Benefícios do Chás

6 Benefícios do chá de poejo para saúde!

beneficios do cha de poejo

A principal aplicação do poejo é através da infusão de suas folhas. O chá de poejo possui benefícios que auxiliam em várias doenças, desde um simples resfriado, até em casos de gastrite.

Além disso, este chá possui propriedades antiespasmódicas, antissépticas, vermífugas, digestivas, antirreumáticas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, carminativas, expectorantes, calmantes, entre outras. Seu principal principio ativo é a pulegona.

Assim, o chá de poejo se torna eficaz no alívio de cólicas menstruais, na diminuição da ansiedade, cólicas causadas por gases e contra a insônia. Sua ação expectorante alivia sintomas da gripe, resfriado e tosse, expelindo secreções no pulmão. Já sua ação anti-inflamatória, age diretamente em feridas, contusões, dores musculares e machucados, acelerando o processo de cicatrização.

chá de poejo
chá de poejo

Benefícios do chá de poejo para saúde:

1. Melhora a digestão:

Além disso, as substâncias antiespasmódicas contidas nessa planta ajudam no alívio de dores estomacais geralmente oriundas da má digestão ou do desequilíbrio dos ácidos estomacais.

Portanto, esse chá contribui para o bom funcionamento do intestino, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e inflamações intestinais, fatores responsáveis por provocarem doenças mais sérias como câncer de cólon e de intestino.

2. Diminui a febre:

Essa planta é portadora de substâncias que estimulam a transpiração, Portanto, o fator essencial para diminuir a febre.

3. Ajuda a tratar problemas respiratórios:

Graças à excelente quantidade de mentol presente no chá de poejo, ele é de grande ajuda no tratamento de doenças respiratórias, estimulando a expectoração.

Além disso, desde um simples resfriado até problemas mais graves como bronquite, asma ou pneumonia, no entanto, esse chá apresenta excelente resultados.

4. Alivia cólicas menstruais:

O poejo favorece a atividade uterina de eliminação do fluxo menstrual de forma natural, ou seja, sem as contrações que geralmente provocam dores.

5. Diminui o estresse:

Em virtude do seu efeito naturalmente relaxante, o chá de poejo é recomendado para aliviar os sintomas do estresse, tais como irritação, insônia e ansiedade.

6. Reduz o inchaço abdominal:

Por favorecer as atividades intestinais e o sistema digestivo como um todo, além disso, o consumo desse chá ajuda a diminuir o inchaço abdominal que muitas vezes é confundido com excesso de peso.

Onde comprar o chá de poejo?

O poejo fresco pode ser encontrado em feiras livres ou em mercados municipais (onde se oferece grande variedade de plantas e ervas medicinais).

Já a planta em erva é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais tanto físicas quanto online, possuindo valores bem acessíveis.

Como fazer o chá de poejo?

Ingredientes:

– 200 ml de água;
– 10 g de folhas de poejo (frescas ou em erva).

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, colocar a água para esquentar. Quando começar a ferver, desligar o fogo e acrescentar as folhas de poejo;
  2. Deixar essa mistura abafada por 10 minutos;
  3. Coar e beber o chá logo em seguida.
  4. Recomenda-se ingerir 2 xícaras desse chá diariamente pelo período de 1 semana.
benefícios do cha de poejo
benefícios do chá de poejo

Quais as contraindicações do chá de poejo?

Embora esse chá forneça uma série de benefícios para a saúde, ele não é recomendado nas seguintes situações:

  • Gestantes (pois essa planta contém substâncias abortivas);
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas que sofrem de doenças nos rins;
  • Mulheres predispostas a hemorragias vaginais;
  • Pessoas predispostas a reações alérgicas (sobretudo com relação a plantas).

Quais os efeitos colaterais do chá de poejo?

Quando consumido em excesso ou de forma inadequada, o chá de poejo poderá apresentar alguns efeitos colaterais, que são:

  • Reações alérgicas;
  • Tontura;
  • Lentidão física e mental;
  • Dor de cabeça;
  • Intoxicação.

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2015. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Deixe um comentário