Os 20 Benefícios do Chá de Alpiste Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 20 Benefícios do Chá de Alpiste Para Saúde
4.7 (94.17%) 24 vote[s]

Benefícios do Chá de Alpiste que iremos mostrar agora. Além do mais, o alpiste (Phalaris canariensis) é uma planta pertencente à família Poaceae e de gênero Phalaris. Em sua estrutura morfológica apresentam as folhas finas e alongadas, geralmente são herbáceas silvestres e de hastes ocas.

Cha de Alpiste Dessa planta, costuma-se utilizar tanto suas sementes quanto seus frutos. É bastante conhecido por seu uso como alimento de aves, mas ela possui outras aplicações que podem servir inclusive para nós, humanos.

Valor Nutricional do Alpiste:

A medicina alternativa aponta que essa planta possui fibras, vitaminas do complexo B e E, além de atuar como anti-inflamatório e poderoso antioxidante que livra o organismo dos radicais livres.

Os Benefícios do Chá de Alpiste têm sido muito usufruídos pelos veganos e vegetarianos devido a grande quantidade de proteína encontrada na semente. Geralmente, esse consumo é feito através do leite de alpiste.

No entanto, alguns especialistas na área da saúde afirmam que essa proteína derivada do alpiste não funciona no organismo humano como no dos pássaros. Então, confira Os Benefícios do Chá de Alpiste Para Saúde:

1. Contém Propriedades Antioxidantes:

Quando um alimento possui propriedades antioxidantes, isso significa que ele tem o poder de varrer as toxinas para fora do organismo.

Essas toxinas favorecem o aparecimento dos radicais livres que danificam as células boas presentes em nosso organismo, fator que facilita o aparecimento de inúmeras doenças.

Rebatendo as essas afirmações, são encontrados na internet inúmeros artigos médicos que citam que os componentes da planta podem causar dermatites, piorar alguns problemas respiratórios e conter elementos cancerígenos.

2. Ajuda no Emagrecimento:

O Chá de Alpiste tem ação diurética e combate a retenção hídrica, dessa forma, ajuda o corpo a desinchar dando uma sensação de perda de peso. Em contrapartida, ao consultar alguns nutricionistas, essa informação foi negada, pois o emagrecimento só é possível após a adoção de hábitos saudáveis de vida e mudança na alimentação.

3. Contém Fontes de Proteínas:

Algumas informações circulam na internet que um dos Benefícios do Chá de Alpiste é a grande quantia de proteínas presente em um copo de 200 ml de leite de alpiste, que beira a mesma quantidade de 3 kg de carne.

Segundo especialistas da saúde, essa informação é falsa, o correto é afirmar que a quantidade de proteínas de 4 litros de leite de leite do Chá de Alpiste pode ser comparada com as proteínas de 3 kg de carne, além disso, não existem comprovações que essa proteína é boa para o consumo humano.

4. Combate a Pressão Arterial Elevada:

Há indicações de consumo do Chá de Alpiste para reduzir a pressão arterial. Alguns especialistas da saúde já reconhecem que a planta está sendo estudada para esse fim.

Beneficios do Cha de Alpiste No entanto, ainda é necessário avançar nessas pesquisas para ter uma comprovação segura, pois ainda não são conhecidos todos os efeitos adversos do alpiste.

5. Favorece a Saúde dos Rins, Fígado e Pâncreas:

O Chá de Alpiste é altamente recomendado para tratar doenças relacionadas ao pâncreas, rins e fígado, já que ele auxilia o corpo na eliminação de toxinas responsáveis por causar diversos desequilíbrios nessas regiões do organismo.

6. Combate o Inchaço do Corpo:

Por conter propriedades diuréticas, tanto o Chá de Alpiste quanto o leite de alpiste favorecem a eliminação de líquidos pelo corpo, combatendo naturalmente o inchaço, principalmente o abdominal.

7. Inibe o Envelhecimento Precoce:

Pelo fato do Chá de Alpiste ser bastante rico em antioxidantes, ele é tido como um poderoso combatente natural do envelhecimento precoce, agindo contra os radicais livres responsáveis pela deterioração celular. Desse modo, o consumo do leite e do chá desta semente está associado a uma pele muito mais bonita e saudável.

8. Combate infecções Urinárias:

Por ter efeito diurético e também por favorecer a proteção dos rins, o Chá de Alpiste consiste em um grande aliado na prevenção e tratamento de infecções urinárias.

Outros Benefícios do chá de Alpiste:

Apesar de emagrecedor, o alpiste ainda ajuda no tratamento e prevenção de outras doenças. Veja em que a semente pode ser eficiente ao homem:

  • No tratamento da obesidade;
  • Anti-inflamatório natural, agindo no fígado, pâncreas e rins;
  • Tratamento da diabetes;
  • Ajudando no controle da pressão arterial
  • Controle da acne;
  • Faz crescer mais rápido cabelos e unhas;
  • Eleva o tônus muscular, ótimo para quem busca ganho de massa nos músculos;
  • Fonte de antioxidantes, que previnem o envelhecimento e desgaste prematuro da pele;
  • É diurético, limpa os rins e alivia inchaços;
  • Pode ser eficiente com pedra nos rins, gastrite, ulceras e outros problemas devido às suas propriedades diuréticas.

Receita do Chá de Alpiste:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa das sementes
  • ½ litro de água

Modo de Preparo:

  • Colocar as sementes juntamente com a água para ferver
  • Deixar ferver por cerca de cinco minutos
  • Tampar a solução e deixá-la abafada por cerca de dez minutos
  • Coar e estará pronto para uso.

Contraindicações do Chá de Alpiste:

Apesar de existir muita polêmica com relação aos Benefícios do Chá de Alpiste para a saúde humana, o fato é que essas opiniões se divergem mesmo entre os nutricionistas.

Alguns afirmam que é apenas mais uma moda no mundo das dietas, enquanto que outros defendem o seu uso como superalimento.

Não existe comprovação científica que os Benefícios do Chá de Alpiste possa promover todos esses benefícios citados. Entretanto, alguns estudos realizados apontam o alpiste como um elemento extremamente nutritivo.

O alpiste tem contraindicações, ele não pode ser ingerido por pessoas que possuem inflamações intestinais, síndrome do intestino irritável e outros problemas intestinais.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *