Os 25 Benefícios do Óleo de Argan Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 25 Benefícios do Óleo de Argan Para Saúde
4.8 (95%) 4 votes

Os Benefícios do Óleo de Argan Para Saúde que todos devemos conhecer. Além disso, o óleo de argan é usado para fins culinários, bem como cosméticos, e muitas vezes é adicionado em cuscuz, saladas e outros molhos. A polpa Argan também pode ser transformada em uma pasta a ser espalhada em sobremesas e pão, semelhante à manteiga de amendoim.

Benefícios do Óleo de ArganO óleo de argan pode ser aplicado diretamente à pele por certas condições, ou misturado com outros cremes, pomadas ou óleos transportadores. Muitas pessoas também usam o óleo diretamente no cabelo.

Dado o seu uso em alimentos, o óleo de argan é um dos óleos naturais mais versáteis, pois pode ser usado com segurança internamente e de forma tópica. A quantidade limitada deste recurso em Marrocos tornou o preço um pouco caro, mas o governo está planejando aumentar a produção para atender a crescente demanda.

Há uma certa espécie de árvore em Marrocos, chamada argan tree, que produz óleo de argan a partir de seus grãos. Com o nome científico de Argania spinosa , você pode encontrar esta árvore em algumas outras partes do mundo, mas é endêmica para essa nação do norte da África, e o óleo não foi encontrado amplamente em todo o mundo até recentemente.

Em Marrocos, o óleo de argan é usado sobre os alimentos, quase como um azeite padrão, mas descobertas recentes de outros benefícios para a saúde deste óleo levaram à sua exportação mais ampla. O óleo de argan é extraído dos grãos 1-3 encontrados na porca de casca dura cercada pela polpa da fruta argan.

Informações Nutricionais do Óleo de Argan:

O óleo de argan comestível está sendo louvado por seu excelente valor nutricional. É principalmente (cerca de 80%) de gordura insaturada, mas também contém alguns compostos gordurosos saturados. O óleo de argan é rico em muitas formas de Vitamina E isto é, os tocoferóis, o que o torna um bom óleo para o cuidado da pele.

No entanto, os nutrientes mais poderosos e benéficos para a saúde no óleo de Argan são seus micronutrientes, aqueles que estão presentes em pequenas quantidades. Mas ainda assim eles oferecem muitos benefícios para a saúde louváveis. Agora veja, Os 25 Benefícios do Óleo de Argan Para Saúde.

Benefícios do Óleo de Argan Para Prevenir Doença Cardiovascular:

Devido à sua abundância de nutrientes, incluindo ácidos graxos não saturados, o óleo de argan foi mostrado para ajudar a regular o colesterol no sangue e baixar a pressão arterial. Estudos demonstraram que o óleo de argan ajuda a melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo, diminuindo assim o risco cardiovascular.

Beneficio do Óleo de Argan Para Proteger Contra o Câncer:

O alto teor de antioxidante do óleo de argan ajuda a reparar o dano celular, reduzindo assim o risco de capacidade de crescimento das células cancerosas. Estudos recentes mostraram que o óleo de argan foi capaz de diminuir a taxa de divisão celular do câncer de próstata.

Benefícios do Óleo de Argan Para Ajudar Pessoas com Diabetes:

Em um estudo recente, o óleo de argan mostrou diminuir a resistência à insulina em indivíduos. Isso é importante, uma vez que a resistência à insulina geralmente é o primeiro passo para a diabetes. O óleo de argan também foi mostrado para ajudar a combater o diabetes ao reverter mudanças metabólicas em indivíduos que consumiam uma dieta com alto teor de açúcar.

Óleo de Argan Age Como um Anti-inflamatório Tópico:

Benefícios do Óleo de Argan

Os flavonoides contidos no óleo de argan atuam como anti-inflamatórios que podem ser colocados na pele topicamente para tratar doenças de pele como eczema, psoríase e varíola.

Beneficio do Óleo de Argan Para Reforçar da Imunidade:

Em um estudo recente realizado em ratos, o óleo de argan mostrou fortalecer seu sistema imunológico. Isto é devido aos poderosos antioxidantes do óleo de argan que trabalham para estimular a função imune adequada.

Óleo de Argan Possui Propriedades de Anti-envelhecimento:

O óleo de argan tem um grande teor de Vitamina E, o que evita a evaporação da umidade da camada externa da pele. Além disso, o óleo de argan é composto de 80% de ácidos gordurosos essenciais que ajudam a reduzir as rugas, mantendo células da pele saudáveis.

Esses ácidos graxos essenciais também são o que permitem que a pele possa continuar a funcionar corretamente (como a retenção de água), o que proporciona um olhar juvenil e grosseiro.

Benefícios do Óleo de Argan Para Ajudar na Digestão:

O óleo de argan mostrou aumentar a concentração de pepsina no suco gástrico dentro do estômago. A pepsina é uma enzima importante no suco gástrico que digere as proteínas encontradas na carne, ovos e produtos lácteos.

Beneficio do Óleo de Argan Para Melhorar a Saúde do Cabelo:

Os ácidos linoleico e oleico encontrados no óleo de argan ajudam a manter o cabelo hidratado bloqueando a umidade, o que aumenta o brilho. Eles também dominam os cabelos crespos e incontroláveis ​​e podem ser usados ​​para reparar o cabelo que foi danificado por ferramentas quentes, como curling e ferros planos.

Benefícios do Óleo de Argan Para a Pele:

O óleo de argan contém carotenoides, que protegem a pele da radiação ultravioleta. Ele também possui esteróis que ajudam a reduzir a inflamação, melhorar os processos de metabolismo da pele e permitir a retenção de umidade. Isso deixa a pele macia, suave e hidratada.

