Chá de Chia – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Chá de Chia – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96.67%) 6 vote[s]

Chá de Chia – O que é, Benefícios e Como Usar que precisamos ficar informados. Além disso, a chia é uma planta que tem origem na América do Sul, mas se espalhou facilmente pelo restante do mundo, principalmente pelas suas propriedades. Nesse âmbito, o chá de chia aparece como a forma mais comum de fazer uso da planta nos tratamentos.

Chá de ChiaPorém, muita gente ainda tem dúvidas a respeito da forma correta de prepará-lo. Antes de seguir com as indicações do preparo, é bom saber que cada tipo de organismo e doença que está em tratamento requer uma quantidade específica.

Entre os benefícios que podem ser vinculados a ingestão do chá de chia, o emagrecimento aparece como um dos principais. Mas, não é só nesse ponto que a chia pode ser usada pelo ser humano.

O que é Chá de Chia?

O chá de chia é feito da infusão da chia. Além disso, o chá de chia ajuda a regular a pressão dos vasos sanguíneos, proporcionando aumento na fluidez sanguínea. Essa ação faz com que a pressão arterial se mantenha em níveis normais. A chia elimina o inchaço, aliviando problemas de retenção de líquido.

O chá de chia também pode ser uma saída para quem tem algum tipo de alergia alimentar. “Por consumir mais cálcio do que o próprio leite, quem tiver problemas com intolerância a lactose pode substituir o ingrediente pela chia”, afirma a nutricionista.

Valor Nutricional do Chá de Chia:

O chá de chia possui em sua composição várias vitaminas do complexo B, além de minerais, como Zinco, Cobre e Potássio. Outra substância que também aparece com ênfase na chia são as fibras.

Só para se ter ideia, na composição total da chia, 40% são fibras. No bem-estar do corpo, essa substância melhora o trânsito intestinal, aliviando os problemas de prisão de ventre.

O grão possui o Ômega 3 em alta quantidade. Uma porção de 100 gramas de chia equivale a 400% de necessidade diária do corpo pelo Ômega 3. Ou seja, a chia possui oito vezes mais Ômega 3 do que um pedaço médio de salmão.

Para que Serve Chá de Chia?

Os benefícios do chá de chia estão relacionados ao emagrecimento e também à prevenção de doenças. A chá de chia pode tanto ajudar a emagrecer como diminuir o inchaço do corpo, melhorar a aparência da pele, equilibrar níveis de colesterol, evitar a pressão alta e combater o câncer.

O chá de chia tem o efeito de causar sensação de saciedade ao ser ingerida pelo organismo e diminuir o apetite. Ela é altamente rica em fibras, o que auxilia no funcionamento do aparelho digestivo e melhora o trânsito intestinal.

Além disso, ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim o aumento da pressão arterial. Também tem papel fundamental para garantir a saúde do coração, ao reduzir os níveis de colesterol ruim.

A chá de chia ajuda diretamente na eliminação do inchaço, aliviando problemas de retenção de líquido. A semente e folhas de chia também ajudam a melhorar a pele ao eliminar toxinas do organismo. Por ser rica em Cálcio, Magnésio e Ferro, também atua melhorando o humor e a saúde dos ossos, combatendo estresse e melhorando o tecido muscular.

Outros benefícios do Chá de Chia:

Chá de Chia

  • Controla glicemia sanguínea e o colesterol ruim;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Limpeza e proteção do intestino;
  • Melhor formação óssea e aumento da imunidade do corpo.

Como Preparar Chá de Chia:

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de chia;
  • 1 Limão;
  • 3 Ameixas secas;
  • 200 ml de água.

Modo de Preparo:

  • Pela noite deixe de molho em um copo com 200 ml de água, 1 colher de chá com chia e as 3 ameixas secas.
  • Na manhã seguinte como as ameixas e deixe separada a água com chia, esprema 1 limão e adicione o sumo de fruta na água.
  • Mexa bem todos os ingredientes com uma colher e consuma a água em seguida em pequenos goles, por isso estimula o processo de digestão.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *