Benefícios do Chás

35 benefícios do chá de boldo para saúde!

quais os benefícios do chá de boldo?

As propriedades antioxidantes do chá de boldo o situam como uma substância potencialmente útil em muitas doença relacionada a radicais livres. Além disso, o chá de boldo possui muitas propriedades que beneficiam nosso corpo de modo geral. O chá de boldo uma ótima alternativa para ajudar no funcionamento do fígado, sendo útil depois de um dia de exageros, excesso de álcool ou consumo de muitos alimentos gordurosos porque ele contém uma substância chamada lactona que auxilia na digestão das gorduras ingeridas.

quais os benefícios do chá de boldo?
quais os benefícios do chá de boldo?

Esta erva particular, muitas vezes chamada de Boldo, é indígena da América do Sul e também está presente em nações, como Chile, Peru e Bolívia.

Propriedades:

Na sua fitoquímica estão presentes os óleos voláteis (guaieno, fenchona), flavonoides, os diterpenos (coleonol, forskolin), aos quais é dada a as principais características farmacológicas, sendo elas, hipotensiva, inotrópica positiva, cardiovascular, bronco-dilatadora, ativação da adenilato ciclase, inibição da agregação plaquetária (anti-metástase), antitumoral, antinociceptiva e anti-inflamatória.

Veja Também: Os 25 Benefícios do Chá das Folhas de Boldos Para….

Quais os benefícios do chá de boldo?

1. Combate problemas digestivos:

O Chá desta erva é extremamente eficaz na sedação de inflamação, especialmente aquelas em condições relacionadas com o Fígado, estômago, intestinos, juntamente com outras partes do sistema digestivo.

2. Combate a inflamação:

A inflamação causada pelo efeito colateral de drogas, uso excessivo de álcool ou mesmo narcóticos, alimentos duros e picante, qualquer doença ou qualquer elemento tóxico no corpo pode ser sedado usando o Chá desta erva.

3. Ajuda a diminuir o inchaço:

O Chá desta erva também ajuda a desinchar a barriga, combatendo os gases, porque é um ótimo digestivo, mas o aconselhável é toma-lo logo após o seu preparo, não adicionando açúcar, porque este fermenta e atrapalha a digestão.

4. Saúde do fígado:

Uma das grandes vantagens do Chá desta erva é o seu excelente efeito sobre a saúde do fígado. Este Chá energiza o lançamento da bile digestiva pelo fígado, que serve muitas funções essenciais como a facilitação da remoção de resíduos e toxinas através do fígado antes que eles sejam capazes de acumular e causar danos.

5. Ação anti-microbiana:

Devido à natureza extremamente venenosa, este Chá é muito potente como um agente antimicrobiano. Ele mata micróbios, assim como impede o seu crescimento.

o chá de boldo melhora a absorção dos alimentos
o chá de boldo melhora a absorção dos alimentos

6. Absorção de alimentos:

O uso deste Chá age como um suplemento para melhorar a absorção dos alimentos. Ativando a produção da bile pelo fígado, o Chá desta erva pode melhorar a repartição de alimentos para nutrientes.

7. Inibe a ação dos radicais livre:

Devido o seu alto teor de antioxidantes, o Chá desta erva combate com total eficacia a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo de diversas doenças.

Veja Também: Os 25 Benefícios do Chá das Folhas de Boldos Para….

8. Aumento da imunidade:

Ainda sobre os agentes antioxidantes encontrados neste Chá, este também auxilia no aumento de nosso sistema imunológico, ativando todas as nossas defesas drasticamente.

9. Previne o cansaço:

O Chá desta erva é também recomendado em banhos de imersão, para descarregar o organismo de cansaços, tanto físicos quanto mentais.

10. Combate ao estresse:

bastante parecido com o da hortelã, este Chá é conhecido como elevador do astral, e o seu cheiro pode ajudar a quem está estressado, triste ou deprimido.

11. Favorece a perda de gordura:

A forskolina presente nas ervas deste Chá, pode liberar ácidos graxos a partir do tecido adiposo, o que resulta em aumento da termogênese (geração de calor no corpo), resultando na perda de gordura corporal e, teoricamente, a massa corporal magra aumentada.

12. Para aliviar dores:

O Chá feito a partir das folhas do boldo é aplicado sobre furúnculos, entorses e inchaços dolorosos para alívio.

chá de boldo possui substancias antialérgicas
chá de boldo possui substancias antialérgicas

13. Combate alergias:

Este poderoso Chá, possui substancias antialérgicas, que auxiliam o corpo no combate e prevenção de todos os tipos de alergias.

14. Alivio de náuseas:

O Chá deito com as raízes e folhas do boldo é bastante eficiente para o alívio de náuseas.

15. Alivia espasmos intestinais:

Este excelente Chá caseiro é altamente recomendado para casos de gastrite, gonorreia, pois, facilita a evacuação do intestino ajudando no relaxamento de espasmos intestinais.

Veja Também: Os 25 Benefícios do Chá das Folhas de Boldos Para….

16. Tratar a asma:

A solução feita a partir do fervimento das suas raízes e de suas folhas em água é grandemente utilizado para tratar e prevenir a asma.

17. Alivia dores após o parto:

A Chá feito com as folhas secas do boldo alivia dores de garganta, febres e auxilia no tratamento de infecções da boca e da malária. Também é dado a mulheres grávidas após o parto para o alívio.

chá de boldo funciona como tratamento de convulsões
chá de boldo funciona como tratamento de convulsões

18. Tratamento de convulsões:

Estudos recentes revelaram que substancias encontradas em grandes quantidades neste Chá, apresentam propriedades que auxiliam no tratamento de convulsões.

19. Estimula o apetite:

Além de ajudar no tratamento de transtornos gastrointestinais, como diarreias, má digestão, gases e intestino preguiçoso, este Chá também serve como estimulante de apetite.

Veja no vídeo Abaixo, outros benefícios do chá de boldo para saúde:

20. Combater a insônia:

Este Chá também é útil nos casos em que há o excesso de ácido úrico no corpo e funciona como um ótimo estimulante do sono.

Outros benefícios do chá de boldo:

  1. Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
  2. Possui um efeito calmante.
  3. Ajuda na Diminuição dos gases.
  4. Auxilia no tratamento de problemas na vesícula biliar;
  5. Ajuda na Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas.
  6. Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano.
  7. Melhora o funcionamento do fígado;
  8. Auxilia na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
  9. Diminui a azia;
  10. Diminui os efeitos das bebidas alcoólicas;
  11. Auxilia no tratamento de gastrite;
  12. Ajuda no Auxílio no tratamento de gastrite.
  13. Alivia dos sintomas da intolerância alimentar;
  14. Diminui os gases;
  15. Tem efeito calmante.

Veja Também: Os 25 Benefícios do Chá das Folhas de Boldos Para….

Efeitos colaterais:

Apesar de todos estes benefícios, o boldo é contraindicado em caso de obstrução da vesícula biliar e durante a gravidez, especialmente nos primeiros 3 meses de gestação, porque ele pode provocar aborto ou causar malformações no feto.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] 5 folhas de boldo […]

  • […] como o Chá Verde, o Boldo entre outros ajudam no funcionamento do intestino, melhorando seu funcionamento, assim auxilia no […]

Deixe um comentário