Chá de Sálvia – O que é, Benefícios e Como Fazer

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Chá de Sálvia – O que é, Benefícios e Como Fazer
4.6 (92.73%) 22 vote[s]

O Chá de Sálvia é um alimento muito importante, pois a  é uma planta rica em vários nutrientes e o Chá de Sálvia é carregado com esses benefícios, então uma ótima forma de absorver todos os seus nutrientes é consumir o Chá de Sálvia.

A Sálvia é uma das plantas medicinais mais usadas no mundo na medicina natural, pois possui benefícios de todos os tipos e nenhuma contra indicação. Seu nome científico é Sálvia officinalis, mas é conhecida também como salva ou salva-das-boticas.como fazer cha de salvia

Planta pequena, mas potente, seu tamanho chega a, no máximo, meio metro de altura. Como características, possui muitos ramos e suas folhas possuem uma tonalidade azulada.

O consumo frequente do Chá de Sálvia ainda limpa completamente as vias respiratórias, cura hemorroidas, contém hemorragias menstruais, trata cólicas e alivia os sintomas da menopausa.

Já para curar feridas ou úlceras, faça compressas com o chá e passe no local desejado. Este procedimento também é válido para auxiliar nas dores de cabeça mais fortes, como a enxaqueca.

Mas Sálvia também serve como um calmante natural. Sua infusão acalma o sistema nervoso e controla a ansiedade, proporcionando uma noite de sono calma e sem interrupções.

O que é a Sálvia

A verdade é que a Sálvia é uma das grandes descobertas da medicina caseira. Pode ser usada como antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, como ansiolítico natural, como calmante, diurético, expectorante, ou estimulante.

O Chá de Sálvia ajuda no combate às doenças é muito eficiente, considerando as inúmeras condições de saúde abrangidas para o tratamento com esta erva.

O Chá de Sálvia promove uma verdadeira limpeza nas vias respiratórias, impede a formação de pedras nos rins, e dissolvem os resíduos que provocam o ácido úrico, combate cálculo renal e reumatismo.

Também é ainda indicado para curar hemorragias menstruais, para fortalecer o sistema nervoso, para aperfeiçoar os sentidos e melhorar a memória. Então confira os Benefícios do Chá de Sálvia:

Benefícios do Chá de Sálvia Desintoxica o Sangue:

O Chá de Sálvia é conhecido para ajudar a limpar o sangue e aumentar a circulação sanguínea. Com estas funções, as toxinas no corpo serão removidas.

Atua Como Relaxante:

O Chá de Sálvia conhecido como um bom relaxante. Desempenha um papel no tratamento de nervosismo e tonturas. Na verdade, ele tem um efeito calmante para fazer você relaxar durante todo o dia enquanto consome uma xícara de Chá de Sálvia.

Benefícios do Chá de Sálvia Reduz Cólicas Menstruais:

O Chá de Sálvia funciona é balanceando hormônios com seu efeito estrogênico. Então, é útil para mulheres que regularmente sofrem de cólicas menstruais, dores de ovulação e precisam regular períodos retardados ou insuficientes.

Alivia Dores de Cabeça:

As propriedades relaxantes e anti-inflamatórias do Chá de Sálvia alivia dores de cabeça geralmente provocadas por tensão, sendo que esse efeito analgésico estende-se até mesmo no caso de dores mais severas, como as da enxaqueca.cha de salvia

Benefícios do Chá de Sálvia Para o Tratamento da Asma:

O Chá de Sálvia é benéfico para o tratamento da asma, pois alivia espasmos nas vias respiratórias. Nas vias aéreas de asma, os tubos através dos quais o ar é levado para dentro e para fora dos pulmões ficam inflamados.

Atua no Tratamento de Alzheimer:

O Chá de Sálvia ajuda no tratamento da doença de Alzheimer devido à sua capacidade de melhorar a memória. pode ajudar também a prevenir, doenças crônicas.

Benefícios do Chá de Sálvia Diminui o Colesterol:

Os fito nutrientes presentes no Chá de Sálvia ajudam na diminuição do LDL, o perigoso colesterol ruim, responsável por aumentar os riscos de AVC e infartos. Contribui também para aumentar o nível de colesterol bom (HDL), aquele necessário ao corpo.

Como Fazer o Chá de Sálvia

Receita do Chá de Sálvia

As partes utilizadas da Sálvia são suas folhas, flores e óleo essencial para fazer chás, extratos, tinturas ou usar em temperos. Além disso também pode ser usado para fazer enxugante, que pode ser preparado da seguinte forma:

  • Separe 5 folhas de Sálvia fresca ou 2 colheres (sobremesa) de folha seca;
  • Coloque 200 ml de água filtrada para ferver;
  • Adicione as folhas e tampe o recipiente por 10 minutos;
  • Logo que a cor do líquido mudar, coe, adoce a gosto, se preferir, e beba.

A recomendação tradicional é consumir o Chá de Sálvia duas vezes por dia. No caso de pessoas que desejam combater a diabetes, basta deixar a receita sem açúcar e consumir o chá três vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar.

Para aliviar as ondas de calor típicas da menopausa, a Sálvia deve ser ingerida diariamente durante o período de 6 a 12 semanas. Desta forma, o desconforto pode se tornar menos frequente.

O Chá de Sálvia para inflamações na boca é feito colocando 2 colheres (chá) de folhas de Sálvia em 250 ml de água fervente. Espere o líquido repousar por 10 minutos; coe e faça gargarejos.Beneficios do cha de salvia

Há relatos de uso de 2 xícaras do Chá de Sálvia em goles espaçados ao longo do dia para casos de: tremor dos membros, convulsões e doenças das glândulas e da medula.

Efeitos Colaterais do Chá de Sálvia

Chá de Sálvia é contraindicada para gestantes, lactantes, pessoas com distúrbios nos rins e mulheres no período menstrual. Os efeitos adversos da planta incluem irritação na pele e aumento da pressão sanguínea.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *