Chá de Sene – O Que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Chá de Sene – O Que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (91.11%) 9 vote[s]

Chá de Sene – O Que é, Benefícios e Como Usar esses beneficios dessa planta que traz vários beneficios para saude. Alem disso, o sene, cujo nome científico é Cassia angustifólia, é uma planta da família das Fabaceae, originária da Ásia Tropical, podendo ser encontrada no Oriente Médio, no norte da África e até no subcontinente indiano.

Cha de Sene

Desde os tempos primitivos, o sene é um medicamento conhecido, tendo sido usado pelos egípcios, árabes, gregos, romanos e indianos. Hoje, a planta está sendo cultivada em praticamente todas as regiões semiáridas do mundo.

Benefícios do Chá de Sene:

Um dos efeitos mais conhecidos do chá de sene é o seu poder laxativo que, apesar de ser bastante potente, tem um efeito um pouco mais lento de acontecer.

O resultado demora aproximadamente 10 horas para aparecer depois da bebida ser ingerida.

Segundo o biólogo e especialistas em plantas a sene tem um efeito laxante muito eficaz.

“Pessoas que sofrem de prisão de ventre e constipação intestinal costumam usar o sene para melhorar suas funções intestinais e isso realmente funciona”, revela.

O sene irrita as paredes do intestino e os princípios ativos da erva impedem que o órgão absorva água. O resultado são fezes cheias de água e, consequentemente, moles.

Receita do Chá de Sene:

Ingredientes:

  • 150 ml de água;
  • 1 colher (de café) de folhas secas ou de frutos secos de sene;

Modo de Preparo:

  • Coloque a água em uma panela e leve ao fogo.
  • Dois minutos depois, desligue o fogo e despeje a água fervida em uma xícara.
  • Acrescente as folhas ou frutos no recipiente e deixe abafado por aproximadamente cinco minutos.
  • Para não ocorrer danos à saúde, o consumo do chá de sene não deve ultrapassar sete dias seguidos.
  • Procure ingerir a bebida no período noturno, preferencialmente antes de dormir.

Efeitos Colaterais do Chá de Sene:

Consumir chá de sene em altas dosagens pode causar vômitos, perda de eletrólitos e de minerais, como o potássio e cólicas abdominais muito fortes.

A ingestão da bebida deve ser realizada esporadicamente e com cuidados, preferencialmente acompanhada de algum especialista.

A erva é muito forte e por isso nem todas as pessoas devem consumir o chá de sene. Aquelas que possuem intestino sensível ou sofrem de inflamações no órgão ou apendicite devem evitar a bebida natural.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *