Benefícios do Chás

Chá de carobinha – o que é, benefícios e como usar!

chá de carobinha

O chá de carobinha é usado nas afecções cutâneas em geral e do reumatismo, artritismo, afecções urinárias e veneras, combate a disenteria amebiana. Externamente serve para lavar ferida e fazer gargarejos.

Além disso, a carobinha também popular como caroba-do-mato, simaruba-falsa, caraúca, caruba, parapará, simaruba-falsa, caraúca e carabussú.

A ela tem uma árvore exclusivamente nacional, que pode chegar até 15 metros de altura, com casca fina e acinzentada e que está presente na região que abrange Rio Grande do Sul até Minas Gerais. Seu caule, após a madeira extraída, é utilizado principalmente na construção civil, para a carpintaria, forros, etc.

cha de carobinha
chá de carobinha

Como usar?

Além disso, a carobinha pode ser usada na forma de chá, óleo essencial ou em pó, que devem ser utilizadas de acordo com orientação médica.

Em geral, o óleo essencial ou o chá devem ser consumidos 4 xícaras por dia para estimular a transpiração e para curar doenças como malária, sífilis, gonorreia, dor nos ossos, reumatismo e artrite. Além disso, gargarejar a carobinha também ajuda no combate de gripes e dores de garganta.

Para que esta infusão é indicada?

São várias as indicações do chá de carobinha. A indicação mais popular é para problemas de pele, como a urticária. Um especialista pode também indicar esta bebida para casos de sífilis e úlcera.

Quem sofre com disenteria pode tomar o chá, mas com moderação, para que o problema cesse. Outro destaque para essa infusão é no caso de um paciente que precise suar para eliminar toxinas de seu corpo.

Benefícios do chá de carobinha para saúde:

A Carobinha, também conhecida como Jacarandá, é uma planta medicinal encontrada no sul do Brasil e que tem várias propriedades benéficas para o corpo, como:

  • Cicatrizar feridas na pele, urticárias e catapora;
  • Combater a prisão de ventre;
  • Combater o reumatismo e artrite;
  •  Ajuda no combater a prisão de ventre;
  • Desintoxicar o organismo;
  • Combater a sífilis e gonorreia;
  • Combater a retenção de líquidos.
  • Para obter essas propriedades deve-se consumir 4 xícaras de chá de carobinha diariamente ou usá-lo para lavar as feridas na pele.
  • Melhora a cicatrização da pele;
  • Combate insônia;

Como preparar o chá de carobinha?

O chá de carobinha é feito a partir das suas folhas frescas ou secas, na proporção de 1 litro de água para cada 2 colheres de sopa de folhas frescas ou 1 sachê de folhas secas.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de folhas de carobinha;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque a água para ferver e assim que ferver desligue o fogo;
  2. Rapidamente, acrescente as duas colheres de sopa das folhas da carobinha;
  3. Deixe a infusão tampada para que os nutrientes da carobinha sejam passados para a água;
  4. Quando estiver morno, consuma uma xícara três vezes por dia;
  5. Caso o gosto não fique muito agradável, adicione um pouco de mel para adoçar.

Efeitos colaterais do chá de carobinha:

Para prevenir qualquer reação indesejada, a melhor ideia é simplesmente se prevenir e visitar um especialista de sua confiança para saber se o caso em que se encontra pode ser tratado pelas propriedades do chá de carobinha.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário