Os 15 Benefícios do Óleo de Eucalipto Para Saúde

Os 15 Benefícios do Óleo de Eucalipto Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os Benefícios do Óleo de Eucalipto Para Saúde que todos devem conhecer. Além disso, o óleo de eucalipto é o chamado “óleo da respiração”, pois ajuda a aliviar asma, bronquite, falta de ar e outros problemas do tipo. Com seu aroma geralmente mentolado, o Óleo de Eucalipto também pode ser utilizado para reduzir dores de garganta e musculares, além de combater má circulação e inflamações.

Benefícios do Óleo de EucaliptoExistem, ainda, pontos importantes de caráter emocional sobre os quais o Óleo de Eucalipto é capaz de atuar. São eles: sensação de abandono, carência afetiva e ansiedade.

Mas este versátil óleo vegetal pode ser empregado até mesmo na limpeza doméstica e na purificação de energias negativas. Sentimentos ruins, ligados ao passado, a situações que não deram certo, também podem ser dissipados com ajuda do Eucalipto. O resultado é a liberação de velhos medos, assim como de espaço interno para que possamos “respirar” melhor. Então, confira Os 15 Benefícios do Óleo de Eucalipto Para Saúde.

1. Evita Problemas Respiratórios:

O óleo de eucalipto ajuda em vários problemas respiratórios, dentre eles o frio, bronquite, tosse, asma, corrimento nasal, dor de garganta, congestão nasal, entre outros. O óleo possui características naturais anti-inflamatória, antifúngico, antimicrobiano, antiviral, antibacteriana e descongestionante.

Esses fatores fazem com que o óleo de eucalipto seja um ótimo componente para diversos medicamentos que tratam de problemas respiratórios. Um exemplo da utilização do óleo é o caso da asma e da bronquite. Nestes casos, você deve massagear algumas gotas do óleo de eucalipto no peito durante uma crise ou até inalar o aroma para conseguir respirar melhor.

2. Um Ótimo Antisséptico:

O óleo de eucalipto possui muitas características naturais, uma delas é o antisséptico cineol, que em contato com o ar, forma o ozônio que é considerado um ótimo antisséptico para ajudar no tratar úlceras, cortes, feridas, abrasões e queimaduras.

Além disso ele pode ajudar no caso de picadas de insetos e prevenir o crescimento de germes e tratar a ferida. Outro fator importante relacionado ao óleo de eucalipto é que ele é um ótimo limpador de gorduras e sujeiras, podendo até rejuvenescer os pés e mãos.

3. Alivia Dores de Garganta:

O óleo de eucalipto por conter agente antibacteriano, é ótimo para aliviar os sintomas de dores de garganta como tosse, febre, inchaço de garganta, nariz entupido e espirros. Ele pode trazer um alívio imediato se usado adequadamente.

4. Acelera a Cicatrização das Feridas:

Por possuir qualidades antissépticas, o óleo de eucalipto pode ser usado para feridas e cicatrizes, cortes, entre outros machucados. Ele também pode ser usado em picados de mosquitos, aliviando a área e protegendo feridas abertas de exposição ao ar ou futuras infecções.

5. Alivia os Sintomas de Resfriado e Gripe:

O óleo de eucalipto pode funcionar como um expectorante que ajuda a limpar o corpo das diversas toxinas e microrganismos nocivos que causam doenças. Uma forma de usar as gotas de eucalipto é coloca-las em um difusor antes de dormir, dessa forma você pode aproveitar todos os benefícios enquanto dorme.

6. Hidrata a Pele:

Ao ser usado na pele, o óleo de eucalipto pode fazer com que a pele fique mais hidratada e ele é usado também para cuidar e tratar de infecções na pele.

7. Fortalece os Cabelos:

Benefícios do Óleo de EucaliptoO óleo de eucalipto pode ajudar a melhorar o brilho dos cabelos, sua espessura e saúde em geral do seu cabelo. Algumas gotas podem ser muito hidratantes, afastando capaz e coceiras. O óleo pode até ajudar a tratar contra piolhos. Mas cuidado, o uso em excesso pode resultar em um cabelo sem brilhos e gorduroso.

Especialistas sugerem o uso do óleo de eucalipto por apenas uma hora ou minutos antes de tomar banho nos cabelos. E após isso, é preciso lavar o cabelo com um bom shampoo e condicionador para remover todo o resíduo por completo.

8. Ajudar a Controlar o Açúcar no Sangue:

Por possuir a capacidade de vasodilatação, o uso de óleo de eucalipto pode aumentar a circulação sanguínea em pessoas diabéticas. Você pode massageá-lo no corpo após o banho.

Além disso, quando ingerido o óleo de eucalipto pode ajudar a controlar o açúcar no sangue. A inalação do vapor também pode ajudar a facilitar a constrição dos vasos sanguíneos.

9. Reduz Dores Musculares:

O óleo de eucalipto pode ser usado no local onde estão as dores musculares, ao massagear o óleo em movimentos circulares na superfície da pele, ele pode ajudar a reduzir dores e estresse. O óleo trabalha como um analgésico, além de ser também anti-inflamatório natural. Ele é muito indicado para pessoas que possuem reumatismo, ligamentos lesados e tendões lombalgia, artrite, músculos rígidos, dores nervosas e musculares, entre outros.

10. Alivia os Sintomas de Tuberculose:

Como já citado, o óleo de eucalipto combate infecções e possui qualidades antibacterianas e antissépticas. Ele pode ajudar na limpeza dos pulmões e reduzir a inflamação. Ao ser massageado no peito ou usado durante a inalação de vapor, o óleo pode aliviar sinais e sintomas de doenças como a tuberculose.

11. Protege os Dentes:

O óleo de eucalipto é muito bom contra placas dentárias, cavidades, dores, cáries, gengivite e inúmeras infecções dentárias. Por possuir um caráter germicida e antibacteriano, ele é muito encontrado como ingrediente em produtos para higiene bucal e dental. Além disso, o eucalipto possui um teor natural, refrescante e bastante gostoso.

12. Evita Infecções:

O óleo de eucalipto, com algumas gotas, pode ajudar a aliviar a diarreia, inflamações e combater infecções. Você deve coloca-las sobre o abdômen, e massageá-las no sentido anti-horário. O óleo de eucalipto pode ser usado como um vermífugo para remover germes no intestino.

13. Elimina o Cansaço:

Benefícios do Óleo de Eucalipto

O óleo de eucalipto cria um efeito muito refrescante capaz de estimular e remover o cansaço e lentidão mental de algumas pessoas que sofrem com pequenos distúrbios e desordens e acabam sendo mais lentas. Ele pode ajudar a rejuvenescer espíritos dos doentes, sendo eficaz em tratamentos relacionados à estresse e transtornos mentais.

14. Previne a Depressão:

O óleo de eucalipto trabalha como um estimulante, ele ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo de outras partes do corpo, como o cérebro. O fluxo saudável direcionado ao cérebro ajuda a rejuvenescer o corpo inteiro, estimulando um comportamento mais energético.

15. Resfria a Temperatura do Corpo:

O óleo de eucalipto ajuda a resfriar o corpo, principalmente durante os meses quentes do ano. Algumas gotas de óleo pulverizadas no corpo topo podem ajudar a fazer com que a temperatura corporal caia rapidamente.

Contra-Indicações no Uso de Óleo de Eucalipto:

Pessoas com pressão arterial elevada e epilepsia devem evitar o uso desse óleo.

O uso excessivo pode provocar dores de cabeça.

As mulheres grávidas e aqueles que atualmente usam remédios homeopáticos não deve usar óleo de eucalipto.

Antes de aplicar para o seu corpo, testar uma pequena pouco da mistura de óleo de eucalipto/ transportadora de eucalipto em sua pele para determinar a sensibilidade da sua pele.

Apenas algumas gotas de óleo de eucalipto são suficientes para causar envenenamento com risco de vida em algumas crianças. Adultos ter sido envenenado com apenas 4 a 5 mililitros.

Os sintomas de sobredosagem incluem uma queda da pressão arterial, problemas de circulação, colapso, e asfixia. Em caso de overdose, você deve procurar tratamento médico de emergência imediatamente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *