Benefícios do Chás

Chá de ipê amarelo – o que é, benefícios e como usar!

cha de ipe amarelo beneficios

chá de ipê amarelo é feito a partir da planta de ipê amarelo comumente identificada entre as praças e avenidas das cidades, pertence à família das bignoniaceae. Além do efeito embelezador, a árvore possui algumas propriedades naturais que podem ser exploradas pelo ser humano para a resolução de alguns problemas de saúde.

cha de ipe amarelo
cha de ipe amarelo

Trata-se de uma árvore frondosa, que pode chegar a 20 metros de altura. Possui casca lisa ou rugosa, dependendo da variação da espécie.

As folhas apresentam folíolos digitiformes com pelos estrelados curtos, já as flores têm o cálice piloso, na cor vermelha e amarela e os frutos estão dispostos em cápsulas alongadas. Existem algumas espécies de ipês amarelos identificadas. As mais comuns são: Tabebuia caraíba, vellozoi e a longiflora, sendo que caraíba é mais encontrada nos cerrados.

A origem dessa espécie está fincada na América tropical, mais precisamente do México até a Argentina. Porém, no Brasil ela é encontrada com mais ênfase.

Benefícios do chá de ipê amarelo:

As propriedades dessa planta são inúmeras. Ela pode ser utilizada como analgésico, antimutagênico, antibacteriano, antifúngico, antimicrobiano, anti-inflamatório, antineoplástico, antiviral, imunoestimulante, antileucêmico e citotóxico.

Como chá você pode consumi-la a fim de aliviar os sintomas de reumatismos, inchaços nos membros inferiores e para curar feridas e escoriações na pele. Para isso, é preciso tomar o chá feito da parte do ipê amarelo chamada ‘entrecascas’.

Como fazer o chá:

Dependendo da parte da planta que é utilizada no preparo do chá, tem-se o melhor tratamento. Para alcançar os efeitos depurativo do sangue, pruridos e eczemas, combate ao reumatismo, inchaço dos pés e antitumoral, a solução mais indicada é recorrer ao preparo do chá do pó da planta.

Ingredientes:

  • 200 Ml de Água Filtrada;
  • 1 Colher (de chá) de Pó da Madeira da ipê amarelo;

Modo de Preparo:

  • Coloque a água para ferver, em seguida, quando ela atingir o ponto de ebulição, coloque o pó da madeira e desligue o fogo.
  • Deixe o chá descansar por 10 minutos, com o recipiente tampado.
  • Passado esse tempo, basta usar uma peneira para separar o líquido e o chá estará pronto para ser ingerido.
  • A recomendação é que, durante um dia, sejam ingeridas até duas xícaras da bebida.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário