Benefícios do Chás

Chá de velame branco – o que é, benefícios e como usar!

chá de velame branco

O chá de velame branco deve ser muito aproveitado, pois, essa é uma das plantas que hoje na medicina natural é muito usada para o tratamento e prevenção de doenças. Alem disso, a natureza está repleta de plantas com propriedades medicinais capazes de tratar problemas de saúde.

cha de velame branco
chá de velame branco

E para usufruir dos benefícios destas ervas é necessário preparar, por exemplo, um chá feito com partes delas. Planta da família das Apocinaceae, também conhecida como flor de babado, velame do rio grande. Arbusto brasileiro muito rustico e resistente, de caule com até 1 metro de altura, folhas alternadas.

Oblongo ovais, cobertas de lanugem branca em ambas as páginas; Flores grandes, brancas com o miolo amarelo, aromáticas, dispostas em espigas no ápice da planta. O fruto e uma capsula pequena; Reprodução por sementes, sendo pouco exigente para cultivo.

Benefícios do chá de velame branco:

A maior contribuição desta planta se refere aos benefícios que ela proporciona à pele, pois ela trata e previne o surgimento de determinadas doenças epidérmicas. Assim, é possível tratar as afecções da pele, eczemas secos ou úmidos, impingem, erisipela, úlceras, feridas e manchas. Além disso, é possível impedir a proliferação de intoxicações crônicas, o desenvolvimento de doenças venéreas e a progressão de úlceras do colo.

Receita do chá de velame branco:

Ingredientes:

  • 2 gramas da raiz de velame branco;
  • 1 xícara de água fervente;

Modo de preparo:

Utilize duas gramas da raiz desta erva seca para cada xícara de água fervente. Una os dois ingredientes, tampe o recipiente e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o chá e beba logo em seguida sem adicionar açúcar, mel ou adoçante. A dica é ingerir o líquido até três vezes por dia.

Efeitos colaterais:

No caso específico do velame branco, é importante destacar que ainda há poucos estudos com relação as reações da planta no organismo, por isso que é contraindicado para grávidas, mulheres em período de lactação e crianças menores de seis anos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário