Chá de Chapéu de Couro – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Chá de Chapéu de Couro – O que é, Benefícios e Como Usar
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Chá de Chapéu de Couro – O que é, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o chapéu de couro que tem o nome científico Echinodorus grandiflorus, tem outros nomes, como: chá de aguapé, chá de erva do pântano, chá de campanha e chá mineiro.

Ele é muito comum em regiões do sudeste, principalmente em São Paulo e Minas Gerais. Essa planta herbácea é muito usada para fins medicinais, afinal tem efeitos diuréticos, anti-inflamatórios, depurativos, entre outros.

Quando atinge a “maturidade” o chapéu de couro pode chegar até mesmo a 1,5 metros de altura e suas folhas e flores podem ser utilizadas de maneira medicinal.

Benefícios do Chá de Chapéu de Couro:

  • É também utilizado para o tratamento do ácido úrico;
  • Combate inflamações, com sua propriedade anti-inflamatória;
  • Consegue dar alívio a dores;
  • É eficiente no trato dos problemas com a pele, tais como vitiligo;
  • Feridas e picadas de cobras podem ser tratadas com esse chá;
  • Trata problemas no estômago, como a estomatite;
  • Infecção urinária pode ser cuidada com esse chá;
  • Casos de artrite, reumatismo e arteriosclerose podem ser tratados também com esse chá;
  • O chá pode ser eficiente para controlar a pressão sanguínea.

Como Fazer o Chá de Chapéu de Couro?

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO:

Basta colocar 20 gramas das folhas em uma panela e colocar um litro de água para ferver até que fique em infusão por alguns minutos. Tampe a panela, deixe que esfrie, coe o chá e beba de 3 a 4 xícaras ao dia.

Efeitos Colaterais do Chá de Chapéu de Couro:

Apesar de terem sido realizados poucos estudos sobre o Chá de Chapéu de Couro, o chapéu de couro não apresentou efeitos tóxicos. Contudo, assim como é a história para todos os tratamentos naturais, a melhor saída é sempre procurar um profissional para dizer se o seu uso é indicado.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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