Benefícios dos Óleos

6 benefícios do óleo de bardana para saúde

beneficios do oleo de bardana

O óleo de bardana é uma ferramenta medicinal útil e saudável que já foi usada por diversas gerações. No entanto, antes de incluir qualquer remédio em seu dia-a-dia, é melhor entender sua composição, bem como seus benefícios e riscos.

Este é um óleo muito poderoso derivado das raízes e das folhas da planta da bardana, que compreende uma série de espécies dentro do gênero Arctium. Uma vez que o óleo é extraído da planta, ele pode ser usado para uma série de aplicações medicinais.

Além disso, este óleo ainda é uma fonte altamente concentrada de vários taninos, flavonoides, fitoesteróis e fibras. Tem níveis moderados de vitamina A, vitaminas do complexo Bvitamina E, ferro, zinco, magnésiopotássio e gorduras “boas”.

Enquanto a raiz da bardana pode ser consumida oralmente como alimento, o óleo de bardana é usado principalmente topicamente e não ingerido.

beneficios do oleo de bardana
benefícios do óleo de bardana

Benefícios do óleo de bardana para saúde:

1. Benéfico para pele:

O óleo de bardana é embalado com gorduras saudáveis, vitamina E e uma variedade de antioxidantes. Pode ser aplicada topicamente na pele para esfoliar, remover os sinais de rugas e prevenir o envelhecimento prematuro.

2. Saúde capilar:

Lavar o cabelo com óleo de bardana pode melhorar o brilho do seu cabelo enquanto promove a limpeza da inflamação no couro cabeludo e promove a saúde do folículo.

3. Reduzir inflamação:

Aplicar este óleo topicamente em suas feridas agudas, articulações inflamadas e músculos doloridos, pode reduzir rapidamente o inchaço e aliviar a dor.

4. Prevenir câncer:

Com esteróis, flavonóides, taninos e outros antioxidantes, este óleo é uma excelente medida preventiva para a pele e muitos outros tipos de câncer. Mas, novamente, o consumo deste óleo raramente é recomendado.

5.  Acelerar cura:

Uma pesquisa descobriu que os minerais e os antioxidantes encontrados no óleo não só aceleram o processo de cicatrização no local de uma ferida, mas também podem proteger contra a infecção durante o período de cicatrização.

6. Tratar problemas respiratórios:

Você pode adicionar este óleo em um difusor ou outro dispositivo de aromaterapia e se beneficiar com a propriedade anti-inflamatória e calmante. Ele pode diminuir o congestionamento, reduzir a dor de garganta e reduzir a pressão dos sinos.

Efeitos colaterais:

Apesar dos benefícios do óleo de bardana, existem alguns efeitos colaterais quando são usados incorretamente ou excessivamente, incluindo picos de açúcar no sangue, alergias à pele e complicações na gravidez.

Algumas pessoas são alérgicas e experimentam vermelhidão, irritação ou inchaço quando expostos pela primeira vez. Além disso, em raros casos, quando tomadas internamente, pode causar pico de açúcar no sangue, o que é perigoso para pacientes diabéticos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] é nativa da Europa e do norte da Ásia, mas agora é encontrada e cultivada em todo o mundo. A bardana tem folhas grande na forma decoração e com tonalidade que vão desde avermelhadas e […]

  • ola,esse oleo auxiliar para o crescimento do cabelo

Deixe um comentário