Benefícios do Chás

20 benefícios do chá de rooibos para saúde!

Chá de Rooibos

O chá de rooibos tem se tornado cada dia mais popular ao redor do mundo. Devido ao beneficio do chá de rooibos e suas propriedades semelhantes às do chá vermelho, muitas pessoas usam para tratar diversas anormalidades do copo. Além disso, a infusão do possui uma coloração avermelhada, sabor suave e doce e é feita com as folhas de um arbusto muito cultivado na África do Sul.

No entanto, o arbusto usado para fazer o chá, é uma planta que foi muito usada durante séculos pelas tribos da África do Sul para preparar a bebida quente que trazia muitos benefícios à saúde.

rooibos
rooibos

Valor nutricional de rooibos:

Chá de rooibos não tem ácido oxálico e, portanto, ele pode ser consumido por pessoas que têm pedras nos rins. O chá é rico em vários teores de minerais, tais como ferro, cálcio, potássio, cobre, manganês, zinco, magnésio e ácido alfa-hidroxi.

Ele também contém antioxidantes como aspalatina e nothofagin, e os compostos fenólicos extremamente potentes e versáteis. Ele pode ser usado ainda para manter a saúde dos ossos e dos dentes, amenizar problemas de pele, entre muitos outros benefícios que estão sendo estudados.

Benefícios do chá de rooibos para saúde:

1. Ricos em antioxidantes:

O Chá contém grandes níveis de flavonóides, uma classe de antioxidantes elogiado por sua ampla gama de benefícios, incluindo a redução do risco de câncer e suporte cardiovascular. Embora o apoio antioxidante global é considerado melhor no chá verde e Chá branco, rooibos chá continua sendo um poderosa fonte de antioxidantes.

Veja Também: Os 6 Melhores Antioxidantes Que Você Deve Incluir Na Sua Dieta!

2. Prevenir o Câncer:

Um flavonóide testado no chá de rooibos parecia ser ainda mais eficaz na prevenção de danos causados ​​pelos radicais livres do que os flavonóides testados dos chás verde e chá branco. Além disso, os estudos em animais mostrou que o rooibos chá pode ser um tratamento eficaz para tumores além de evitar a formação de células de câncer e podem ajudar a proteger o corpo contra os danos causados ​​pela radiação.

3. Agente anti-inflamatórios:

Chá de Rooibos contém polifenóis, um agente anti-inflamatório altamente elogiado, que combate varias inflamações.

4. Tem Ação antialérgicos:

O Rooibos Pode ser um tratamento para crises alérgicas. O cha de rooibos reduz a produção de histamina, assim diminuindo os sintomas alérgicos, como no caso da asma. A aspalathin e notofagina são flavonoides que retardam a libertação de histamina do corpo, o que ajuda no alívio da asma e de outras alergias.

5. Saúde do coração:

há de rooibos por ser rico em flavonoides, uma de suas substâncias antioxidantes, ajudam a proteger a saúde do coração, assim como também ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue e a melhorar a tensão arterial.

6. Protege a boca e garganta:

O rooibos pode servir para gargarejos, assim evitando ou melhorando determinados sintomas como afta, dores de garganta, faringite e gengivite.

7. Ajuda com distúrbios digestivos e intestinais:

Além disso, na composição do chá há dois tipos de antioxidantes chamados quercetina e quercitrina que ajuda a melhorar alguns tipos de sintomas apresentados no estômago, como diarreia, prisão de ventre, gastrite, dores de estômago, vômitos, náuseas e entre outros.

benefícios do cha de rooibos
benefícios do cha de rooibos

8. Tratar diabetes:

Estudos preliminares mostram que o consumo de chá pode melhorar a tolerância à glicose e aumentar a produção de insulina no pâncreas.

9. Saúde do fígado:

O Rooibos ajuda na regeneração do tecido do fígado em ratos expostos à intoxicação prolongada. Acredita-se que o consumo de cha de rooibos podem oferecer um apoio semelhante ao do fígado humano.

Veja Também: Receita Caseira Para Limpar o Fígado Naturalmente!

10. Sistema respiratório:

O Chá de Rooibos é muitas vezes utilizado no tratamento de doenças respiratórias. O teor de flavonóides no chá parece agir como um broncodilatador e um antiespasmódico.

11. Ajuda a combater o HIV:

O extrato alcalino do chá de rooibos mostrou que ajudar a suprimir o vírus HIV. Beber rooibos sozinho, no entanto, não foi mostrado para ter o mesmo efeito.

12. Saúde do cérebro:

Um estudo em ratos descobriram que o chá de rooibos podem ter um efeito significativo sobre a deterioração do cérebro relacionada à idade.

13. Auxilia na saúde dos ossos e dentes:

O Chá de Rooibos contém cálcio , fluoreto e Manganês, que ajudam a manter os ossos e dentes saudáveis.

14.Combate os radicais livres:

os radicais livres são elementos que atacam as células do organismo. Eles causam o envelhecimento e o enfraquecimento do sistema imunitário com antecedência. E o corpo para combater esses radicais, utiliza os antioxidantes que há no organismo.

Esses antioxidantes infiltram nos radicais livres. Há algumas vitaminas que obtém antioxidantes, como a vitamina C, contém no chá de rooibos. No entanto, há outras substâncias, os flavonoides com forte ação antioxidante. E com isso torna-se uma infusão ideal como bebida protetora para os radicais livres e retardar o envelhecimento.

15. Alivia a irritabilidade e a insônia:

O rooibos não possui cafeína, o que não torna-o excitante, por outro lado, é rico em minerais como o magnésio, o que é muito importante para o sistema nervoso, aliviando a irritabilidade e a insônia. Portanto, ela também ajuda a aliviar a depressão pois exerce uma influência positiva sobre a hormona serotonina, a hormona da felicidade.

16. Ajudar na perda de peso:

O Rooibos contém antioxidantes (polifenóis) que podem ser benéficos para perda de peso. Além disso, de acordo com um estudo realizado no Irã, os alimentos ricos em polifenóis podem ajudar na perda de peso. Os flavonóides no chá de rooibos foram considerados para mover as células de gordura de uma forma que previne a obesidade.

17. Saúde do Cabelo:

O chá de rooibos ajuda no crescimento do cabelo e fortifica as fibras do cabelo pois é embalado com minerais essenciais como o zinco, o cobre, o cálcio e o potássio. Os ingredientes ativos impedem que as células mortas da pele entupam os folículos pilosos, aumentando assim o crescimento do cabelo. As propriedades anti-inflamatórias do chá de rooibos também fornecem uma pausa da coceira causada pela caspa.

18. Melhorar a fertilidade:

O chá de rooibos, entre os seus homólogos, foi encontrado para oferecer uma maior proteção para a fertilidade masculina contra o estresse oxidativo. Isto foi descoberto em um estudo sul-africano realizado em 2012.

Além disso, diabetes é conhecida por afetar a qualidade do esperma. Mas um estudo sul-africano, mostrou que o chá de rooibos tem efeitos benéficos sobre a qualidade do esperma em indivíduos que sofrem de diabetes

19. Cólicas menstruais:

O rooibos tem sido usado para o tratamento de cólicas menstruais em mulheres. Uma organização nos Estados Unidos, que ajuda mulheres ao redor do mundo a melhorar sua saúde e bem-estar, recomenda o chá de rooibos para o tratamento de cólicas menstruais. O chá também foi usado para tratar os sintomas da síndrome pré-menstrual.

20. Ajuda com alergias brônquicas:

O rooibos chá é também um broncodilatador natural, uma substância que dilata os brônquios e os bronquíolos, melhorando assim o fluxo de ar para os pulmões e facilitando a respiração. portanto, ajuda a combater os sintomas da asma e reduz a gravidade da doença.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe um comentário