Benefícios do Chás

Os 30 benefícios do chá de gengibre para saúde!

o chá de gengibre ajuda no tratamento de gripes e resfriados

Descubra como o chá de gengibre pode começar a beneficiar incrivelmente a sua vida e o seu corpo e podendo ajudar a aliviar uma série de doenças. Além disso, o chá de gengibre possui muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. O chá de gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas (inclusive durante a gravidez ou quimioterapia), ajudar na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias.

quais os benefícios do chá de gengibre?
quais os benefícios do chá de gengibre?

O gengibre é conhecido por ser um alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e pode ajudar quem deseja emagrecer, mas este benefício só será notado se combinado a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos.

Propriedades do gengibre:

Rico em vitamina A, B3, B6, cobre, magnésio, selênio, potássio e zinco, o gengibre funciona como um potente antioxidante, e, por isso, previne o envelhecimento precoce da pele e cabelo, aumenta a imunidade, afasta o cansaço e ainda previne o câncer, já que os antioxidantes combatem os radicais livres.

Quais os benefícios do chá de gengibre?

1. Emagrecimento:

O chá de gengibre é um aliado para quem quer emagrecer, uma vez que é um alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e acaba ajudando a perder peso. Contudo, não adianta apenas tomar o chá de gengibre e esperar uma perda de peso significativa, os seus benefícios só serão notados se aliados a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos.

2. Para combater azia e gases intestinais:

O Chá de Gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

3. Antioxidante e anti-inflamatório:

O Chá de Gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

4. Protege o estômago contra úlceras:

O Chá de Gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera. Veja quais são os sintomas da gastrite provocada pela H. pylori.

5. Prevenção do câncer cólon-retal:

O Chá de Gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

6. Reduz a dor muscular e recupera rapidamente:

Beber um ou dois copos de Chá de Gengibre por dia vai diminuir a dor muscular e melhorar o tempo de recuperação entre os treinos ou exercícios. O Gengibre contém compostos anti-inflamatórios poderosos conhecidos como gingerols. Estas substâncias promovem a reparação muscular e pode ajudá-lo na recupera do exercício mais rápido.

Eles também reduzem dores musculares e inflamação após exercícios extenuantes. Atletas que consomem Chá de Gengibre, algumas vezes por dia a recuperação dos músculos mais rápida e têm um sistema imunológico mais forte.

o chá de gengibre alivia dores musculares
o chá de gengibre alivia dores musculares

7. Para aliviar dores musculares:

Gengibre contém um composto conhecido como gingerol que tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o chá ajuda a bloquear a COX-2, um produto químico no corpo que provoca dor. Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes ajudam a tratar dores musculares e articulares.

8. Ajuda reforçar a imunidade:

Chá de gengibre pode ajudar a fortalecer sua imunidade devido as propriedades antioxidantes no gengibre .Um sistema imunológico forte significa que você vai adoecer menos e se recuperar mais rapidamente. A natureza quente do gengibre ajuda a quebrar as toxinas acumuladas, tornando mais fácil para o corpo a se livrar delas.

9. Para reduzir os níveis de colesterol:

Chá de gengibre pode ser benéfico para quem tem colesterol alto pois ajuda a aumentar a secreção de ácidos biliares.

Além disso, devido às suas propriedades antioxidantes, o gengibre impede a oxidação da lipoproteína (LDL) de baixa densidade. O chá também ajuda a melhorar o metabolismo, combater a obesidade e reduzir a pressão arterial elevada.

10. Para melhorar a circulação sanguínea:

As vitaminas, minerais e aminoácidos no Chá de Gengibre podem ajudar a restaurar e melhorar a circulação sanguínea, o que pode ajudar a diminuir a chance de problemas cardiovasculares. O Chá de Gengibre pode evitar que a gordura deposite nas artérias ajudando a prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

11. Para prevenir doenças de alzheimer:

A doença de Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que afeta o sistema nervoso central. Isso representa cerca de 60-70 por cento dos casos de demência em pessoas com mais de 65 anos em todo o mundo. Se a doença de Alzheimer corre em sua família ou você está preocupado, você pode sofrer um dia da doença, você deve pensar em incorporar mais o chá em sua dieta atual e rotina diária.

