Benefícios do Chás

Chá de pitanga – o que é, benefícios e como usar!

quais os benefícios do chá de pitanga?

O chá de pitanga envolvem benefícios para perda de peso, pois possui poucas calorias e, podem ajudar na prevenção de algumas doenças degenerativas. Além disso, a fruta já é uma velha conhecida de todos, já que a Pitanga possui altas taxas de vitaminas. O chá, que pode ser preparado tanto com a fruta quanto com as folhas é capaz de tratar diversos problemas de saúde devido a sua capacidade anti-inflamatória, laxativa e calmante; fora que também atua no fortalecimento das defesas do corpo.

quais os benefícios do chá de pitanga?
quais os benefícios do chá de pitanga?

O chá de pitanga também é indicado para tratar doenças do fígado, diarreia, cólica menstrual, controlar diabetes, colesterol e reumatismo. E seus benefícios não param; o chá também pode ser usado no tratamento de asma, bronquite, dores de garganta e também para emagrecer, já que diminui a ansiedade e a compulsão por alimentos. A bebida, que é rica em Vitamina A, combate o envelhecimento precoce das células e também casos de câncer.

Valor nutricional:

Este chá é uma boa fonte de Vitamina A, Vitamina C, Ferro e Iodo.

O que é chá de pitanga?

O chá de pitanga é feito a partir da pitangueira é uma planta cultivada em muitos países, sendo adequada para a produção de sumo, polpa congelada e chá. O chá de pitanga é utilizado para tratar de febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite, doenças cardiovasculares e reidratação nos casos de diarreia.

Além de tudo, tem ação antioxidante, calmante, anti inflamatória e diurética. Agem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais.

O chá de pitanga fornece vários efeitos satisfatórios para o nosso corpo. Ajuda no processo de emagrecimento por causa dos seus efeitos antioxidantes e diuréticos.

O chá é rico em benefícios, fora tudo isso que já falamos o chá de pitanga tem propriedades calmantes, ajuda na melhora dos nossos ossos prevenindo doenças como a osteoporose, combatendo também problemas no sistema digestório.

Quais os benefícios do chá de pitanga?

São diversos benefícios da pitanga para a sua saúde e irei citar alguns agora…Acompanhe!

  1. Previne câncer;
  2. Previne o envelhecimento precoce;
  3. Ajuda na perda de peso;
  4. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares;
  5. Combate doenças inflamatórias como a artrite;
  6. Controla diabetes;
  7. Trata a bronquite e o reumatismo;
  8. Ajuda na saúde da pele prevenindo rugas;
  9. Controla acne;
  10. Previne infecções na garganta;
  11. Trata cólicas menstruais;
  12. Anti-inflamatória natural;
  13. Laxativa;
  14. Calmante e
  15. Fortalecimento das defesas do corpo.

Como preparar o chá de pitanga?

O primeiro passo é escolher as melhores folhas para preparar a bebida. Diferente de muitas frutas, que podem ser usadas para fazer o chá, no caso da pitanga só se utiliza as folhas da pitangueira. Para preparar esse remédio natural, separe três colheres das melhores folhas e coloque um litro de água no fogo.

como preparar o chá de pitanga?
como preparar o chá de pitanga?

Espere a água ferver e depois despeje as folhas. Em seguida, tampe o recipiente e espere a infusão por 10 minutos. O ideal é consumir até três xícaras da bebida por dia, de preferência entre as principais refeições, como o café da manhã, almoço e janta. Não ultrapasse a quantidade indicada, para não correr o risco de colocar a saúde em risco.

Precauções no consumo:

Todo remédio, seja ele natural ou industrializado, precisa de certo controle ao ser ingerido. No caso do chá de pitanga não é diferente. Por ser uma bebida com ação diurética, precisa ter as doses corretas respeitadas, caso contrário, pode prejudicar o funcionamento saudável do organismo. Além disso, o chá pode interferir na quantidade de Potássio no corpo, provocando, consequentemente, problemas na frequência cardíaca.

Outro cuidado todo especial que os consumidores precisam ter é no momento de escolher as melhores folhas para compor o chá. Assim, busque comprar em lojas especializadas, que podem ser facilmente encontradas na internet. Algumas feiras livres também comercializam esse tipo de erva, busque se informar na sua cidade.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe um comentário