Benefícios do Chás Wanessa Mattos

Chá de pitanga – o que é, benefícios e como usar!

O chá de pitanga envolvem benefícios para perda de peso, pois possui poucas calorias e, podem ajudar na prevenção de algumas doenças degenerativas. Além disso, a fruta já é uma velha conhecida de todos, já que a Pitanga possui altas taxas de vitaminas. O chá, que pode ser preparado tanto com a fruta quanto com as folhas é capaz de tratar diversos problemas de saúde devido a sua capacidade anti-inflamatória, laxativa e calmante; fora que também atua no fortalecimento das defesas do corpo.

quais os benefícios do chá de pitanga?

quais os benefícios do chá de pitanga?

O chá de pitanga também é indicado para tratar doenças do fígado, diarreia, cólica menstrual, controlar diabetes, colesterol e reumatismo. E seus benefícios não param; o chá também pode ser usado no tratamento de asma, bronquite, dores de garganta e também para emagrecer, já que diminui a ansiedade e a compulsão por alimentos. A bebida, que é rica em Vitamina A, combate o envelhecimento precoce das células e também casos de câncer.

Valor nutricional:

Este chá é uma boa fonte de Vitamina A, Vitamina C, Ferro e Iodo.

O que é chá de pitanga?

O chá de pitanga é feito a partir da pitangueira é uma planta cultivada em muitos países, sendo adequada para a produção de sumo, polpa congelada e chá. O chá de pitanga é utilizado para tratar de febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite, doenças cardiovasculares e reidratação nos casos de diarreia.

Além de tudo, tem ação antioxidante, calmante, anti inflamatória e diurética. Agem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais.

O chá de pitanga fornece vários efeitos satisfatórios para o nosso corpo. Ajuda no processo de emagrecimento por causa dos seus efeitos antioxidantes e diuréticos.

O chá é rico em benefícios, fora tudo isso que já falamos o chá de pitanga tem propriedades calmantes, ajuda na melhora dos nossos ossos prevenindo doenças como a osteoporose, combatendo também problemas no sistema digestório.

Quais os benefícios do chá de pitanga?

São diversos benefícios da pitanga para a sua saúde e irei citar alguns agora…Acompanhe!

  1. Previne câncer;
  2. Previne o envelhecimento precoce;
  3. Ajuda na perda de peso;
  4. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares;
  5. Combate doenças inflamatórias como a artrite;
  6. Controla diabetes;
  7. Trata a bronquite e o reumatismo;
  8. Ajuda na saúde da pele prevenindo rugas;
  9. Controla acne;
  10. Previne infecções na garganta;
  11. Trata cólicas menstruais;
  12. Anti-inflamatória natural;
  13. Laxativa;
  14. Calmante e
  15. Fortalecimento das defesas do corpo.

Como preparar o chá de pitanga?

O primeiro passo é escolher as melhores folhas para preparar a bebida. Diferente de muitas frutas, que podem ser usadas para fazer o chá, no caso da pitanga só se utiliza as folhas da pitangueira. Para preparar esse remédio natural, separe três colheres das melhores folhas e coloque um litro de água no fogo.

como preparar o chá de pitanga?

como preparar o chá de pitanga?

Espere a água ferver e depois despeje as folhas. Em seguida, tampe o recipiente e espere a infusão por 10 minutos. O ideal é consumir até três xícaras da bebida por dia, de preferência entre as principais refeições, como o café da manhã, almoço e janta. Não ultrapasse a quantidade indicada, para não correr o risco de colocar a saúde em risco.

Precauções no consumo:

Todo remédio, seja ele natural ou industrializado, precisa de certo controle ao ser ingerido. No caso do chá de pitanga não é diferente. Por ser uma bebida com ação diurética, precisa ter as doses corretas respeitadas, caso contrário, pode prejudicar o funcionamento saudável do organismo. Além disso, o chá pode interferir na quantidade de Potássio no corpo, provocando, consequentemente, problemas na frequência cardíaca.

Outro cuidado todo especial que os consumidores precisam ter é no momento de escolher as melhores folhas para compor o chá. Assim, busque comprar em lojas especializadas, que podem ser facilmente encontradas na internet. Algumas feiras livres também comercializam esse tipo de erva, busque se informar na sua cidade.

Sobre o autor | Website

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.