Benefícios dos Óleos

8 benefícios do óleo de cártamo para saúde!

beneficios do oleo de cartamobeneficios do oleo de cartamo

Os benefícios do óleo de cártamo são variados, pois, possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, é extraído das sementes de cártamo. As sementes são brancas e contêm uma grande quantidade de proteínas e boa gordura.

beneficios do oleo de cartamo
benefícios do óleo de cártamo

O óleo de cártamo é incolor e sem sabor. Seu valor nutricional é comparável ao óleo de girassol. É preparado a partir de sementes não tratadas e tratadas. As sementes não tratadas são amargas no sabor e este óleo não é comestível. As sementes tratadas são comestíveis e contém ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poli-insaturados.

O que é o óleo de cártamo?

Um dos vários óleos comestíveis que muitos acreditam ser benéfico para saúde, o óleo de cártamo possui alguns riscos. Este artigo lhe deixará informado sobre seus benefícios e seus efeitos negativos.

Caso não esteja familiarizado, deixe-me começar falando que ele é derivado das sementes da planta de cártamo. A planta de cártamo é conhecida cientificamente como Carthamus tinctorius L e é uma colheita anual pertencente à família Asteraceae.

A planta de cártamo é nativa em grande parte da Ásia, África e Oriente Médio. Está entre as culturas mais antigas do mundo com uma história que remonta a cerca de 4.000 anos para o antigo Egito

A Índia produz a maior quantidade de cártamo comercial no mundo, com a Califórnia e o México seguindo de perto. Além da Califórnia, o cártamo é cultivado em outros estados ocidentais dos EUA, incluindo Arizona, Dakota, Idaho, Colorado e Nebraska.

Valor nutricional:

Na verdade, existem dois tipos de cártamo. O primeiro tipo é aquele que produz óleo, que é rico em ácido oleico, considerado ácido graxo monoinsaturado. O outro tem níveis mais elevados de ácido graxo poli-insaturado, também conhecido como ácido linoleico.

A variedade oleica do óleo tem cerca de 78% de gorduras monoinsaturadas, 15% poli-insaturadas e 7% de gorduras saturadas. A variedade linoleica do óleo de cártamo contém cerca de 75% mais gorduras poli-insaturadas do que outros óleos, como o azeite, o óleo de amendoim ou o óleo de soja.

O óleo de cártamo contém altas concentrações de ácidos graxos ômega 6, mas não tem gorduras ômega 3. Por isso, é recomendado manter um equilíbrio entre gorduras ômega 3 e ômega 6. Embora ambos sejam importantes para a saúde, o ômega 6 tende a ser consumido em excesso desde a antiguidade.

Benefícios do óleo de cártamo para saúde:

1. Saúde do coração:

O óleo de cártamo é extremamente rico em ácidos graxos ômega 6. Apesar de nossas dietas conter uma grande quantidade desses ácidos, o ômega 6 é fundamental para a saúde do corpo. O ácido linoleico mantém os níveis de colesterol do corpo saudável.

Manter o colesterol controlado é essencial para o coração e saúde. Manter os níveis de colesterol sob controle significa redução do risco de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e aterosclerose, ou o endurecimento de suas artérias.

2. Para diabetes:

Os ácidos graxos ômega 6 mencionados anteriormente também pode manter o nível de açúcar no sangue adequado e auxiliar as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 manterem a glicose no sangue. Alternar para um óleo mais saudável, como o de cártamo, também pode evitar que esta doença se desenvolva.

3. Controle do peso:

O óleo de cártamo é uma escolha saudável para pessoas com excesso de peso e procuram entrar em forma. Contém uma quantidade de ácido graxo ômega 6, que pode auxiliar o corpo na utilização dos depósitos de gordura, em vez de armazená-lo no corpo.

Claro, não estamos sugerindo que sozinho irá ajudá-lo na perda de quilo, mas, quando comparado a muitos outros óleos, é uma escolha melhor. Funciona perfeitamente como um óleo de cozinha para substituir um óleo menos saudável.

4. Saúde do cabelo:

O ácido oleico encontrado no óleo é extremamente benéfico tanto para o cabelo quanto para o couro cabeludo. Este nutriente pode melhorar a circulação para o couro cabeludo, estimular o crescimento do cabelo e fortalecer os folículos capilares, resultando em cabelos mais saudáveis ​​e mais fortes.

Sua capacidade de manter o cabelo saudável e promover uma aparência brilhante significa que é um ingrediente popular em produtos de cabelo comercializado em farmácias e supermercados.

5. Perfeito saúde pele:

O teor de ácido linoleico do óleo de cártamo é perfeito para a melhora da saúde e a aparência da pele. Os ácidos graxos podem desobstruir os poros da pele, resultando em menos espinhas e cravos que. Portanto, podem ajudam na proteção da pele contra a acne.

O ácido linoléico também pode estimular a regeneração de novas células da pele, ajudando no clareamento das cicatrizes e outras manchas desagradáveis presente na pele. Tal como acontece com qualquer tratamento para cicatrizes e defeitos, você não pode esperar resultados à curto prazo e precisará de um pouco de paciência antes de começar a observar os resultados.

6. Saúde imunológica:

É possível que o óleo de cártamo possa contribuir para a saúde do sistema imunológico, pois os ácidos graxos saudáveis presente neste óleo podem regular as prostaglandinas do organismo.

Essas substâncias semelhantes aos hormônios ajudam nosso corpo a funcionar de forma mais eficaz e pode auxiliar no funcionamento do sistema imunológico. Além disso, significa que nossos corpos serão mais capazes de se proteger contra doenças, incluindo resfriados e gripe.

7. Alívio dos sintomas pré-menstruais:

O ácido linoleico presente no óleo de cártamo é responsável por uma série de funções corporais. Além disso, incluindo a regulação das flutuações hormonais muito comuns durante a menstruação. É possível que possa aliviar.

Esses sintomas que afetam muitas mulheres durante o período menstrual, incluindo mudanças de humor e irritabilidade. Além disso, o óleo pode agir de forma semelhante aos suplementos hormonais, menos os efeitos colaterais.

oleo de cartamo
óleo de cártamo

8. Aliviar a artrite:

Massagear o óleo na pele pode aliviar a dor muscular ou dor nas articulações, como a artrite. Também pode aliviar a dor sofrida durante as lesões. Além disso, o óleo provavelmente é seguro para uso externo na pele e nos cabelos, mas há algumas precauções que devem ser tomada antes de consumir o óleo internamente.

O óleo de cártamo não deve ser consumido em dias antes de cirurgia nem tempo depois, a menos que tenha aprovação médica. Além disso, como o óleo pode impedir o processo de coagulação do sangue, pode aumentar o risco de sangramento após a cirurgia.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

1 comentário

  • […] Óleo de cártamo; […]

Deixe um comentário