Óleo de Argan é um Excelente Antioxidante:

Benefícios do Óleo de Argan

O óleo de argan é um bom antioxidante. Da mesma forma que a saúde beneficia a ingestão de jaggery. Ele combate o efeito negativo do radical livre. Isto é devido ao conteúdo de Vitamina E que traz um benefício de antioxidante. Isso ajuda a desintoxicação do corpo do poluente.

Beneficio do Óleo de Argan Para Manter a Pele Saudável:

O óleo de argan pode ajudar com doenças da pele como eczema e acne. Também pode dar à pele um brilho juvenil e uma aparência suave. Portanto, o óleo de argan é um terno para manter uma pele saudável. Além disso, reduz a aparência do ponto escuro devido à luz UV.

Benefícios do Óleo de Argan Para Promover o Crescimento do Cabelo: 

Outros benefícios famosos do óleo de argan orgânico da Morrocan é manter um cabelo saudável. Promove a força do cabelo e o crescimento do cabelo. O conteúdo oleico e linoleico dentro do óleo ajuda a estimular os folículos capilares. Portanto, o cabelo pode crescer mais espesso e brilhante.

Beneficio do Óleo de Argan Para Manter a Saúde Cardiovascular:

O óleo de argan contém perfil lipídico que pode reduzir o conteúdo de LDL e aumentar o nível de HDL. Portanto, é bom gerenciar o nível de colesterol e manter a saúde cardiovascular. Além disso, o óleo de argan pode ajudar a evitar a formação de placas na artéria.

Benefícios do Óleo de Argan Para Manter a Unha Forte:

O óleo de argan pode ajudar a manter uma unha forte. Pode evitar uma unha frágil e fraca por hidratação da cutícula das unhas. Aumenta a força e elasticidade da unha. Além disso, também é um bom tratamento para uma unha saudável. Uma vez que pode produzir uma aparência brilhante e bonita da unha.

Beneficio do Óleo de Argan Para Prevenir Diabetes:

Benefícios do Óleo de Argan

Alguns estudos descobriram que o óleo pode reduzir o teor de glicose no sangue. Portanto, é adequado para prevenir a diabetes. O mesmo que os benefícios da cabaça amarga para diabetes . Pode melhorar a resposta de insulina com uma gordura elevada. Além disso, diminui o nível de insulina para que o nível de açúcar no sangue possa ser gerenciado de acordo.

Benefícios do Óleo de Argan Para Curar Feridas:

Os últimos benefícios do óleo de argan orgânico da Morrocan é ajudar a prender uma cicatrização de feridas. Quando é aplicado diretamente, estimula uma recuperação rápida e gera uma nova célula. Portanto, é bom usar o óleo de argan para curar qualquer ferida na pele por lesão. As anti-bactérias também ajudam a ferida do risco de infecção.

Beneficio do Óleo de Argan Para Melhorar a Aparência da Pele:

Mesmo que você não tenha problemas de pele como acne, eczema, rugas ou cicatrizes, você pode aproveitar o óleo de argan para melhorar a aparência da sua pele, tornando-a macia e flexível. As saponinas no óleo de argan ajudam a reativar a capacidade das células da pele de se regenerar, mantendo seu maior e mais importante órgão corporal saudável e forte.

Benefícios do Óleo de Argan Para Reduzir o Risco de Acidente Vascular Cerebral:

Isso pode trazer benefícios para reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Além disso, ele pode controlar a pressão arterial elevada.

Beneficio do Óleo de Argan Para Hidratar os Lábios:

Especialmente em clima frio ou seco, os lábios podem facilmente ficar doloridos, secos e rachados. O óleo de argan é o produto ideal para garantir que os lábios permaneçam gordurosos, macios e flexíveis. Esfregue uma gota ou duas em lábios secos como um bálsamo – mas não se esqueça de limpar todo o excesso.

Outros Beneficios do Óleo de Argan Para Saúde:

  • Óleo de argan possui poderosa ação antioxidante.
  • Óleo de argan estimula o sistema nervoso e constrói capacidade cerebral.
  • Óleo de argan reduz a dor articular e reumatismo.
  • Óleo de argan acorde tendências hipertensivas.
  • Óleo de argan facilita a digestão aumentando a pepsina.
  • Óleo de argan estabiliza os níveis de açúcar no sangue / insulina.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Suco de Manga Para Saúde:

Como Usar o Óleo de Argan:

  • A dosagem de óleo de argan para uso interno é de 1-2 colheres de sopa por dia. Para sentir plenamente os benefícios do óleo de argan, consumir 1 colher de sopa pela manhã e 1 colher de sopa à noite.
  • Não deve ser usado para cozinhar com o calor pode reduzir alguns dos benefícios. Em vez disso, deve ser consumido com alimentos ou adicionado a alimentos como molho de salada.
  • A dosagem de óleo de argan para uso externo varia dependendo da finalidade do tratamento.
  • Quando aplicado ao cabelo para condicionamento ou shampooing, o suficiente deve ser aplicado para nutrir completamente do couro cabeludo até as extremidades do cabelo.
  • O mesmo se aplica para máscaras de cabelo e estilo para a noite.
  • Quando se trata de sua pele, o óleo de argan deve ser aplicado uniformemente em todo o corpo. Ele absorve bem, então não se preocupe com uma sensação gordurosa.
  • Quando se trata de suas unhas, ele deve ser aplicado uniformemente às unhas dos pés e da mão.

Possíveis Efeitos Colaterais do Óleo de Argan:

Exceto pelas possíveis reações alérgicas com algumas pessoas, há muito poucas informações sobre os efeitos colaterais do óleo de Argan. Raramente pode causar prurido, erupção cutânea, inflamação e uma condição grave chamada broncoespasmo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *