Benefícios do Chás

20 benefícios do chá de arruda para saúde!

chá de arruda

O chá de arruda possui riquíssimos nutrientes que beneficiam a saúde de nossa pele, e todo o nosso corpo de forma geral. As arrudas, espécie de nome Ruta graveolens, pertencem à família das Rutacaes e ao gênero Ruta, é uma planta muito utilizada na preparação de chás.

Além disso, estas plantas também são habitualmente cultivadas em jardins, esta prática está bastante difundida em todo o mundo, por esse motivo, também pode ser chamada por arruda-dos-jardins.

Essa planta normalmente é ramificada a partir da base e tem altura medindo no máximo um metro, sua estrutura também é dotada de caule lenhoso e folhas carnudas.

cha de arruda
chá de arruda

Benefícios do chá de arruda para saúde:

1. Combate a insônia:

Para quem sofre de insônia, e tem suas atividades diárias prejudicadas devido a falta de energia, este chá pode lhe ajudar com bastante eficacia. Pois, possui propriedades calmantes, que podem diminuir a agitação na hora de dormir e tornar mais fácil a tarefa de pegar no sono.

Veja Também: Receita Caseira Para Combater a Insônia em Poucos…

2. Contra conjuntivite:

Pessoas com o globo ocular inflamado por conjuntivites bacterianas podem consumir este chá a fim de ajudar na recuperação, pois, a arruda nesse caso age como um antibiótico natural ajudando a eliminar a inflamação.

3. Combate a infecções bacterianas:

Este chá possui propriedades anti-bacterianas que combatem e previnem todos os tipos de infecções bacterianas. Portanto, consuma este chá para obter essas propriedades medicinais, ele pode lhe ajudar a se livrar de intoxicação alimentar, salmonela , e infecções bacterianas no intestino, aparelho urinário, e cólon.

4. Combate a gases e cólicas:

No entanto, a infusão preparada com as as folhas de arruda é conhecida por trazer um efeito tônico ao sistema digestivo e aliviar sintomas desconfortáveis como gases e cólica.

5. Rico em rutina:

A rutina, uma substância também conhecida como vitamina P, está presente neste chá. Além disso, a rutina aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e melhora a absorção da Vitamina C, um nutriente que também é encontrado na planta.

6. Aumenta imunidade:

Além disso, o chá de arrudas, possui uma quantidade significativa de antioxidantes, como a Vitamina C, que auxilia de maneira eficaz no fortalecimento da imunidade do corpo.

7. Combate aos radicais livres:

Ainda devido as suas propriedades antioxidantes, relatadas anteriormente, este chá ajuda a combater e prevenir a ação dos radicais livres no organismo.

benefício do cha de arruda
benefício do chá de arruda

8. Contra a asma:

As enzimas presentes neste chá podem tratar as contrações dos alvéolos pulmonares, agindo como um corticoide natural, evitando crises de asma em adultos e crianças acima de 8 anos.

Veja Também: Tome Isto Durante 15 Dias e Elimine a Asma Naturalmente…

9. Repelente natural:

Este chá possui ação vermifugante e vaporizante, que agem como verdadeiros repelentes naturais, que lhe ajudarão a se manter longe de insetos venenosos que podem prejudicar a sua saúde.

10. Combate a inflamações:

Além disso, este chá pode reduzir a inflamação da artrite reumatoide. Um copo ou dois deste chá todos os dias reduz a dor e inflamação nas articulações.

11. Contra ataques epilépticos:

Este chá é bastante eficaz para acalmar ataques epilépticos e histéricos. Além disso, ele contém neurotoxinas, que induzem dormência. Isso relaxa e dessensibiliza os nervos tornando o paciente tranquilizado.

12. Combate ao estresse:

Além disso, a Vitamina C presente neste chá atua na melhora da imunidade e é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua melhorando o humor e combatendo o estresse.

13. Inibir a ação de fungos:

Este chá possui propriedades que ajudam a tratar infecções fúngicas como dermatite, pé de atleta e outras infecções fúngicas. Se você for propenso a infecções fúngicas, especialmente pé atletas, você pode aplicar chá de arruda em seus pés antes de colocar seu calçado.

14. Normaliza a menstruação:

Além disso, este fabuloso chá também pode contribuir neste sentido por estar associada ao efeito de estimular a menstruação. Entretanto, cheque com seu médico antes de utilizar o chá para estes benefícios. No entanto, é por este mesmo efeito que o chá não pode ser consumido por mulheres que estejam gestantes, visto que resulta na contração das fibras musculares do útero, causando uma forte hemorragia.

Veja Também: As 8 Causas Comuns da Menstruação Atrasada…

15. Possui ação antiespasmódica:

Este chá possui ação Antiespasmódica, que age como calmante e relaxante, assim, usado como um remédio para a ansiedade, dores musculares e cólicas menstruais. Além disso, ele também ajuda a relaxar o cérebro e o sistema nervoso, portanto, melhora a qualidade de vida do indivíduo. Estas propriedades funcionam de forma semelhante aos medicamentos anti-ansiedade.

Outros benefícios do chá de arruda para saúde:

  • Reduz a Tensão Muscular.
  • Favorece a Regulação Hormonal.
  • Facilita a Circulação Sanguínea.
  • Elimina Parasitas Presentes no Organismo.
  • Alivia Dores Musculares.

Veja outros Benefícios da Arruda Para Saúde:

Efeitos colaterais do chá de arruda:

Alguns herbalistas consideram os tratamentos com este chá desnecessários devido à sua toxicidade. Várias pesquisas atuais tentam isolar e descobrir propriedades medicinais de algumas substâncias benéficas presentes n chá desta erva.

A arruda só é utilizada em pequenas doses e de forma tópica (aplicação externa e diluída sobre a pele, em doses homeopáticas). Doses grandes podem causar fotossensibilidade. Não deve ser usada durante a gravidez, vez que doses elevadas agem como um abortivo que pode ser tóxico ou até mesmo fatal à mãe.

Além disso, o uso interno, mesmo em doses homeopáticas, não deve ser feito por crianças, idosos ou por pacientes com doenças cardíacas ou renais. A seiva do talo pode causar dermatite. Medicamentos para reduzir a pressão arterial podem ter seus efeitos potencializados.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário