Chá de Groselha Negra – O Que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Chá de Groselha Negra – O Que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (94.44%) 18 votes

Chá de Groselha Negra – O Que é, Benefícios e Como Usar de maneira correta as propriedades dessa fruta que é rica em vários nutrientes. Alem disso, o nome científico da groselha negra é Ribes nigrum. Ela pertence à família das groselheiras e pode ser plantada em qualquer jardim.

cha de groselha negra

Seu fruto é muito utilizado para sucos e receitas doces e suas folhas e raízes também são amplamente utilizadas em bebidas fitoterápicas.

Entre os princípios ativos presentes nas diversas partes da groselha estão ácidos, betacaroteno, ferro, riboflavina, taninos, vitamina C e B6, entre outros.

Pela sua composição, a groselha negra é antirreumática, antigripal, diurética, vasoprotetora, digestiva.

Benefícios da Groselha Negra:

A ingestão da fruta ajuda a retardar o processo de envelhecimento celular, previne os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM) e da menopausa, diminui a celulite, ajuda a fortalecer os cabelos e favorece seu crescimento, previne e trata doenças inflamatórias como a artrite, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão dos alimentos.

Graças aos benefícios que a fruta traz para o intestino e aos seus poderes diuréticos, a groselha negra geralmente é usada por quem deseja perder os quilinhos extras.

Se você pretende usar o alimento para esse fim, procure a consulta de um nutricionista e a realização diária de exercícios físicos.

Receita do Chá de Groselha Negra:

Ingredientes:

  • 60g de folhas de groselha negra;
  • 1 litro de água;

Modo de Preparo:

  • Coloque a água para ferver e acrescente as folhas da planta. Espere ferver, desligue o fogo e abafe o recipiente por dez minutos.
  • Procure tomar 200 ml da bebida 3 vezes ao dia. Chá de groselha negra: propriedades e benefícios

Efeitos Colaterais:

Gestantes e pessoas com problemas com redução da atividade cardíaca ou renal devem evitar o consumo das folhas da groselha negra.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *