Benefícios dos Óleos

25 benefícios do óleo de cártamo para saúde!

beneficios do oleo de cartamo

Os benefícios do óleo de cártamo para saúde são incríveis, pois, é uma boa fonte de fitoesteroides, essa substância é importante porque contribui para saúde geral do corpo. Um dos principais benefícios do óleo de cártamo prevenir câncer de mama.

Além disso, é extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius). Este óleo tem sido utilizado com frequência na alimentação por ser muito nutritivo.

beneficios do oleo de cartamo
benefícios do óleo de cártamo

Ele é rico em ômega 6, ácido graxo essencial que o organismo necessita, mas não produz, e ômega 9, importante para a função cerebral, crescimento e desenvolvimento.

Propriedades nutricionais:

O óleo de cártamo possui boas quantidades de nutrientes, tais como: Calorias – 80 kcal; Gorduras totais 9 g; saturadas – 0.55 g; poli-insaturadas – 6.7 g; monoinsaturadas – 1.29 g; Vitamina KVitamina E que se destaca pela forte ação antioxidante. Em termos de vitaminas, é muito rica em vitamina C, Vitaminas B1 e B2.

Benefícios do óleo de cártamo para saúde:

1. Controlar o colesterol:

Um estudo publicado constatou que o óleo de cártamo suplementado por oito semanas pode reduzir o colesterol ruim, LDL, de 12 a 20% e níveis de apolipoproteina B-100 de 21 a 24%.

Esta lipoproteína é a principal carregadora de colesterol do sangue para células. Além disso, este benefícios ocorrem devido à composição que inclui os fitoesteroides e o ômega 9.

2. Controlar os triglicérides:

Ele ajuda a reduzir os níveis de triglicérides por ser rico em ômega 9. Além disso, um estudo publicado com trinta e cinco mulheres observou que o consumo do alimento de fato reduz os níveis de triglicérides.

3. Rico em antioxidante:

A vitamina E presente no óleo de cártamo faz com que ele tenha forte ação antioxidante. Além disso, o alimento contribui proteger as células contra a ação dos radicais livres, retardar o envelhecimento e diminuir o risco de doenças.

4. Proporcionar a saciedade:

Este benefício ocorre porque o óleo de cártamo retarda o esvaziamento gástrico, aumentando o tempo de saciedade.

5. Controlar o diabetes:

Uma pesquisa realizada em 2009 e publicada com mulheres que tem diabetes mostrou que o óleo reduz os níveis de açúcar no sangue em jejum.

6. Acelerar a perda de peso:

Uma pesquisa publicada com trinta e cinco mulheres concluiu que o óleo contribui para a queima da gordura abdominal. Além disso, alguns especialistas defendem que esta perda de gordura ocorre devido ao ômega 6 presente no óleo de cártamo.

Este ácido graxo atuaria como catalisador da queima de gordura marrom, que tem função de gerar calor para os órgãos vitais. Além disso, quando o ômega 6 acelera a queima desse tipo de gordura, o corpo busca energia na gordura branca localizada na barriga, cintura e quadril.

No entanto, existem estudos que contestam essa informação e afirmam que são necessários mais estudos sobre o assunto.

7. Prevenir câncer de mama:

Alguns estudos sugerem que o óleo inibe a atividade do tumor do câncer de mama. Porém, há outras pesquisas que sugerem que uma dieta rica em ômega 6, substância que está presente em grandes quantidades no óleo, pode promover o desenvolvimento de câncer de mama.

oleo de cartamo
óleo de cartamo

Outros benefícios do óleo de cártamo para saúde:

  • Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e é utilizado no tratamento da diabetes tipo 2;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Além disso, diminui a celulite e retenção de líquido;
  • Previne alguns tipos de câncer.
  • Além disso, auxilia na proteção contra a formação de placas de gorduras nas artérias e veias;
  • Protege contra o câncer de próstata;
  • Além disso, previne a osteoporose;
  • Mantém a saúde da pele.

Você acha que acabou? está muito enganado! Agora e que estar por vim os principais benefícios do óleo de cártamo! Veja o vídeo a baixo:

Como Consumir o óleo de cártamo:

Pode ser consumido frio em saladas ou ser aquecido e assim fazer parte do preparo de alimentos refogados. Além disso, também é possível consumir este alimento na versão de cápsulas.

Contraindicações:

O suplemento do óleo de cártamo só podem ser consumidos com a orientação de um médico ou de nutricionista. Além disso, quanto ao óleo in natura, é melhor que gestantes e lactantes evitem o consumo, pois ainda não existem estudos que mostrem a implicação deste alimento no bebê.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] que estão fazendo dieta. A razão por trás disso é que contém menos calorias do que outros óleos, seu conteúdo de gordura é facilmente convertido em energia, e não leva a acumulação de […]

  • […] de Cannabis é obter alívio do estresse e da ansiedade. Os compostos naturais presentes neste óleo também é muito eficaz no combate ao mau […]

Deixe um comentário