12. Alivia o gases:

Os gases podem ser embaraçosos nos momentos errados. Embora exista uma grande variedade de produtos anti-gás no mercado, é sempre melhor experimentar a rota natural primeiro. O chá é bastante fácil de fazer e provou ser eficaz para aliviar o gás. Beba uma xícara de chá antes de ir dormir para deixar funcionar a sua magia durante a noite enquanto você está dormindo. Deve agir para limpar seu sistema digestivo e neutralizar o problema por dentro.

13. Para reduzir o apetite:

Chá de Gengibre pode ajudar a mantê-lo cheio, suprimindo seu apetite e, em última análise, reduzindo sua ingestão diária de calorias. Um estudo de 2012 publicado na revista Metabolismo encontrou pessoas que beberam uma bebida de gengibre quente contendo 2 gramas de pó de gengibre após as refeições reduzindo os sentimentos de fome por até seis horas.

14. Para reduzir inflamação:

O Chá de Gengibre contém propriedades anti-inflamatórias que o tornam um remédio caseiro ideal para problemas musculares e articulares. Além de beber Chá de Gengibre, você também pode usá-lo para dores nas articulações inflamadas.

Outros benefícios:

o chá de gengibre ajuda no tratamento de gripes e resfriados
o chá de gengibre ajuda no tratamento de gripes e resfriados
  1. Bom para quem quer emagrecer;
  2.  Ajuda no tratamento de gripes e resfriados;
  3. Quem sofre com os problemas respiratórios de asma, bronquite e congestão do peito também
  4. pode usar o gengibre;
  5. Auxilia no combate aos tumores cancerígenos;
  6. Alivia dores de cabeça;
  7. Mata as bactérias ruins contida no organismo com suas propriedades bactericidas;
  8. Atua na desintoxicação do corpo;
  9. Alivia as náuseas e o vômito;
  10. É anti-inflamatório, antioxidante e anticoagulante;
  11. Dá mais conforto para quem sofre com dores estomacais e diarreia;
  12. Por ser anti-inflamatório, costuma ter grande eficiência na cura da garganta inflamada;
  13. Trata casos de depressão;
  14. Auxilia no trato de reumatismo, cólera e doenças nervosas.
  15. Estimula o bom funcionamento do sistema digestivo;
  16. Possui ação termogênica, acelerando o metabolismo e facilitando a queima de gordura.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

12 comentários

  • […] raiz de gengibre, que é muito boa para curar vômitos, tem compostos anti-inflamatórios que ajudam na eliminação […]

  • […] ao zinco, magnésio e potássio, o gengibre ajuda a Tratar o Hipotireoidismo em Casa. Adicione fatias de gengibre fresco […]

  • […] conhecer. Além disso, o Açafrão da Terra, também conhecido como cúrcuma, açafrão da índia e gengibre amarelo, é uma raiz da família do gengibre. No mundo todo há mais de 100 […]

  • […] antigos remédios para azia. Ele ajuda a manter o equilíbrio do pH no estômago. Tome um chá de gengibre ou infusão em que mistura uma colher de sopa de raiz de gengibre […]

  • […] ou dois pedaços de gengibre descascado e […]

  • […] 20g de raiz de gengibre e coloque em um recipiente para chá; Adicione 1 litro de água fervente e deixe descansar; Tome […]

  • […] 1 Colher (sobremesa) de gengibre ralado; […]

  • […] VEJA TAMBÉM: Os 30 Benefícios do Chá de Gengibre Para Saúde […]

  • […] gengibre fresco; […]

  • […] VEJA TAMBÉM: Os 30 Benefícios do Chá de Gengibre Para Saúde […]

  • […] a receita de bebida para combater pedra nos rins, é medicinalmente eficaz. Considerando que o gengibre é um ingrediente com propriedades capazes de purificar o fígado e tratar infecções. Usado na […]

  • […] a produção de leite materno entre a mãe em lactação, se o suco de bael for tomado com pó de Gengibre e açúcar mascavo pela mãe. A ingestão regular de […]

Deixe um comentário