Chá de Verbasco – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Chá de Verbasco – O que é, Benefícios e Como Usar
4.9 (98.57%) 14 vote[s]

Chá de Verbasco – O que é, Benefícios e Como Usar que todos precisamos conhecer. Além disso, o verbasco, de nome científico Verbascum phlomoides, é uma planta com propriedades medicinais, também popularmente conhecida por vários outros nomes, tais como: verbasco-flomoide, barbasco, barbasco-do-brasil, barrasco, calça-de-velho, carro-santo, cezarinha, vassoura, vassourinha, verbasco-brasileiro, verbasco-do-brasil, dentre outros.A planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e, ainda, em algumas feiras livres.

Chá de VerbascoO que é Chá de Verbasco:

O chá de verbasco é feito a partir da planta verbasco e é utilizado para auxiliar no combate de complicações digestivas, como, por exemplo: a diarreia, prisão de ventre, hemorroidas e infecções da bexiga. Também pode ser usada nos casos de vermes intestinais.

Por conter propriedades anti-espasmódicas, o verbasco auxilia no alívio das cólicas menstruais e dores de estômago que estão ligados ao desconforto e complicações gástricas. Por ter propriedade sedativa, essa planta também produz inúmeros benefícios, que são bastante úteis no caso de insônia e ansiedade. Agora, confira Os Benefícios do Chá de Verbasco:

1. Saúde Digestiva:

O chá de verbasco auxilia o tratamento de diversos problemas digestivos como prisão de ventre e diarreia, além de poder contribuir com a eliminação de vermes intestinais.

2. Combate a Insônia:

Podemos considerar que a planta medicinal pode auxiliar a combater a insônia devido ao fato de que ela é dotada de propriedades sedativas, podendo assim melhorar a qualidade do sono.

3. É Calmante:

Por conta de seu efeito calmante, o chá de verbasco também pode ajudar a lidar com casos de ansiedade.

4. Saúde da Pele:

Quando o chá de verbasco que é obtido a partir do verbasco é aplicado na pele, obtém-se um alívio do desconforte de regiões irritadas por conta de problemas como erupções cutâneas, queimaduras, cortes e bolhas.

5. Problemas Respiratórios:

A planta medicinal é bastante utilizada para o tratamento de problemas respiratórios. Isso inclui a asma, a bronquite, a tosse seca, a amigdalite e a rouquidão.

chá de verbasco possui um extrato que contém ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a diminuir o muco e a aliviar a inflamação da garganta.

6. Auxílio ao Tratamento de Gripes e Resfriados:

Devido ao fato de apresentar propriedades expectorantes e antibacterianas, acredita-se que a planta medicinal possa colaborar com o tratamento de gripes e resfriados, principalmente nos casos em que tiver congestionamento.

7. Propriedades Antiespasmódicas:

O fato do chá de verbasco ser dotado de propriedades antiespasmódicas faz com que a erva possa contribuir com o tratamento das cólicas menstruais e das dores de estômago que aparecem em decorrência do desconforto gástrico.

8. Infecções de Ouvido:

Acredita-se que o chá de verbasco possa contribuir com o tratamento das infecções de ouvido. Tal benefício é atribuído às propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas da planta medicinal.

Entretanto, antes de utilizar o ingrediente para esta finalidade, não deixe de consultar o médico de sua confiança.

9. Contribuição com o Tratamento da Tuberculose:

chá de verbasco é utilizado como parte do tratamento para a condição desde o século 16. Conforme a publicação, um experimento do século 19, realizado em Dublin, na Irlanda, apontou que a utilização do chá de verbasco melhorou os sintomas de seis entre sete pacientes diagnosticados com a doença.

10. Fonte de Vitaminas:

A planta medicinal possui diversas vitaminas em sua composição – Vitamina B2, Vitamina B5, Vitamina B12 e Vitamina D.

11. Alívio da Bursite:

Chá de Verbasco

A doença é caracterizada pela inflamação das bursas, bolsas cheias de fluidos que amortecem os ossos, tendões e músculos perto das articulações. Ao molhar um pano limpo com chá quente de verbasco e aplicar nas áreas afetadas pela doença, é possível reduzir a inflamação.

A receita ainda serve como um remédio natural para tratar as dores nos ossos e nas articulações.

12. Ação Desinfectante:

chá de verbasco ainda é uma erva com potencial desinfectante, que pode ajudar a tratar infecções no cólon, no trato urinário e nos rins.

13. Combate as Bactérias:

De acordo com o que pesquisadores da Universidade Clemson nos Estados Unidos afirmaram ter descoberto, os extratos da planta medicinal apresentam eficiência contra diversas bactérias causadoras de doenças.

Receita do Chá de Verbasco:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa do verbasco
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

  • Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue.
  • Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos.
  • Em seguida, é só coar e beber.

Recomendação: Beber de 2 a 3 xícaras do chá de verbasco ao dia.

Contraindicação:

As reações colaterais são raridade. O chá de verbasco não é indicado para mulheres gestantes ou que estão amamentando.Um dos sintomas da alergia são as coceiras nas mãos, nos braços e também no pescoço.

Antes de ingerir medicamentos naturais, é importante consultar um médico especializado. Além de você ficar sabendo mais sobre a doença, ele irá te informar a dosagem correta para os medicamentos naturais ou não que você for consumir.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *