Benefícios do Chás

25 benefícios do chá de alfazema para saúde!

benefícios-cha-de-alfazema

O chá de alfazema possui ricas propriedades medicinais que fazem ele ser indicado para diferentes condições de saúde. Além disso, ele é  é preparado através das folhas e flores da planta de alfazemas que são plantas aromáticas amplamente utilizadas na produção de perfumes, cosméticos e também de produtos de limpeza pelo seu cheiro suave e agradável.

Também é chamada de lavanda, e este nome vem do latim lavare, já que o seu aroma era associado pelos romanos ao cheirinho de limpeza, sendo utilizado para lavar roupas, tomar banhos e aromatizar ambientes. Mas, além de funcionar como um perfumador, as alfazemas possuem ainda muitos benefícios medicinais poderosos.

cha de alfazema
chá de alfazema

Valor nutricional do chá de alfazema:

Rica em taninos, cumarina, princípio amargo, saponinas e óleo volátil – conhecido como linalol e que dá o cheiro característico – Este chá age como antiespasmódico, analgésico natural, antidepressivo, anti-inflamatório, antialérgico, antimicrobiano, antisséptico, calmante e, principalmente, antiasmático.

Benefícios do chá de alfazema para saúde:

1. Aliviar dores digestivas:

Por possuir efeito calmante este chá ajuda a aliviar dores digestivas, basta tomar uma xícara depois da refeição, o efeito é sentido minutos depois. Evita também a formação de gases intestinais.

2. Combate ao estresse:

Além disso, as qualidades calmantes deste chá seus componentes ativos o tornam ideal para pessoas que sofrem de estresse crônico e ansiedade. Portanto, ele pode estimular a liberação de certos neurotransmissores que podem compensar o excesso de hormônios do estresse em seu corpo e auxiliar na prevenção da exaustão mental.

Veja Também: Receita Caseira Para Reduzir o Estresse Rapidamente…

3. Redução de dores:

De forma semelhante, o uso deste chá também mostrou-se ter efeitos analgésicos, fazendo com que seu corpo e mente sejam menos sensíveis a estímulos dolorosos.

benefício do chá de alfazema

4. Prevenção da anemia:

Estudos revelaram que a Alfazema pode possuir diversas espécies diferentes, muitas das quais têm sido utilizadas em produtos medicinais e fragrâncias! Além disso, a infusão dela possui uma concentração impressionante de cálcio, ferro, vitamina A e compostos fenólicos, bem como poderosos terpenos, como o linalol que ajudam a combater e prevenir a anemia.

5. Contra a constipação:

Além disso, o conteúdo mineral presente neste chá também ajuda a melhorar a absorção pelo trato digestivo, garantindo que você não sofra de indigestão, constipação, inchaço ou cólicas. Portanto, este chá também possui qualidades anticonvulsivas e antiespasmódicas que ajudam a se dentar estômagos e regular o movimento peristáltico.

6. Saúde cardiovascular:

Este chá tem propriedades anticoagulantes e redutoras de colesterol, tornando-se um ótimo tônico para o coração. Ao diminuir os níveis de colesterol LDL, também estará diluindo o sangue, reduzindo as chances de um coágulo sanguíneo. Além disso, este chá diminui significativamente o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

7. Combate a insônia:

Muitas pessoas preferem beber este chá à noite, antes de dormir, pois tem propriedades ansiolíticas e relaxantes. Portanto, se você sofre de insônia ou perturbações do sono, uma simples xícara deste chá pode lhe proporcionar uma noite tranquila de sono!

8. Combate aos radicais livres:

Além disso, os antioxidantes e compostos voláteis presentes neste chá são capazes de procurar e neutralizar os radicais livres no corpo, que são os subprodutos do metabolismo celular, inibindo a sua ação, para que não prejudiquem o organismo.

Veja Também: Suco Detox de Maçã Para Combater os Radicais Livres…

9. Saúde da pele:

Como relatado anteriormente, os mesmos compostos que inibem a ação dos radicais livres e outras doenças crônicas, combatem sinais prematuros de envelhecimento, rugas e inflamação, favorecendo a saúde da pele de forma geral.

benefícios do cha de alfazema
benefícios do chá de alfazema

10. Combate a inflamações:

Este chá possui uma longa lista de benefícios anti-inflamatórios, incluindo o alívio das dores de cabeça, febre, irritação de pele, dor de artrite e os sintomas de certas doenças articulares.

Além disso, a inflamação pode vir em muitas formas diferentes, e pode levar ao estresse oxidativo, mas os compostos ativos neste chá podem colocar um fim às respostas naturais do corpo.

11. Combate a ansiedade:

Este sem sombras de dúvidas é um dos principais benefícios deste chá. Além disso, desde há antiguidade, ele é amplamente conhecido por seus efeitos de aromaterapia no seu corpo, o que, sem dúvida, aliviará seu estresse e ansiedade em uma fração de segundos.

Veja Também: Suco Detox de Abacate e Maracujá Para Ajudar a Combater a Ansiedade…

12. Combater doenças respiratórias:

Este chá possui ação antiespasmódicos que ajuda a combater doenças respiratórias, tais como: asma, bronquite, tosse, catarro e gripes, asfixia, sinusite e resfriados em geral.

13. Prevenção de infecções bacterianas:

Além disso, este chá possui um ótimo benefício para a sessão de relaxamento e aromaterapia, você pode consumi-lo também para curar muitas doenças no corpo causadas por infecções bacterianas.

14. Combate a problemas menstruais:

Este chá age como antiespasmódico e analgésico natural que ajudam a aliviar náuseas, congestão linfática, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (neste caso, regula a menstruação).

Veja no vídeo abaixo, outros Benefícios do Chá de Alfazema Para Saúde:

15. Acelerar a cicatrização:

Este poderoso chá é essencial para limpar, amaciar e acalmar a pele inflamada, reduz a vermelhidão e alivia a coceira causada pela picada de inseto, acelerando a sua cicatrização.

Outros benefícios do chá de alfazema para saúde:

  • Alivia dores de cabeça e as temidas enxaquecas.
  • Auxilia no tratamento para gota e depressão.
  • Ajuda quem está com flatulências.
  • Alivia náuseas, congestão linfática, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (neste caso, regula a menstruação).
  • Problemas respiratórios como asma e bronquite têm os seus sintomas aliviados e/ou evitados.
  • Problemas circulatórios podem ser aliviados ou combatidos com o chá.
  • Possui um efeito calmante, ótimo para quem sofre de tensão nervosa.
  • Acalma a pele inflamada.
  • Previne Irritações no Estômago.
  • Alivia Picadas de Insetos.

Efeitos colaterais do chá de alfazema:

Além disso, o chá de alfazema não pode ser consumido em altas doses, pode ser causar depressão no sistema nervoso e causar sonolência. Como todas as plantas medicinais, o chá desta planta não deve ser consumido em excesso e não se devem fazer tratamentos sem orientação médica. Portanto, este chá também não é indicado para pessoas com úlcera devem evitar o consumo do chá.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] chá tem propriedades anticoagulantes e redutoras de colesterol, tornando-se um ótimo tônico para o […]

  • […] de Lavanda: O óleo de lavanda é conhecido por seus poderosos benefícios e um dos melhores óleos que ajudam a reduzir a […]

Deixe um comentário