Óleo de Copaíba – O que é, Benefícios e Como Usar

Tudo Sobre os Principais Beneficioso do Óleo de Copaíba Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Óleo de Copaíba o que é, benefícios e como usar, são coisas que todos devem saber. Além disso, mais conhecido por seu aroma doce e muitas vezes usado como laca ou verniz, a variedade de usos de óleo de copaíba para o cura tornou uma ótima solução natural para alívio da dor, infecção e até mesmo a saúde da pele. Você pode se surpreender ao saber de que alcance seus benefícios para a saúde podem levá-lo!

Óleo de Copaíba o que é, benefícios e como usar

Você já usou o óleo de copaíba antes? Já ouviu os muitos benefícios que nos oferece? A maioria de nós conhece apenas os poucos óleos como o de coco ou azeitona, e muitas vezes não percebemos que existem outros óleos saudáveis ​​que podem ser de grande benefício para nós!

Quer saber mais sobre os benefícios surpreendentes para a saúde que este óleo maravilhoso tem? Então você tem que ler esta publicação!

O Que é Óleo de Copaíba?

O óleo de Copaíba é um óleo destilado de uma oleorresina chamada copaíba. Esta resina é produzida como uma seiva de uma árvore na América do Sul do gênero Copaifera. Embora a própria resina possa alterar a sua cor dependendo da proporção de resina para óleo essencial, uma vez que o óleo de copaíba é destilado, deve ser de cor amarelo pálido com um sabor ligeiramente amargo e um aroma que é uma reminiscência do bálsamo da árvore.

A Copaíba é considerada uma das substâncias mais anti-inflamatórias na Terra, mas grande parte do mundo usa apenas copaiba como laca ou verniz. Na medicina tradicional, este óleo essencial tem sido amplamente usado por indígenas e está se espalhando pelo mundo.

Os componentes ativos no óleo de copaíba são bastante poderosos, consistindo principalmente em terpenos, que são hidrocarbonetos que têm efeitos significativos no funcionamento do nosso corpo. Felizmente para nós, a maioria dos efeitos secundários dos terpenos encontrados no óleo de copaíba são muito benéficas para a nossa saúde.

Dito isto, se você consumir muito deste óleo potente, isso pode causar problemas de estômago em par com intoxicação alimentar. Felizmente, as alergias a este óleo essencial são raras e podem ser usadas tanto para aplicações tópicas quanto em um estado difuso na aromaterapia.

Propriedades e Composição do Óleo de Copaíba:

Apesar do fato de que não é tão conhecido no oeste, o óleo de copaíba tem sido bastante bom estudos e é conhecido por conter muitas propriedades terapêuticas e uma composição química complexa. Contém inúmeros componentes químicos, mas o principal entre eles é:

  • Beta-cariofilina.
  • Ácido Daniélico.
  • Alpha-copaene.
  • Beta-bisaboleno.
  • Alfa-bergamoteno.

O óleo de copaíba é considerado uma das melhores substâncias anti-inflamatórias naturais do mundo, além de suas habilidades anti-inflamatórias, possui também propriedades antibacterianas, analgésicas, antifúngicas, expectorantes e antidepressivas.

E isso não é tudo, esse maravilhoso óleo também tem potencial para ajudar a digestão, curar feridas, estimular o foco e apoiar o sistema imunológico. Agora Veja Os Benefícios do Óleo de Copaíba Para Saúde.

Benefícios do Óleo de Copaíba Para Prevenir o Câncer:

Óleo de Copaíba o que é, benefícios e como usar

De acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o óleo de copaíba apresenta compostos que podem ser eficazes no combate a nove diferentes tipos de tumores, entre eles os de pulmão, pele, mama, próstata e rins.

Além da atividade anticancerígena, cientistas já encontraram também evidência dos benefícios do óleo de copaíba no tratamento do vírus HIV e da leishmaniose.

Benefícios do Óleo de Copaíba Para Tratar Problemas de Pele:

A principal indicação do óleo de copaíba é para o tratamento da pele. Graças ao seu potencial anti-inflamatório e bactericida, o óleo não apenas nutre o tecido como também ajuda a curar condições como pé de atleta, picadas de insetos, erupções, dermatites, feridas, eczema, entre outros.

Massageado com um algodão diretamente sobre o rosto, o óleo de copaíba ajuda a hidratar profundamente a pele, suavizando as rugas e marcas de expressão. O óleo de copaíba serve também para melhorar o aspecto irregular da pele com estrias ou celulite, pois estimula a síntese de colágeno.

Óleo de Copaíba Tem Ação Analgésica:

Quando aplicado diretamente sobre a pele, o óleo de copaíba diminui as dores articulares e também relaxa a musculatura. Assim, pode ser utilizado tanto no tratamento de condições como gota, fibromialgia e artrite, quanto lesões esportivas.

Uma massagem com algumas gotas do óleo de copaíba diretamente sobre tendões e ligamentos inflamados pode ser de grande auxílio no tratamento da tendinite e outras inflamações causadas por esforço repetitivo.

Levemente aquecido, o líquido pode ser aplicado sobre a coluna lombar para tratar a lombalgia associada à inflamação crônica.

Benefícios do Óleo de Copaíba Para Tratar Doenças Respiratórias:

A utilização do óleo de copaíba como expectorante relaxa os músculos expiratórios – envolvidos na respiração – e desobstrui os alvéolos pulmonares, clareando os canais respiratórios. Desse modo, auxilia no tratamento da asma, bronquite, pneumonia, sinusite, rinite e pigarros.

Benefícios do Óleo de Copaíba Para Acalmar a Mente:

Por ação do betacariofileno, há benefícios do óleo de copaíba através de propriedades calmantes ao sistema nervoso. Bastante utilizado na aromaterapia (ramo da fitoterapia que utiliza o aroma das plantas para tratamento de uma série de condições), o óleo reduz a ansiedade e ajuda a evitar oscilações de humor.

Óleo de Copaíba é um Excelente Diurético:

O óleo da copaíba aumenta a frequência urinária, servindo para reduzir o inchaço e eliminar toxinas. Essa propriedade do óleo de copaíba estimula a redução da pressão arterial, motivo pelo qual pessoas com pressão naturalmente baixa devem evitar o uso do composto. A ingestão do óleo também auxilia no tratamento das infecções do aparelho urinário, como a cistite e a uretrite.

Óleo de Copaíba é um Ótimo Expectorante:

A Copaíba foi tradicionalmente usada como expectorante, e desde então tem sido usada para tratar bronquite. Beber uma dosagem medida de óleo de copaíba pode ajudar a congestionar desobstruído, tratar tosse e até foi usado no tratamento de distúrbios respiratórios como asma e bronquite; Isso ajuda a suprimir a tosse e a expulsar fleuma. Pode causar indigestão e problemas de estômago em algumas pessoas, e, portanto, o mais aconselhável é levá-lo sob instruções de um médico.

Benefícios do Óleo de Copaíba Para Reduzir Celulite:

Os usos externos do óleo de copaiba não se limitam ao tratamento de erupções cutâneas e a atuação como analgésico. Estudos têm demonstrado que a aplicação regular de óleo de copaíba pode ajudá-lo a reduzir a celulite. O óleo pode ser massageado nas coxas, quadris e nádegas para reduzir a celulite.

Benefícios do Óleo de Copaíba Para Eliminar Cicatrizes:

Não só protege a pele e fisicamente altera-a, o óleo de copaíba também cura a pele e infunde o corpo com potentes nutrientes e compostos orgânicos que podem eliminar a aparência de bolhas, marcas e espinhas. Na verdade, o óleo de copaíba é frequentemente aplicado topicamente às cicatrizes, a fim de acelerar sua cura e reduzir sua visibilidade.

Outros Benefícios do Óleo de Copaíba Para Saúde:

  • Alívio e relaxamento de dores musculares
  • Ativação da circulação sanguínea
  • Anti-inflamatório para as mais variadas inflamações do corpo, aliviando inchaços por exemplo
  • Antibiótico natural poderoso
  • Tratamento rejuvenescedor da pele e cabelo
  • Laxante natural e também eficiente diurético
  • Combate a irritação da pele
  • Tratamento de artrite
  • Estimular a função dos rins;
  • Reduzir a pressão arterial;
  • Acelerar a cicatrização de ferimentos;
  • Diminuir dores causadas por doenças reumáticas;
  • Tratar infecções do trato urinário.

Como Usar Óleo de Copaíba:

Óleo de Copaíba o que é, benefícios e como usar

Então, agora que você sabe o quão eficaz é o óleo de Copaíba, estou certo de que você está interessado em saber como você pode usá-lo. Como outros óleos essenciais, sua escolha depende da condição que você está tratando. Os seguintes métodos de uso estão entre os mais populares:

Inalação: difunda seu óleo de copaíba ou inspire-o diretamente para ajudar seu bem-estar emocional e reduzir os sentimentos de ansiedade e estresse.

Massagem: diluir o seu óleo de copaíba com um óleo de base e massageá-lo nas áreas do seu corpo que precisam de atenção. Esta é uma ótima maneira de lidar com dor muscular, reumatismo, lúpus e gota.

Aplicação Tópica Para a Pele: adicione algumas gotas de óleo de copaíba a uma bola de algodão e aplique-a à pele para lidar com acne, psoríase, eczema ou apenas para ajudar sua pele a alcançar uma aparência mais saudável e bonita.

Ingestão: Ingerir óleos essenciais é um tema controverso e muitos especialistas consideram isso como uma prática perigosa. Dito isto, há outra escola de pensamento que certos óleos essenciais podem ser ingeridos em doses baixas. A Copaíba está entre os óleos que muitas pessoas consideram inocentes . Recomenda-se que adicione algumas gotas a uma cápsula vazia em vez de engolir diretamente.

Efeitos Colaterais do Óleo de Copaíba:

  • Não ingerir o óleo de Copaíba, a menos que esteja sob a supervisão de um especialista em medicina.
  • Diluir o seu óleo de copaíba com um óleo transportador ou água antes de aplicá-lo à sua pele.
  • Não há indicações de que o óleo de copaíba não é seguro durante a gravidez ou durante a amamentação, mas você deve consultar o seu médico antes de prosseguir com o uso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *