Chá de Carqueja – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Chá de Carqueja – O que é, Benefícios e Como Usar
4.4 (88%) 10 vote[s]

Chá de Carqueja – O que é, Benefícios e Como Usar que todos devemos saber. Além disso, o chá de carqueja pode até não ser sua primeira opção para o lanche da tarde. No entanto, vale a pena conferir os benefícios da bebida. É que a planta tem propriedades medicinais e ajuda, inclusive, a emagrecer.

Chá de Carqueja

O que é Chá de Carqueja?

O chá de carqueja é feito a partir da planta Carqueja, sendo que as pessoas usam as partes da mesma que crescem acima da terra para as aplicarem como remédio natural para debelar alguns problemas de saúde. Nesse sentido, as pessoas têm usado esta erva para consumo ou para aplicação na pele, devido aos seus potenciais benefícios para a saúde. Agora, veja Os benefícios do Chá de Carqueja Para Saúde:

1. Protege o Fígado:

O chá de carqueja possui ação hematoprotetora. A explicação está nos flavonoides, especialmente a hispidulina. Essas substâncias também atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres – que, em excesso, contribuem para o envelhecimento precoce.

2. Possui Função Anti-inflamatória:

Outros compostos encontrados na erva são as saponinas. Seu efeito anti-inflamatório auxilia no equilíbrio dos sistemas corporais. Uma das consequências positivas é a diminuição nos níveis de colesterol.

3. Ajuda na Digestão:

Essa planta medicinal ainda protege o estômago. Ela pode diminuir a secreção gástrica, cujos altos níveis estão associados a úlceras, além de funcionar como analgésico e digestivo.

4. Ajuda a Emagrecer:

Não bastassem todos os benefícios do chá de carqueja, ele também pode ser aliado da dieta. Por ser diurético e termogênico, ajuda a eliminar líquidos e a acelerar o gasto energético do corpo. No mais, reduz a absorção de carboidratos, sendo benéfico até mesmo para o controle do diabetes.

5. Ameniza a Acne:

Ao se ferver as raízes desta planta em água, esta preparação pode ajudar a amenizar os sinais da acne, quando for diretamente aplicada nas áreas afetadas.

6. Beneficia o Sistema Nervoso:

Esta planta beneficia o sistema nervoso e, além disso, como tem propriedades calmantes, pode também relaxar a pessoa em questão.

7. Controla a Hipertensão:

Esta erva tem componentes que podem ajudar as pessoas apoquentadas por sintomas da hipertensão a controlar os mesmos.

8. Acelera o Metabolismo:

Algumas substâncias presentes no chá de carqueja, as flavonas por exemplo, são as responsáveis por acelerar o nosso metabolismo. Com o metabolismo acelerado o nosso organismo queima mais calorias e consequentemente usa parte da gordura como forma de energia, nos ajudando a eliminar a gordura localizada.

Outros Benefícios do Chá de Carqueja Para Saúde:

  • Combate à gastrite;
  • Redução do colesterol;
  • Controle do diabetes;
  • Combate à amigdalite, faringite, asma e bronquite asmática;
  • Eliminação de vermes intestinais;
  • Alívio de problemas gastrointestinais;
  • Combate à má circulação;
  • Combate ao reumatismo;
  • Eficaz nos regimes de emagrecimentos.

Como Usar o Chá de Carqueja Para Emagrecer?

Chá de CarquejaAgora vou te mostrar como tomar a chá de carqueja para emagrecer, mas vale lembrar que não adianta só tomar o chá de carqueja para emagrecer. É preciso fazer exercícios físicos e também ter uma alimentação saudável pois nem a carqueja nem nenhuma outra coisa faz milagres para perder peso.

A forma mais comum e também a mais eficiente de usar a carqueja para emagrecer é na forma de chá, mas eu vou mostrar vários jeitos de usar os tipos de carqueja que ajudam a emagrecer.

Receita de Chá de Carqueja Para Diabetes:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de Carqueja picadas;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de Preparo:

  • Despeje água fervente sobre as folhas e deixe em infusão por alguns minutos.
  • Espere amornar e consuma até seis xícaras por dia.
  • Enquanto consumir esse chá, controle os índices glicêmicos, pois pode ser que ocorra quedas bruscas levando à hipoglicemia.

Contraindicações e Efeitos Colaterais:

Embora existam todos esses pontos positivos, não adianta exagerar na dose e esperar que o chá funcione como um elixir de cura. O excesso pode trazer complicações.

A exposição prolongada à Baccharis trimera eleva o risco de toxicidade. Outros efeitos colaterais incluem hipotensão e queda na imunidade do organismo.

Por esse motivo, o chá de carqueja deve ser evitada por pacientes com pressão baixa ou por hipertensos que façam usos de medicamentos para controlar essa condição. A erva também pode reagir com remédios inibidores de síntese de proteína.

Grávidas devem tomar cuidado, pois essa infusão aumenta as chances de abortos. A mesma precaução, por fim, vale para indivíduos com hipoglicemia (baixos índices de açúcar no sangue).

Portanto, vá com calma, na hora de tratar seu mal-estar com um chazinho. Se os sintomas continuarem, procure um médico para avaliar as causas do desconforto e buscar alternativas de tratamento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *