Os 6 Benefícios do Chá de Poejo Para Saúde

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Cura Natural

Os 6 Benefícios do Chá de Poejo Para Saúde
4.6 (92.73%) 11 vote[s]

Os Benefícios do Chá de Poejo Para Saúde. Alem disso, A principal aplicação do poejo é através da infusão de suas folhas. O chá de poejo possui benefícios que auxiliam em várias doenças, desde um simples resfriado, até em casos de gastrite. O Chá de Poejo conta com propriedades antiespasmódicas, antissépticas, vermífugas, digestivas, antirreumáticas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, carminativas, expectorantes, calmantes, entre outras. Seu principal principio ativo é a pulegona.

Assim, o Chá de Poejo se torna eficaz no alívio de cólicas menstruais, na diminuição da ansiedade, cólicas causadas por gases e contra a insônia. Sua ação expectorante alivia sintomas da gripe, resfriado e tosse, expelindo secreções no pulmão. Já sua ação anti-inflamatória, age diretamente em feridas, contusões, dores musculares e machucados, acelerando o processo de cicatrização.

1. Melhora a Digestão:

As substâncias antiespasmódicas contidas nessa planta ajudam no alívio de dores estomacais geralmente oriundas da má digestão ou do desequilíbrio dos ácidos estomacais. Além disso, esse chá contribui para o bom funcionamento do intestino, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e inflamações intestinais, fatores responsáveis por provocarem doenças mais sérias como câncer de cólon e de intestino.

2. Diminui a Febre:

Essa planta é portadora de substâncias que estimulam a transpiração, fator essencial para diminuir a febre.

3. Ajuda a Tratar Problemas Respiratórios:

Graças à excelente quantidade de mentol presente no Chá de Poejo, ele é de grande ajuda no tratamento de doenças respiratórias, estimulando a expectoração.

Desde um simples resfriado até problemas mais graves como bronquite, asma ou pneumonia, esse chá apresenta excelente resultados.

4. Alivia Cólicas Menstruais:

O poejo favorece a atividade uterina de eliminação do fluxo menstrual de forma natural, ou seja, sem as contrações que geralmente provocam dores.

5. Diminui o Estresse:

Em virtude do seu efeito naturalmente relaxante, o Chá de Poejo é recomendado para aliviar os sintomas do estresse, tais como irritação, insônia e ansiedade.

6. Reduz o inchaço Abdominal:

Por favorecer as atividades intestinais e o sistema digestivo como um todo, o consumo desse chá ajuda a diminuir o inchaço abdominal que muitas vezes é confundido com excesso de peso.

Onde Comprar o Chá de poejo?

O poejo fresco pode ser encontrado em feiras livres ou em mercados municipais (onde se oferece grande variedade de plantas e ervas medicinais).

Já a planta em erva é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais tanto físicas quanto online, possuindo valores bem acessíveis.

Como fazer o chá de poejo?

Ingredientes:

  • 200ml de água;
  • 10g de folhas de poejo (frescas ou em erva).

Modo de Preparo:

  • Colocar a água para esquentar. Quando começar a ferver, desligar o fogo e acrescentar as
  • folhas de poejo;
  • Deixar essa mistura abafada por 10 minutos;
  • Coar e beber o chá logo em seguida.
  • Recomenda-se ingerir 2 xícaras desse chá diariamente pelo período de 1 semana.

Quais as Contraindicações do Chá de Poejo?

Embora esse chá forneça uma série de benefícios para a saúde, ele não é recomendado nas seguintes situações:

  • Gestantes (pois essa planta contém substâncias abortivas);
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas que sofrem de doenças nos rins;
  • Mulheres predispostas a hemorragias vaginais;
  • Pessoas predispostas a reações alérgicas (sobretudo com relação a plantas).

Quais os Efeitos colaterais Desse Chá?

Quando consumido em excesso ou de forma inadequada, o Chá de Poejo poderá apresentar alguns efeitos colaterais, que são:

  • Reações alérgicas;
  • Tontura;
  • Lentidão física e mental;
  • Dor de cabeça;
  • Intoxicação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francisco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2015. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *