Chá de Picão da Praia – O Que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Chá de Picão da Praia – O Que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (94.12%) 17 vote[s]

Chá de Picão – O Que é, Benefícios e Como Usar os grandes beneficios dessa planta. Alem disso, a planta da família das Asteraceae. Erva espontânea, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Caule rasteiro com pelos, folhas ovais, aromáticas, amargas. Flores amarelas, fruto oval, ligeiramente curvo.

chá de picão da praia

Apesar do nome bastante semelhante aos de outras espécies da mesma família, o picão da praia é uma planta que possui características e propriedades medicinais próprias.

Como o próprio nome sugere, essa espécie é encontrada facilmente em áreas litorâneas, no Brasil, destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Trata-se de uma planta rasteira, com caules peludos e folhas verdes ovaladas. As flores do picão da praia chamam bastante atenção, devido à cor amarelo vibrante.

Elas são frequentes na parte extrema dos ramos. Já em relação aos frutos, eles são bem pequenos, no formato oval e ligeiramente curvo.

Benefícios do Chá de Picão da Praia:

Ação Antioxidante:

Como vimos, o picão também possui propriedades antioxidantes. O consumo de alimentos e bebidas com ação antioxidante é importante para combater os radicais livres encontrados no organismo.

Combate ao Inchaço:

A planta medicinal que dá origem ao chá possui propriedades diuréticas, como acabamos de ver no tópico anterior. Isso significa que ela promove a eliminação de água do organismo por meio da urina.

Auxílio ao Tratamento da Icterícia:

A erva que dá origem ao chá é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil como um medicamento natural que pode integrar o tratamento da icterícia.

A condição é causada pelo aumento de bilirrubina (pigmento amarelo encontrado no sangue e nas fezes, que é produzida quando os glóbulos vermelhos são desintegrados) no organismo e é caracterizada pelo surgimento de uma coloração amarela na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos.

Receita de Chá de Picão da Praia:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa da erva Picão da Praia;
  • 1 litro de água;

Modo de Preparo:

  • Despejar a água em uma panela e levar ao fogo;
  • Então, acrescentar a erva e esperar atingir o ponto de fervura;
  • Quando isso acontecer, desligar o fogo e tampar a panela, deixando abafado durante 10 minutos;
  • Após, basta coar e consumir. A quantidade de ingestão recomendada é de uma a duas xícaras diariamente.

Efeitos Colaterais:

A planta medicinal não deve ser utilizada por mulheres que estejam grávidas e pessoas alérgicas ou sensíveis à cafeína, já que apresenta uma pequena quantidade da substância.

Crianças e mulheres que estejam em fase de amamentação de seus bebês não devem fazer uso do picão sem consultar o médico.

Antes de usar a planta para auxiliar o tratamento de qualquer doença, também vale a pena conversar com o médico para saber se ela é realmente indicada para o caso.

É importante ter em mente que a erva não pode substituir nenhum tratamento.

O profissional também deve ser consultado caso esteja sendo feito uso de algum tipo de medicamento.

Isso é necessário para verificar se não existem riscos de interação entre o remédio e a planta medicinal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *