Início » Benefícios do Chás » Chá de limonete – o que é, benefícios e como usar!

Chá de limonete – o que é, benefícios e como usar!

receita do cha de limonete

Chá de limonete serve para tratar varias doenças, mais você sabe o que é limonete? Também conhecida pelos nomes de cedrina, verbena e lúcia-lima, trata-se de uma planta medicinal originária da Argentina e do Chile e que também é produzida no Marrocos.

cha de limonete
cha de limonete

Suas folhas são utilizadas para o preparo de um chá, e é justamente sobre suas propriedades, benefícios e serventias que falaremos mais abaixo.

Benefícios do chá de limonete:

A partir de uma série de princípios ativos, o chá pode ser usada para tratar muitas doenças. Ela possui efeito antibacteriano, anticatártico, antiemético, antiespasmódico, carminativa, cardíaco, depressora do sistema nervoso central, descongestionante, digestiva, emenagoga, estomáquica, excitante, febrífuga, prolongadora do sono, sedativa e tônico.

Sendo assim ela pode ser usada para tratar afecções do coração, asma, bronquite, congestão nasal, diarreia e doenças nervosas.

Ela também acaba com dor de cabeça, dor de estômago, enxaqueca, febre, flatulência, gripe, hipocondria, inchaço dos olhos, infecção intestinal, melancolia, náusea, nevralgia, taquicardia, vômito, vertigem e zumbido no ouvido.

Receita do chá de limonete:

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de folhas de limonete;
  • 1 xícara de café de água quente;

Modo de Preparo:

  • Colocar as folhas de limonete na água quente;
  • Deixar abafar durante cinco minutos;

Efeitos colaterais:

Mulheres gestantes não devem consumir, tendo em vista que a planta possui propriedades que podem causar hemorragias e, por consequência, levar ao aborto.

A erva também não é considerada segura para as mamães que se encontram em processo de amamentação de seus bebês. É importante não exagerar na ingestão da bebida, porque o seu consumo em altas doses pode causar vômitos e irritar o aparelho digestivo. Outro motivo que merece cuidado em relação ao chá de limonete é que a erva possui efeito depressor em relação ao sistema nervoso central.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário