Chá de Cravo – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Chá de Cravo – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (94.29%) 7 vote[s]

Chá de Cravo – O que é, Benefícios e Como Usar que todos devemos saber. Além disso, você gosta de usar o cravo da índia para aromatizar suas sobremesas? É uma das especiarias mais utilizadas na elaboração de diferentes pratos, mas aos poucos se conhecem suas propriedades medicinais, especialmente seu grande poder como antibiótico natural.

Chá de CravoTer uma alimentação saudável é o foco de muitas pessoas, mas para tirar o máximo proveito das propriedades de cada alimento é importante saber o que ele poderá proporcionar. A inclusão de chás na dieta oferece diversos benefícios para a saúde, podendo evitar doenças e dar ao corpo nutrientes necessários para o bom funcionamento.

O chá de cravo, por sua vez, é uma boa opção para os amantes da culinária natural e pode ajudar a melhorar a sua saúde. Conheça os benefícios dese chá e veja se você pode incluir a bebida na dieta.

O que é Chá d Cravo da Índia:

O chá de cravo é feito a partir da infusão do cravo da índia da índia em água quente. Ele pode ser encontrado em supermercados e é conhecido pelo seu cheiro característico. Quando transformado em chá, as propriedades medicinais do cravo tendem a se manifestar de maneira intensa, sendo essa a melhor forma de se beneficiar.

Esse chá também é um dos chás mais exóticos e com um odor bastante característico. Diferentemente de outros chás muito amargos, essa é uma boa opção para quem quer se cuidar de uma maneira mais agradável do que com outras opções. Agora veja Os Benefícios do Chá de Cravo Para Saúde:

1. Antisséptico:

O chá de cravo é utilizado para eliminar parasitas internos e externos, como a sarna e a solitária.

2. Analgésico:

O chá de cravo para a dor de dente é um remédio caseiro muito utilizado desde sempre. Consiste em gargarejar o chá de cravo por alguns segundos.

3. Bactericida:

O chá de cravo é uma planta medicinal muito boa para eliminar as bactérias que causam a placa dental, podendo te produzir cáries e manchas nos dentes.

4. Antifúngico:

É um remédio natural muito eficaz para eliminar o mau cheiro nos pés, produzido na maioria das vezes por fungos.

5. Antiviral:

Tem a capacidade para combater a malária, a tuberculose e o cólera.

6. Combate a Acne:

Graças às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, compressas de chá de cravo podem ser utilizadas como aliadas para acabar com as espinhas e ajudam a eliminar microrganismos que podem infectar a área.

7. Alivia Dores Musculares:

Em função de seu efeito analgésico, o chá de cravo gelado também pode ser utilizado, em compressas, para aliviar dores em músculos e articulações. Além de anestesiar a área, o líquido ajuda a desinchar hematomas e lesões.

8. Bom Para a Pele:

Consumir o chá de cravo pode melhorar a aparência da sua pele e isso se deve à presença do eugenol que é um antisséptico natural e que ajuda a amenizar as marcas de acne da pele.

9. Remédio Natural Para Dores de Cabeça:

Esse chá possui ação analgésica e é um remédio natural para dores de cabeça e enxaquecas. Além disso, a bebida pode aliviar dores de dente já que ajuda a causar um alívio muscular.

10. Ajuda a Limpar o Pulmão:

O chá de cravo também ajuda a limpar o pulmão devido à ação expectorante, sendo excelente para quem está com tosse ou presença de muco.

11. Combate Inflamações:

Chá de Cravo

Consumir o chá de cravo ajuda a combater inflamações e abaixar a febre. É excelente para quem sofreu algum tipo de queimadura e esse chá ainda proporciona melhora no sistema imunológico.

Receita de Chá de Cravo:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de cravos;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Em um recipiente, coloque a água e os cravos e leve ao fogo.
  • Quando levantar fervura, desligue, tampe e deixe por mais 10 minutos, deixando amornar.
  • Coe e consuma em seguida.

Como Tomar o Chá de Cravo Para Emagrecer?

O ideal é consumir no máximo três xícaras ao dia. Pode ser consumido em jejum ou meia hora antes das refeições principais, pois ajuda a inibir o apetite. Pode ser acrescentado gengibre, canela ou ervas como hibisco, camomila e hortelã, que podem trazer mais sabor e potencializar os efeitos benéficos do chá.

Cuidados:

O chá de cravo não deve ser consumido por gestantes, pois possui ação que provoca contrações uterinas, podendo levar ao aborto natural. Não é recomendado o seu uso durante o parto, pois pode causar dores intensas de contrações nas mulheres.

Mulheres em fase de amamentação também devem evitar, bem como crianças menores de 6 anos ou pessoas com problemas gastrointestinais ou problemas neurológicos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *