Início » Benefícios do Chás » Chá de tamarindo – o que é, benefícios e como usar!

Chá de tamarindo – o que é, benefícios e como usar!

cha de tamarindo

O chá de tamarindo provém de uma fruta do tamarindeiro, é uma árvore que pode chegar a alcançar 30 metros de altura em sua fase adulta. Além disso, ele dá origem a um fruto chamado tamarindo, que é nativo da África do Sul e pode ser cultivado nas regiões subtropicais do continente africano, no sul da Ásia, na América do Sul e no Caribe.

cha de tamarindo
chá de tamarindo

O que é chá de tamarindo?

O chá de tamarindo é preparado a partir das folhas de tamarindo que pode ser utilizado para melhorar a função biliar e a função hepática (do fígado), para auxiliar problemas febris e para amenizar a prisão de ventre e as dores que surgem em decorrência da artrite.

Porém, como não foram apresentados embasamentos para esses efeitos. Além disso, consulte o seu médico antes de utilizar o chá para auxiliar qualquer um desses problemas, como forma de garantir que o efeito realmente seja benéfico e não traga prejuízos.

A ingestão do chá pode contribuir com essas mesmas condições. Além disso, se resolver fazer o uso do cataplasma para ajudar a tratar qualquer um dos problemas mencionados no parágrafo acima, consulte o seu médico para saber se isso realmente é adequado para o seu caso e que não te fará mal.

Valor Nutricional do chá de tamarindo:

O chá de tamarindo possui uma quantidade importante de Vitamina E, Vitamina C e do complexo B. Além disso, elementos orgânicos com ação antioxidante e anti-inflamatória; Ferro, Cálcio, Manganês, Potássio e fibras.

São cinco calorias a cada frutinha; uma porção de 100 g contém 5,1 g de fibras, 2,8 g de proteínas e 0,6 g de gorduras. Agora, veja os

Benefícios do chá de tamarindo para saúde:

1. Melhora as funções digestivas, biliares e hepáticas:

Facilita todo processo digestivo através da estimulação do suco gástrico. Além disso, a bebida ainda ajuda a bile a dissolver de maneira mais eficiente todo o alimento ingerido.

2. Protege o organismo de infecções:

O chá de tamarindo possui Vitamina C que protege o corpo de infecções por bactérias, além disso, possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que deterioram as células boas e as transformam em células doentes. As folhas dessa árvore possuem nutrientes importantes para garantir uma boa saúde.

3. Ajuda no controle da pressão arterial:

Ajuda a diminuir a pressão arterial, por isso, a bebida é indicada para hipertensos que desejam manter os níveis saudáveis para evitar ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

4. Trata artrite:

Além disso, o poder anti-inflamatório do chá de tamarindo combate as dores nas articulações ocasionadas pela artrite, problemas de reumatismo e gota.

5. Mais saúde bucal:

Esse problema é devido a falta de Vitamina C no organismo causando o sangramento nas gengivas e unhas. Além disso, o chá de tamarindo pode ajudar a amenizar os sintomas, pois as folhas contêm uma boa quantidade dessa vitamina. Além disso, é um remédio natural para diminuir dores nos dentes e a halitose.

6. Alivia os sintomas da TPM:

O efeito analgésico age no organismo feminino nos períodos menstruais e combate os incômodos causados pelas alterações hormonais como cólicas, dores de cabeça e cansaço.

7. Ameniza a febre causada pela malária:

Estudos apontam que o chá de tamarindo pode ajudar a reduzir a febre causada pela malária, uma doença infecciosa transmitida por mosquitos.

8. Para gordura no fígado:

A gordura no fígado é conhecida como esteatose hepática e é caracterizada pelo ” fígado gordo”. Além disso, o chá de tamarindo pode ajudar no tratamento devido o efeito descongestionante que as folhas contém.

A bebida deve ser aliada a uma alimentação mais saudável e exercícios físicos para garantir melhores resultados.

Como fazer o chá de tamarindo:

beneficios do cha de tamarindo
benefícios do chá de tamarindo

Com tantos benefícios para saúde, certamente você ficou muito curioso para saber como fazer essa bebida que promete o bem-estar e o livramento de diversas doenças. Além disso, aprenda a fazer o chá de tamarindo:

Ingredientes:

  • 30 gramas de folhas secas de Tamarindo.
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Ferva a água;
  • Adicione as folhas de tamarindo e deixe descansar por 5 minutos;
  • Coe e beba;
  • Tome o chá de tamarindo 3 xícaras ao dia.

Para quem deseja apreciar ainda mais os benefícios do chá de tamarindo, pode-se utilizar a polpa para fazer sucos.Além disso, o fruto possui grandes benefícios para controlar o açúcar no sangue, ideal para diabéticos.

Efeitos colaterais:

Foram encontradas informações sobre efeitos colaterais do uso em excesso da fruta tamarindo como:

  • Interações medicamentosas com anticoagulantes, fármacos antiplaquetários, aspirina, ibuprofeno, naproxeno e outros anti-inflamatórios;
  • Pode dar hipoglicemia em pacientes diabéticos;
  • Reações alérgicas;
  • Refluxo;
  • Estreitamento dos vasos sanguíneos;
  • Pode provocar reações alérgicas;
  • Interage com antibióticos;
  • Pode causar pedras na vesícula.

Contraindicações:

O uso de produtos naturais em excesso pode causar malefícios a saúde, como existem estudos inconclusivos sobre as contraindicações do chá de tamarindo, é importante consultar um médico se estiver grávida ou amamentando.

Se tiver for diabético ou ingerir algum dos medicamentos citados nos efeitos colaterais como antibióticos, anticonvulsivantes, anti-inflamatórios e fármacos para coagulação sanguínea.

Outro ponto importante é certificar-se de que as folhas utilizadas para o preparo da bebida são de boa qualidade e boa procedência, não se encontram infectadas ou sujas e que estejam bem limpas e higienizadas.

Além disso, caso venha a experimentar algum tipo de efeito colateral ao consumir o chá, procure imediatamente a ajuda médica para saber como deve proceder.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe um comentário