Chá de Juá – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Chá de Juá – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (94.51%) 51 vote[s]

Chá de Juá – O que é, Benefícios e Como Usar esse chá que traz vários benefícios  para nossa saude. Alem disso, repleta de benefícios e propriedades para a saúde, a juá é uma planta que possui as folhas, frutos, cascas e raiz propicias para o consumo humano. A planta medicinal também é conhecida por joazeiro, joá, juazeiro.

Chá de Juá

O consumo da planta serve como adstringente, cicatrizante, higienizante, desopilante, expectorante, antigripal, anti-inflamatória, combate e previne a febre, estimula a produção do suor e serve como tônico capilar, pois favorece o crescimento e evitar a queda dos cabelos e combate a caspa.

Benefícios do Chá de Juá:

Os frutos da juá, que muito lembram uma pitomba, mas menor e branco por dentro, são excelentes fontes de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do organismo.

A planta possui inúmeros princípios ativos como amido, anidrido fosfórico, ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, celulose, cafeína, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C, hidratos de carbono e anidrido fosfórico.

A decocção das folhas e cascas da juá podem ser usadas no couro cabeludo, para tratar caspas; como gargarejo, para tratar gengivite e a ingestão para tratar males no estômago.

Já a decocção feita a partir da raiz da planta ajuda a combater a má digestão, problemas nos órgãos sexuais e vias urinárias e ajuda a reduzir a febre.

Receita de Chá de Jua:

Ingredientes :

  • 6 folhas de juá;
  • 100 ml de água;

Modo de Preparo:

  • Juntar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos.
  • Depois repousar até amornar e depois coar, tomar sem adoçar, ao longo do dia.

Contraindicação:

A ingestão do juá é contraindicada para crianças menores de 12 e anos. Devido a presença de saponinas, o consumo da planta também deve ser evitado por gestantes e mulheres que estão em processo de amamentação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *