Os 22 Benefícios do Chá de Eucalipto Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 22 Benefícios do Chá de Eucalipto Para Saúde
4.8 (95.36%) 112 votes

Os Benefícios do Chá de Eucalipto Para Saúde que todos devemos saber. Além disso, o eucalipto é conhecido pelo seu cheiro forte e muito agradável para a maioria das pessoas. Além disso, é muito utilizado como madeira de reflorestação, além de ser utilizado para a fabricação de papel, de lápis e móveis em geral.

Benefícios do Chá de EucaliptoSuas folhas, por outro lado, podem ter um uso diferenciado: o chá de eucalipto. Feito e consumido da maneira correta, ele é um grande aliado da boa saúde e, principalmente, da eliminação de alguns sintomas incômodos.

O chá de eucalipto é uma bebida altamente benéfica para a saúde, sendo utilizada no tratamento natural de diversos tipos de doenças. Para saber as propriedades desse chá e também aprender como prepará-lo, acompanhe nosso artigo. Agora, veja Os Benefícios do Chá de Eucalipto Para Saúde:

1. Cabelo:

O shampoo ou creme hidratante composto por chá de eucalipto diminui o ressecamento e coceira no couro cabeludo.

2. Estimulante Emocional:

Graças ao poderoso aroma balsâmico de suas folhas, é um excelente relaxante. Estimula os sentidos e limpa a mente. É, no entanto, um dos preferidos na aromaterapia.

3. Combate a Tosse:

O chá de eucalipto (3 colheres de chá de folhas em 1/4 de litro de água) diminui a formação de muco nos brônquios e secreções mais fluídas. Também auxilia a combater a tosse e condições febris, relaxante e características estimulantes.

4. Poder de Cura:

O uso externo do chá de eucalipto é usado para a cicatrização de feridas e doenças de pele como eczema.

5. Para os Diabéticos:

O chá de eucalipto auxilia a amenizar o açúcar no sangue. Indicado para uso sem excesso, não mais do que uma xícara de chá por dia.

6. Antiparasitário:

Tanto a decocção das folhas como o óleo essencial, expulsam os parasitas intestinais.

7. Antisséptico do Trato Urinário:

O chá de eucalipto combate a infecção por inibir o crescimento e a reprodução de bactérias, fungos e vírus que as provocam.

8. Dores Musculares e Esqueléticas:

Como um calmante e analgésico. Faça compressas de chá de eucalipto duas vezes ao dia nas áreas afetadas.

9. Para Feridas e Abscessos:

O forte efeito germicida do chá de eucalipto auxilia a curar feridas, queimaduras, úlceras e picadas de insetos. Despeje algumas gotas em um curativo e cubra a área afetada.

10. Ameniza da Tosse:

Para soltar o catarro e aliviar os pulmões, pode ser colocado em compressa no peito com chá de eucalipto.

11. Para Fadiga Mental:

chá de eucalipto acelera o sistema nervoso e favorece a concentração. Combinado com limão em um difusor aromático, o chá de eucalipto é ideal para esgotamento mental e apatia.=

12. Trata Doenças Respiratórias:

Benefícios do Chá de Eucalipto

Graças às propriedades expectorantes e descongestionantes do eucalipto, o chá dessa planta é um dos melhores aliados ao tratamento natural das doenças respiratórias tais como tosse, bronquite, gripes, resfriados, sinusite e até mesmo pneumonia.

A razão disso é que o chá de eucalipto inibe a formação do muco nos pulmões, favorecendo também a eliminação desse muco e desobstruindo as vias nasais.

13. Ajuda Tratar Infecções Urinárias:

Em virtude das substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas presentes nesta planta, o consumo do chá dela está associado à prevenção e tratamento de infecções urinárias que geralmente causam forte ardor e cheiro forte ao urinar.

Este chá atua justamente na causa do problema, ou seja, as bactérias causadoras da infecção, eliminando-as dos rins e da corrente sanguínea.

14. Elimina Parasitas Intestinais:

O chá de eucalipto também é rico em propriedades vermífugas. Justamente por isso, ele é capaz de eliminar os parasitas que se alojam principalmente no intestino.

15. Diminui a Glicose no Sangue:

chá de eucalipto contribui para a diminuição dos níveis de glicose na corrente sanguínea, fator crucial para o controle do diabetes.

16. Ajuda a Emagrecer:

Pelo fato de este chá ajudar o organismo na eliminação do excesso de gordura e açúcar, ele naturalmente favorece o emagrecimento, sendo item essencial em qualquer dieta.

17. Diminui a Fadiga Física e Mental:

Em virtude do aroma fresco e relaxante dessa planta, tanto o O chá de eucalipto quanto o óleo contribuem para a sensação de bem-estar físico e mental, sendo muito usado inclusive nos tratamentos de aromaterapia.

18. Auxilia na Cicatrização da Pele:

Devido às propriedades antissépticas dessa planta, o eucalipto, seja por meio de chá ou loção, auxilia na cicatrização de ferimentos na pele, atuando tanto na higienização quanto nas causas do problema, que geralmente estão associadas a inflamações.

19. Ajuda Tratar Dores Musculares:

Não é por acaso que diversos produtos fabricados pela indústria farmacêutica para o tratamento de dores musculares contêm eucalipto.

O motivo é que essa planta é rica em propriedades analgésicas, aliviando até mesmo intensas dores musculares.

20. Alivia os Sintomas do Reumatismo:

Graças às substâncias analgésicas e anti-inflamatórias do chá de eucalipto, ele é de grande valia para amenizar os principais sintomas das doenças reumáticas: dores e inchaços nas articulações.

21. Alivia a Dor de Garganta:

Também em virtude das propriedades anti-inflamatórias e refrescantes dessa planta, o chá de eucalipto atua no alívio da dor de garganta, combatendo as bactérias causadoras da infecção/inflamação e favorecendo o hálito.

22. Favorece a Saúde Bucal:

Além de atuar no alívio da dor de garganta, essa planta é muito eficaz para a saúde bucal, já que ela mata bactérias e demais agentes responsáveis por provocarem infecções, cáries, tártaros, placas bacterianas etc.

Como Fazer o Chá de Eucalipto?

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas picadas de eucalipto;
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo:

  • Colocar as folhas de eucalipto em uma xícara vazia;
  • Colocar a água para esquentar e, assim que começar a ferver, desligar o fogo e despejá-la na xícara com as folhas e eucalipto;
  • Abafar a xícara e deixar o chá descansando de 5 a 10 minutos;
  • Coar e beber logo em seguida.

Obs.: no caso de consumir este chá para o tratamento de gripes, resfriados, dor de garganta ou para combater a fadiga, recomenda-se adoçá-lo com 1 colher (sopa) de mel.

Como Tomar Chá de Eucalipto?

Benefícios do Chá de Eucalipto

Recomenda-se ingerir de 2 xícaras desse chá diariamente até que os sintomas da doença a ser tratada desapareçam.

No caso de utilizá-lo em banhos ou em contato com a pele, deve sempre lembrar de deixá-lo em temperatura ambiente, evitando queimaduras.

É importante ressaltar que as folhas de eucalipto são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias fitoterápicas.

Contraindicações:

Embora ele ofereça diversos benefícios para a saúde, este chá não é recomendado para:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Pessoas alérgicas às folhas de eucalipto.

Obs.: pessoas que fazem uso de medicamento contínuo ou que sofrem de hipertensão ou outros tipos de problemas no coração deverão obrigatoriamente informar o médico antes de iniciar o consumo desse chá.

Efeitos Colaterais:

Quando utilizado de forma inadequada ou em exagero, o consumo do chá de eucalipto pode causar:

  • Dermatite;
  • Dificuldade para respirar;
  • Palpitações ou taquicardia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *