Benefícios do Chás

Chá de sene – o que é, benefícios e como usar!

chá de sene

O chá de sene é um tratamento viável a curto prazo para a constipação. Além disso, ele também pode ajudar a tratar hemorroidas que ocorrem como resultado da constipação crônica, mas você deve consultar seu médico antes de usar.

Um dos efeitos mais conhecidos do chá de sene é o seu poder laxativo que, apesar de ser bastante potente, tem um efeito um pouco mais lento de acontecer. Além disso, o resultado demora aproximadamente 10 horas para aparecer depois da bebida ser ingerida.

Vale ressaltar que, as pessoas que sofrem de prisão de ventre e constipação intestinal costumam usar o sene para melhorar suas funções intestinais, pois a sene irrita as paredes do intestino e os princípios ativos da erva impedem que o órgão absorva água. O resultado são fezes cheias de água e, consequentemente, moles.

cha de sene
cha de sene

Benefícios do Chá de Sene:

1. Alivia a constipação:

O uso mais famoso desta erva é como laxante e purgativo. Sabe-se agora que os efeitos laxativos do Senna são devidos aos glicosídeos de antraquinona conhecidos como sennosídeos. Além disso, esses compostos estimulam as contrações intestinais que levam à rápida expulsão de resíduos.

A Sene também pode amolecer as fezes, ajudando o intestino grosso a absorver mais água e adicionando volume às fezes. Isso permite movimentos intestinais rápidos e suaves à medida que os resíduos passam pelo intestino grosso.

2. Limpeza do cólon:

Além disso, o chá de sene é frequentemente usado para limpar o intestino antes de testes de diagnóstico, como colonoscopias. Acredita-se que a limpeza do cólon melhore a absorção de nutrientes e apoie a saúde geral do cólon.

3. Anti-parasita:

A sene também funciona como um vermífugo eficaz para destruir parasitas e expulsar vermes do trato intestinal. Funciona melhor quando combinado com outras ervas anti-helmínticas (usadas no tratamento de lombrigas), como gengibre ou erva-doce.

No entanto, essas ervas aumentam a regularidade e reduzem a chance de cãibras intestinais devido à forte ação de Sena.

4. Saúde digestiva:

No caso de indigestão, chá de sene contém enzimas naturais que ajudam a restaurar as secreções de suco gástrico no estômago. Além disso, ela também usada na dosagem adequada por certos períodos de tempo, mostrou potencial na redução da irritabilidade no intestino, melhorando a digestão geral. Além de possui um composto anti-inflamatório resveratrol, que pode ajudar a aliviar a inflamação no trato gastrointestinal.

5. Saúde da pele:

As folhas de Senna contêm óleos essenciais e taninos que ajudam a aliviar a inflamação da pele. Com uma forte atividade antibacteriana, eles podem ser transformados em compressas que podem ser aplicadas em feridas e queimaduras.

Como fazer o chá de sene?

Ingredientes:

– 150 ml de água;
– 1 colher (de café) de folhas secas ou de frutos secos de sene;

Modo de Preparo:

  1. Em primeiro lugar, coloque a água em uma panela e leve ao fogo.
  2. Dois minutos depois, desligue o fogo e despeje a água fervida em uma xícara.
  3. Em seguida, acrescente as folhas ou frutos no recipiente e deixe abafado por aproximadamente cinco minutos.
  4. Para não ocorrer danos à saúde, o consumo do chá de sene não deve ultrapassar sete dias seguidos.
  5. Procure ingerir a bebida no período noturno, preferencialmente antes de dormir.

Quais são os efeitos colaterais de beber chá de sene?

Além disso, os efeitos colaterais comuns do senna incluem:

  • Dor ou desconforto abdominal.
  • Cólicas.
  • Diarreia.
  • Anormalidades eletrolíticas, incluindo baixo potássio (hipocalemia)
  • Atividade intestinal excessiva.
  • Golpe de dedo (uso a longo prazo)
  • Melanose coli.
  • Náusea.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário