Benefícios dos Óleos

Manteiga de karité – para que serve, benefícios e como usar!

manteiga de karite

A manteiga de karité é um óleo gordo que existe na forma sólida à temperatura ambiente, é frequentemente usada em hidratantes, cremes, loções e outras emulsões para a pele e o cabelo.

manteiga de karite
manteiga de karite

A árvore do Karité dá os frutos, e as nozes dentro dos frutos são de suma importância. Essas nozes são esmagadas, fervidas e manipuladas para extrair uma gordura de cor clara, comumente chamada de manteiga de karité.

Por que a manteiga de karité é boa?

É rico em gorduras que o tornam um excelente agente emoliente e hidratante da pele. Experimentos também mostraram que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Isso pode ajudar a reduzir as doenças inflamatórias e danos à pele e ao cabelo causados ​​pelos radicais livres.

Benefícios da manteiga de karité:

1. Excelente hidratante para a pele:

A manteiga de karité funciona como um agente condicionador da pele. Portanto, se você tem a pele opaca e seca, pode incorporar manteiga de karité em sua rotina de cuidados com a pele.

De suas muitas qualidades, a manteiga de karité possui a capacidade de formar uma camada protetora na pele e reter água. Isso garante que sua pele permaneça hidratada.

2. Para peles sensíveis:

Pode ser uma boa ideia para quem tem pele sensível despedir-se das loções elegantes, pois podem irritar ainda mais a pele.

Em vez disso, escolha manteiga de karité. Se você encontrar manteiga de karité natural, é a melhor para irritações cutâneas. Mais do que outras opções, o percurso natural é uma escolha confiável.

3. Acalma a pele:

Como a manteiga de karité contém ingredientes como vitaminas A e E, é útil para tratar peles sensíveis e irritadas.

Sempre que você tiver queimaduras de sol, manchas secas, queimaduras de vento, escoriações ou mesmo quando um bebê tiver assaduras, cubra a área com manteiga de karité e deixe fazer sua mágica funcionar. Em alguns dias, sua pele se sentirá renovada.

4. Alivia a inflamação:

Se você está procurando um alívio rápido para problemas relacionados à pele , como psoríase, rosácea e eczema, faça da manteiga de karité seu produto preferido.

A capacidade da manteiga de karité de penetrar na pele rapidamente, juntamente com a presença de um agente anti-inflamatório como o ácido cinâmico e os ácidos graxos, acalma a inflamação e lhe dá alívio.

Também é conhecido por retardar a produção de células inflamatórias que contribuem para doenças e irritação da pele e trata eczema.

5. Pele jovem:

As vitaminas A e E não apenas acalmam a pele , mas também proporcionam uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.

A capacidade da manteiga de karité de promover a regeneração celular ajuda a diminuir as rugas e linhas finas. Suas propriedades de aumento de colágeno proporcionarão uma pele com aspecto roliço.

Como usar manteiga de karité:

  • Como um hidratante para todo o corpo para hidratação intensiva;
  • Creme natural para cutículas para suavizar e acalmar a pele seca ao redor das unhas;
  • Acalme os lábios rachados e rachados;
  • Hidrate as pontas duplas e seque o cabelo danificado;
  • Visar áreas extremamente secas, como cotovelos e calcanhares.
manteiga de karite beneficios
manteiga de karite beneficios

Efeitos colaterais da manteiga de karité:

Embora a manteiga de karité seja geralmente segura de usar, aqueles que têm alergia a nozes devem ter cuidado.

Existe a possibilidade de ocorrer reações adversas. Normalmente, as alergias tópicas à manteiga de karité são raras.

Aplique uma pequena quantidade em um pequeno pedaço de pele e verifique se há uma reação. Se sua pele reagir, é melhor interromper o uso do produto.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.