Chá de Sempre Noiva – O Que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Chá de Sempre Noiva – O Que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 4 vote[s]

Chá de Sempre Noiva – O Que é, Benefícios e Como Usar essa receita do chá de sempre noiva para usufruir de todos os seus nutrientes. Alem disso, a sempre-noiva (Polygonum aviculare) é uma planta medicinal também conhecida como centonódia, erva-da-ferradeira, erva-da-muda, erva-da-saúde, erva-das-galinhas, erva-dos-pássaros, erva-dos-porcos, erva-nó, grama-de-capacho, grama-de-nó, língua-de-perdiz, nó-de-grama, persicária-sempre-noiva, sanguinária, sanguinha, sempre-noiva-dos-modernos, knotgrass, knotweed (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Polygonaceae.

cha de sempre noiva

Benefícios da Sempre Noiva Para Saúde:

A Polygonum aviculare é conhecida por suas propriedades analgésicas, adstringentes, anti-diarreicas, antipiréticas, coagulantes, curativas, diurética, expectorantes, hemostática, tônicas, vasoconstritoras e vermífugas.

É usado especialmente indicado em casos de bronquite, catarro diabetes, diarreia, gota, prisão de ventre, reumatismo e sudorese noturna.

O uso também é comum para o tratamento de bronquites, disenteria, distúrbios no pulmão, icterícia, pedras nos rins e vesícula e como regulador do fluxo menstrual.

Chá de Sempre Noiva:

O chá das folhas da centonódia é rico em propriedades medicinais. Para alcançar os efeitos desejados é necessário que o chá seja consumido cerca de 3 vezes ao dia.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas da planta sempre noiva;
  • 200 ml de água filtrada;

Modo de Preparo:

  • Coloque água no fogo e espere ferver;
  • Quando a água atingir este ponto jogue as folhas;
  • Desligue o fogo;
  • Tampe a panela e aguarde cerca de 10 minutos;
  • Coe e o chá estará pronto;

Além do chá, a planta também pode ser usada no preparo de banhos. Eles possuem efeitos agregados a cicatrização.

Para isso, a proporção indicada para o preparo é de 30 gramas da planta para cada litro de água. Dessa forma, basta pegar a planta verde, macerada e colocá-la sobre as feridas.

Efeitos Colaterais:

O uso é contraindicado para crianças, gestantes e lactantes. Pode causar fotossensibilidade em pessoas mais sensíveis.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *