Início » Benefícios do Chás » Chá de zimbro – o que é, benefícios e como usar!

Chá de zimbro – o que é, benefícios e como usar!

cha de zimbro

O chá de zimbro provém do zimbro é o nome popular dado ao arbusto Juniperus communis, que é encontrado geralmente na Europa, sendo originário de regiões como Noruega e Rússia, na Ásia e na América do Norte. Ele também é conhecido como fruto de genebra, genebreiro, junipo, junípero e zimbrão.

cha de zimbro
chá de zimbro

A planta produz frutos arredondados parecidos com a uva e suas sementes são aproveitadas na preparação de temperos devido ao seu sabor marcante. O óleo retirado das sementes do zimbro ainda é utilizado na bebida alcoólica gin, dando seu aroma e sabor característicos.

O que é chá de zimbro?

O chá de zimbro é feito a partir da planta chamada de Zimbro, que é uma pequena planta medicinal e, ao mesmo tempo, utilizada na decoração por causa de sua forma de cone, flores e frutos. É utilizado para melhorar a digestão, entre outras aplicações internas e externas. Saiba mais nos próximos parágrafos!

O chá de zimbro favorece o funcionamento dos rins e a produção de urina, sendo parte de alguns tratamentos neste sentido ou em casos de dor de garganta, uma vez que conta com propriedade anti-inflamatória. É também antimicrobiano, antisséptico, diurético, relaxante e aromático.

O zimbro é chamado de Juniperus communis no meio científico. A planta é comum na Europa. Em seus frutos semelhantes à uva estão as sementes que servem de tempero ou aromatizantes. Delas, é extraído um óleo que dá o sabor e o aroma levemente doce do gin, bebida muito utilizada em drinques.

Benefícios do chá de zimbro:

1. Reduz o inchaço:

Por ser um chá com características diuréticas, o chá de zimbro consegue reduzir o inchaço de algumas partes do corpo onde temos um acúmulo de líquidos. Além disso, o chá de zimbro também consegue ajudar na redução da celulite já que ela nada mais é do que um tipo de inflamação do tecido cutâneo.

2. Tem ação anti-inflamatória:

Outro fator importante na redução do inchaço já que o edema é uma consequência da inflamação de alguma parte do corpo. Além disso, o chá de zimbro consegue atuar em demais processos inflamatórios como na acne e demais irritações da pele por ter propriedades antissépticas.

Por causa disso, o chá também é utilizada em feridas e demais lacerações da pele. Além disso, também ajuda a evitar o desenvolvimento do tétano.

3. Ajuda o sistema digestivo:

Quem tem problemas com a azia pode se beneficiar das propriedades do chá de zimbro. Além disso, a planta consegue reduzir a acidez do estômago sendo benéfica também para quem tem outros problemas como gastrites e úlceras. Desta forma, o chá pode ser usado como um coadjuvante no tratamento dessas doenças.

4. Auxilia nas doenças reumáticas:

A doença reumática ou reumatismo é uma doença que envolve articulações, ligamentos, músculos e tendões. Além disso, dentro das patologias reumatológicas, as mais conhecidas são a artrite reumatoide e a artrose. A primeira é uma doença de caráter inflamatório e, portanto, pode se beneficiar muito com o uso do chá de zimbro.

Se você sofre dessa patologia, consumir o chá de zimbro é uma ótima forma de aliviar os sintomas. Além disso, lembrando que a artrite é uma doença que não tem cura, os medicamentos e tratamentos alternativos utilizados são para aliviar os sintomas.

Outros benefícios do chá de zimbro para saúde:

  • Previne a pneumonia;
  • Ajuda na limpeza do sangue;
  • Alivia a indigestão;
  • Desintoxica os rins;
  • Combate varias doenças;
  • Auxiliar na digestão;
  • Evitar inchaço;
  • Alivia cólicas.

Como fazer chá de zimbro:

beneficios do cha de zimbro
benefícios do chá de zimbro

A bebida é preparada com os frutos do zimbro em pó, um produto que pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de pó de zimbro;
  • ½ l de água.

Modo de Preparo:

  • Misturar o zimbro em pó com a água em um recipiente que possa ir ao fogo;
  • Deixar ferver durante cinco minutos. Depois, abafar o recipiente e esperar o líquido ficar morno;
  • Assim que ele ficar em uma temperatura apropriada para o consumo, servir-se.

Contraindicações:

Use a planta de forma moderada pois ela é tóxica e pode trazer problemas para sua saúde caso seja utilizada de forma incorreta. Além disso, por exemplo, usar o zimbro por muito tempo pode resultar em problemas renais, portanto, fique atento.

Alguns grupos não devem fazer nenhum uso da planta como, por exemplo, pessoas que já possuem doenças renais como a nefrite inflamação dos néfrons. Além disso, gestantes também não devem fazer uso da planta.

Antes de começar a tomar o chá ou usar o zimbro de qualquer outra forma, consulte o seu médico para saber se isso é possível. Além disso, a combinação da planta com medicamentos pode resultar numa interação que não seja positiva para você. Você já tomou o chá de zimbro? Conte pra gente como foi a sua experiência!

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário