheio de grande licopeno que é muito importante para a saúde da próstata e para a prevenção do câncer. Estudos mostram que o chá de Calêndula diminui a propagação de células cancerosas e limita seu crescimento. Funciona muito bem para câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon e até certos tipos de câncer de pele e leucemia.

Benefício do Óleo de Calêndula por Possuir Propriedades Antissépticas

Devido à sua característica antisséptica, é considerado como uma das melhores opções para os kits de primeiros socorros. Podemos usar este óleo essencial para evitar a infecção causada por pequenos cortes, feridas, arranhões, picadas de inseto, mas não deve ser usado em cortes e queimaduras profundas. Se você tiver qualquer tipo de reações alérgicas deve interromper seu uso.

Benefícios do Óleo de Calêndula Contra Reações alérgicas

Esse óleo pode ser aplicado diretamente na pele, mas deve ser textado primeiramente em uma pequena área. Como qualquer óleo os cuidados devem ser observados para evitar reações alérgicas.

Benefício do Óleo de Calêndula Contra a Pele Seca

O Óleo de Calêndula é um ótimo hidratante para a pele seca e para a pele severamente quebrada ou rachada. Isso ajuda a suavizar a área e a reduzir a dor.

Outros Benefícios do Óleo de Calêndula Para Saúde

  • O Óleo de Calêndula ajuda no tratamento de dermatites;
  • O Óleo de Calêndula ajuda no tratamento de queimaduras;
  • O Óleo de Calêndula ajuda no tratamento de assaduras;
  • O Óleo de Calêndula ajuda na melhora de ferimentos;
  • O Óleo de Calêndula ajuda na melhora de rachadura nos seios;
  • O Óleo de Calêndula ajuda no tratamento de pelerachada;
  • O Óleo de Calêndula ajuda na melhora da descamação da pele;
  • O Óleo de Calêndula ajuda na melhora de picadas de inseto;
  • O Óleo de Calêndula ajuda no tratamento de hematomas;
  • O Óleo de Calêndula ajuda no tratamento de contusões;
  • O Óleo de Calêndula estimula a síntese de colágeno, prevenindo rugas;
  • O Óleo de Calêndula previne o estresse oxidativo causado pela radiação solar;
  • O Óleo de Calêndula tem poder anti-inflamatório;
  • O Óleo de Calêndula tem poder antioxidante;
  • O Óleo de Calêndula tem poder cicatrizante.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.