Os 30 Benefícios do Óleo de Soja Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 30 Benefícios do Óleo de Soja Para Saúde
4.7 (93.49%) 43 votes

Os Benefícios do Óleo de Soja Para Saúde que todos devem conhecer. Além disso, o óleo de soja é um óleo vegetal que é extraído de soja, que é cientificamente conhecido como Glycine max. É um dos óleos vegetais mais utilizados no mundo, possivelmente porque a soja é uma das plantas mais cultivadas e utilizadas, especialmente nas últimas décadas.

Benefícios do Óleo de SojaA soja é nativa do leste da Ásia e é considerada uma leguminosa, no entanto, apesar da sua origem limitada; É altamente apreciado pela sua edibilidade. A maior parte do óleo de soja é refinada, misturada e às vezes hidrogenada e pode ser classificada em diferentes níveis e forças, dependendo da aplicação desejada.

O óleo de soja é considerado mais saudável que a maioria dos outros óleos vegetais, devido à presença de uma boa variedade de ácidos graxos essenciais nele, que o corpo precisa para se manter saudável. Há também uma série de esteróis vegetais no óleo de soja, que pode ter uma grande variedade de benefícios para a saúde em pessoas que regularmente incluem o óleo de soja em sua dieta. O teor de vitaminas e minerais da soja é o que é essa leguminosa deliciosa e amplamente útil.

Conteúdo do Artigo:

Fatos Nutricionais do Óleo de Soja:

O óleo de soja é um dos óleos de cozinha cheif poli-insaturados. 100 g de óleo fornece 884 calorias.

É um dos óleos de cozinha com alto ponto de fumaça; 495 ° F, semelhante ao óleo de amendoim. Esta propriedade da soja pode ser empregada na fixação de óleo a temperaturas mais elevadas durante a fritura.

O óleo de soja tem um perfil lipídico muito bom. Possui gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas (SFA: MUFA: PUFA = 16: 24: 58) em proporções saudáveis. É um dos óleos de cozinha estáveis; tendo uma longa vida útil. Agora, veja Os 30 Benefícios do Óleo de Soja Para Saúde.

Benefícios do Óleo de Soja Para o Sistema imunológico:

O óleo de soja possui alta proteína vegetal, o que é muito bom para o sistema imunológico do corpo humano. Consumindo-o todos os dias manterá o nível de proteína em nosso corpo o suficiente, portanto, protege o corpo de ficar doente facilmente. A proteína também é muito importante para a regeneração celular.

Benefícios do Óleo de Soja Para Fortalecer os Tecidos e Órgãos do Corpo:

O óleo de soja contém lecitina, o que ajuda a aumentar a absorção das vitaminas lipossolúveis. A absorção rápida mantém os tecidos do corpo e os órgãos fortes.

Benefícios do Óleo de Soja Para a Função Cerebral:

A lecitina, encontrada no óleo de soja, também é um dos componentes do cérebro que contém fitosterol que ajuda a aumentar as funções dos nervos cerebrais e prevenir a esquizofrenia .

Benefícios do Óleo de Soja Para Saúde dos Olhos:

O óleo de soja contém bioflavonoids e Vitamina E para manter os olhos saudáveis. Previne catarata, glaucoma e diminuição da função da retina, especialmente para pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos.

Benefícios do Óleo de Soja Para Manter os Dentes Fortes e Saudáveis:

A parte mais forte dos dentes é o esmalte que precisa de alto teor de Cálcio e proteína para mantê-lo forte e saudável. O óleo de soja contém alto teor de Cálcio e proteína, o que é muito bom para a nutrição do esmalte. Além disso, um bom esmalte evita que os dentes desenvolvam cavidades.

Benefícios do Óleo de Soja Para Prevenir a Anemia:

O óleo de soja pode prevenir algumas doenças se for consumido regularmente. Uma delas é a anemia causada pela falta de ferro no corpo. A maior preocupação com o vegetariano é a anemia porque a dieta não fornece ferro suficiente.

Felizmente, de pesquisas recentes viu-se que o óleo de soja contém muito alto nível de ferro. Portanto, os vegetarianos não precisam voltar a se preocupar sobre onde eles vão conseguir porque podem fritar com óleo de soja. O presente de Ferro é na forma de ferritina que pode ser facilmente absorvida pelo corpo.

Benefícios do Óleo de Soja Para Manter a Saúde e o Desempenho do Coração:

O óleo de soja ajuda a manter o coração saudável, pois contém carboidratos, baixas gorduras e colesterol, Vitamina E e Vitamina K, ácidos graxos, lisina e outros aminoácidos. Assim, o consumo de óleo de soja ajuda a manter o coração saudável e previne as condições da aterosclerose.

Benefícios do Óleo de Soja Para Manter a Pressão Sanguínea Constante:

Quando o coração funciona de forma adequada sem excesso de esforço, a pressão arterial será mantida normal e proporcionará um bom suprimento de sangue ao corpo inteiro. A pressão arterial normal também evita acidentes vasculares cerebrais e dá mais calma ao administrar nossa vida diária. O óleo de soja ajuda na manutenção de uma pressão sanguínea normal no organismo.

Benefícios do Óleo de Soja Para Prevenir a Osteoporose:

O óleo de soja tem bons isoflovides conhecidos como fitoestrógeno que possuem caracteres semelhantes ao estrogênio. O estrogênio é essencial para manter os ossos saudáveis ​​e fortes. As mulheres após a menopausa não possuem estrogênio e, portanto, ficam mais propensas a ossos fracos. Consumo de óleo de soja, aumenta o nível de estrogênio em seu sangue e ajuda a fornecer força aos ossos e prevenir as condições de osteoporose.

Benefícios do Óleo de Soja Para Controle a Transição da Menopausa:

A menopausa pode ser difícil para as mulheres porque dá sinais de que elas não são mais férteis. Os efeitos colaterais são diminuição da umidade da pele, enfraquecimento dos ossos e alguns outros sintomas devido à falta de estrogênio no organismo.

O óleo de soja ajuda as mulheres durante a transição nos tempos da menopausa. O fitoestrógeno presente nela dá os mesmos efeitos para o corpo que o estrogênio. O fitoestrógeno mantém os ossos saudáveis ​​e mantém a umidade da pele.

Benefícios do Óleo de Soja Para Reduzir os Riscos de Câncer de Mama e Cólon:

O fitoestrógeno, contido no óleo de soja, que é capaz de manter o nível de estrogênio dentro do corpo, também evita os riscos de desenvolver câncer de mama e de cólon . Pesquisas mostram que as mulheres asiáticas são menos propensas a câncer de mama e de cólon quando comparadas às mulheres na Europa. Isto é devido ao consumo regular de óleo de soja e outros produtos de soja pelos asiáticos em comparação com os europeus.

Benefícios do Óleo de Soja Para Manter o Sistema Digestivo Saudável:

Muitas gorduras insolúveis dentro do nosso corpo podem fazer com que o sistema digestivo não funcione sem problemas. Ao ter lecitina suficiente de óleo de soja, as gorduras serão diluídas mais rapidamente e aumentarão a taxa metabólica do corpo e, como resultado disso, a matéria tóxica dentro do corpo será liberada com mais facilidade.

Benefícios do Óleo de Soja Para Controlar os Níveis de Colesterol:

O óleo de soja pode diminuir significativamente suas chances de contrair doenças cardíacas, como acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos e outros problemas de saúde graves, como a aterosclerose. Uma vez que o óleo apresenta um bom equilíbrio de bons ácidos gordurosos, ele permite que o corpo obtenha os ácidos graxos necessários e importantes, incluindo aqueles que controlam os níveis de colesterol.

Benefícios do Óleo de Soja Para Tratar a Doença de Alzheimer:

A doença de Alzheimer é uma doença séria que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Pode causar danos cognitivos ao cérebro de uma pessoa, uma vez que as conexões neurais não funcionam e morrem, tornando difíceis coisas como a lembrança do passado para a realização de tarefas simples.

A Vitamina K tem sido associada a aliviar os sintomas da doença de Alzheimer e até reverter alguns de seus efeitos, e a soja contém um alto nível impressionante da vitamina. Além disso, a Vitamina K atua como um antioxidante contra os radicais livres prejudiciais, mantendo-os assim destruindo as células neurais.

Benefícios do Óleo de Soja Para Melhorar a Visão:

O óleo de soja contém 7% de ácidos graxos ômega-3, o que ajuda a proteger as membranas celulares, incluindo as áreas muito delicadas e perigosas dos olhos e da pele, que são pontos de entrada comuns para bactérias nocivas e outros objetos estranhos.

Benefícios do Óleo de Soja Para Prevenir o Câncer:

Os níveis antioxidantes presentes na soja os tornam excelentes para prevenir o nascimento de vários tipos de câncer. Os antioxidantes procuram e contrabalançam os radicais livres, que são os subprodutos nocivos do metabolismo celular.

Além disso, o alto teor de fibra presente no óleo de soja tem sido associado a uma diminuição no câncer de colon e colorretal. Isso ocorre porque a fibra ajuda a aliviar o processo digestivo e coloca muito menos pressão sobre o sistema gastrointestinal.

Benefícios do Óleo de Soja Para Prevenir Defeitos de Nascimento:

óleo de soja também contém altos níveis de complexo de vitamina B e ácidos fólicos, ambos incrivelmente essenciais para mulheres grávidas. O Ácido Fólico garante a prevenção de defeitos do tubo neural em crianças não nascidas, o que garante um bebê saudável e feliz.

Benefícios do Óleo de Soja Para Controlar o Diabetes:

O óleo de soja é uma forma eficaz de prevenir e administrar o diabetes, principalmente porque a soja demonstrou a capacidade de aumentar os inceptores de insulina no organismo, auxiliando no gerenciamento da doença ou mesmo impedindo que ele ocorra em primeiro lugar.

As primeiras pesquisas focadas na relação particular entre produtos de soja e uma diminuição na diabetes tipo 2 mostraram resultados promissores, especialmente nas populações asiáticas.

Benefícios do Óleo de Soja Para Aliviar os Distúrbios do Sono:

Ele ajuda a regular vários aspectos do metabolismo, que devem ser capazes de ajudar na minimização de distúrbios e na incidência de insônia. Além disso, a soja também é rica em Magnésio, um mineral que está diretamente associado à melhoria da duração, repouso e qualidade do sono.

Benefícios do Óleo de Soja Para Melhorar a Saúde Digestiva:

Fibra é uma parte fundamental de um corpo saudável, especialmente em termos de fibra digestiva engarrafa suas fezes, permitindo que ele se mova através de seu sistema digestivo muito bem.

Além disso, a fibra promove o movimento peristáltico, que está encolhendo os músculos lisos que empurram alimentos através do sistema. E já sabemos que o óleo de soja é rico em fibras alimentares, o que se traduz em uma melhoria da saúde digestiva.

Benefícios do Óleo de Soja Para a Pele:

O alto teor de Vitamina E no óleo de soja atua como um poderoso antioxidante e, ao mesmo tempo, protege a pele contra os radicais livres nocivos. A Vitamina E também está ligada ao aumento da aparência de cicatrizes, redução de defeitos, proteção da pele contra queimaduras solares e promoção do crescimento de células novas para promover a cicatrização.

Benefícios do Óleo de Soja Para Manter a Pressão Arterial:

Quando o coração funciona de forma adequada sem excesso de esforço, a pressão arterial será mantida normal e proporcionará um bom suprimento de sangue ao corpo inteiro. A boa pressão arterial também evita acidentes vasculares cerebrais e nos dá mais calma ao administrar nossa vida diária.

Benefícios do Óleo de Soja Para Diminuir o Risco de Diabetes:

Além de manter o funcionamento do cérebro bem, a lecitina no óleo de soja também é capaz de aumentar o metabolismo da gordura (lipida). Nesse caso, é muito importante substituir a dieta de carboidratos em nossos alimentos, portanto, o nível de açúcar no sangue é mantido mantido e reduzir o risco de diabetes tipo 2 porque o paciente com ele está proibido consumir muito carboidrato.

Óleo de Soja é um Antioxidante Natural:

óleo de soja contém alguns assuntos ativos e o mais forte entre todos é o flavonoid. Pode enfraquecer a matéria radical que entra no corpo e a transforma em uma forma menor, de modo que é mais fácil liberá-la do corpo.

Não só para prevenir algumas doenças e manter a saúde dos órgãos internos, o óleo de soja também é capaz de melhorar nosso desempenho, tornando nossa pele, unha e saúde do cabelo.

Benefícios do Óleo de Soja Para Prevenir o Envelhecimento Precoce:

Mais benefícios para a saúde do óleo de soja? Óleo de soja é capaz de regenerar as células mortas da pele rapidamente, o que causa a aparência da pele mais fresca e suave, porque o complexo de vitamina B. Isso evita manchas negras no rosto causadas pelo envelhecimento.

Pode ser feito através da aplicação de óleo de soja no rosto ou fazer leite de soja, em seguida, aplicá-lo ao rosto. Manchas pretas desaparecendo e a pele do rosto apertada se tornará o resultado se for regularmente duas ou três vezes por semana, aplicando o óleo de soja ou o leite de soja no rosto.

Óleo de Soja é um Excelente Hidratante de Pele:

Complexo de vitamina B no óleo de soja capaz de controlar a pele desidratada, que faz a pele parecer úmida e brilhante. O caminho é principalmente o mesmo, pode ser feito através da aplicação de óleo de soja ou leite de soja em todo o corpo. Ao fazê-lo regularmente duas ou três vezes por semana, o corpo terá pele úmida e saudável.

Benefícios do Óleo de Soja Para Manter a Saúde das Unhas:

Consumir óleo de soja regularmente por 6 meses, capaz de tornar a unha cada vez mais forte e brilhante para que elas não quebrem facilmente. As unhas quebradas não são boas para o desempenho, especialmente para as mulheres.

 Para Manter a Saúde do Cabelo:

O mesmo que a unha, a aplicação de óleo de soja no cabelo fará um cabelo brilhante e incandescente e não facilmente quebrado. Além disso, o cabelo vai crescer bem em bom volume. Isso pode ser feito aplicando o óleo de soja ao cabelo e à pele da cabeça, então deixe que seja por quase uma hora e lave-o de forma limpa.

Usos do Óleo de Soja:

O sabor limpo e natural do óleo de soja e o odor quase imperceptível suportam e melhoram os sabores naturais dos alimentos preparados. Neutro do óleo de soja. O sabor permite que o sabor real do produto alimentar venha. Adaptável a quase todas as aplicações de gordura ou óleo na indústria de alimentos, o óleo de soja funciona bem com outros ingredientes, incluindo outras gorduras e óleos, tornando-o muito adequado para uso em molhos de salada, molhos e assados.

O óleo de soja está disponível com níveis de estabilidade de AOM (método de oxigênio ativo) variando de 15 a mais de 300 horas, e é um artista comprovado na ampla gama de aplicações exigidas por fabricantes de lanches, padarias, provedores de serviços alimentares e muito mais. O óleo de soja líquido é usado em formulações a 100% para o óleo de cozinha e para criar maionese, molhos para saladas e molhos.

O óleo de soja pode transformar duas onças de azeite em uma pinta inteira de óleo aromatizado para curativos. O aroma distintivo do azeite será evidente, mesmo que a maior parte do componente de óleo do molho venha do óleo de soja barato. Em comparação com outros óleos vegetais, o óleo de soja tem boa capacidade emulsionante, tornando-se a primeira escolha da indústria alimentar geral.

Efeitos Colaterais do Óleo de Soja:

Cuidado com a alergia à soja, que também pode acontecer em crianças muito jovens alimentadas com fórmula à base de soja. Reações alérgicas também podem se manifestar ao consumir o óleo.

Através dos riscos e efeitos negativos que descrevi acima, quero deixar claro que você está melhor evitando o óleo de soja e outros óleos vegetais para cozinhar, além de eliminar completamente alimentos processados ​​da sua dieta. Desta forma, você pode evitar gorduras perigosas de todos os tipos, principalmente gorduras trans provenientes de óleo de soja parcialmente hidrogenado.

Eu recomendo o óleo de coco para cozinhar, pois é muito superior a qualquer outro óleo de cozinha e é carregado com propriedades saudáveis. Use manteiga orgânica (de preferência feita a partir de leite cru ) em vez de margarinas e óleo vegetal espalhar. A manteiga não merece um mau rap, pois oferece uma série de benefícios saudáveis.

Um bom plano de nutrição reduzirá automaticamente sua ingestão de gordura trans, colocando o foco em alimentos saudáveis, inteiros e crus, em vez do lixo processado que você está usando para entrar no supermercado. Lembre-se de que praticamente todos os alimentos processados ​​são garantidos para conter HFCS ou óleo de soja, ou ambos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *