Início » Benefícios do Chás » 14 benefícios do chá de centella asiática para saúde

14 benefícios do chá de centella asiática para saúde

chá de centella asiática

O chá de centella asiática possui diversos nutrientes e propriedades que são essenciais para manutenção e bom funcionamento do corpo em geral. Além disso, também conhecido como centelha ou gotu kola, ele também ficou bastante popular devido as suas propriedades para o emagrecimento e para prevenir o envelhecimento precoce, além de ser totalmente indicada para quem deseja tratar as celulites.

No entanto, o chá feito com essa planta atua como um excelente normalizador da circulação, agindo como vasodilatador, calmante, refrescante, anticelulítico e preventivo de rugas.

chá de centella asiática
chá de centella asiática

Benefícios do chá de centella asiática para saúde:

1. Retarda o envelhecimento da pele:

O chá de centella asiática aumenta a produção de colágeno que fortalece a pele e ajuda a diminuir a flacidez. Assim, conseguirá atenuar as temidas rugas da idade e os traços de expressão.

2. Ajuda a emagrecer:

Devido ao seu poder altamente diurético, o chá pode ajudá-lo a emagrecer. Isto porque reduz as gorduras acumuladas nos adipócitos (as células que armazenam a gordura) e melhora o funcionamento dos rins.

Além disso, ele também elimina os líquidos em excesso, que o organismo retém muitas vezes. Como vê, esta planta é uma ótima aliada de uma alimentação equilibrada!

3. Diminui a ansiedade e o estresse:

O chá de centella asiática reduz os níveis de cortisol, uma das hormonas do estresse. Desta forma, conseguimos controlar o apetite e a vontade de cometer o pecado da gula.

4. Controla a pressão arterial:

No entanto, quando utilizada via oral, o centella csiática fortalece a parede dos vasos sanguíneos, favorecendo o aumento do fluxo sanguíneo e consequentemente reduzindo a pressão arterial.

5. Previne o aparecimento de estrias:

Uma das consequências mais indesejadas para quem faz dieta é o aparecimento de estrias. Portanto, saiba que centella asiática pode ajudá-lo a preveni-las através de infusões ou cápsulas mais uma vez devido à elevada produção do colágeno que irá fortalecer a nossa pele.

cha de centella asiatica
chá de centella asiática

6. Feridas e tecido danificado:

Além disso, o chá tem muitos usos potenciais, muitos deles ligados à sua capacidade de estimular a reparação dos tecidos e a cicatrização de feridas. Acelera a cicatrização e reduz o risco de formação de queloides.

No entanto, o seu uso tradicional para tratar lepra mostra a sua capacidade de estimular a reparação dos tecidos danificados. Pode ser aplicada como loção sobre a pele em pequenas queimaduras, psoríase e cicatrizes.

7. Evita a insônia:

Estudos desenvolvidos em animais demonstraram que mais um dos benefícios do chá de centella asiática é o potencial sedativo, efeito que se deve à presença de compostos conhecidos como brahmosídeos e brahmninosídeos.

8. Poderosa aliada no combate à celulite:

Este é mesmo uns dos principais motivos que levou ao aumento da procura desta planta. Para a maioria das mulheres aqueles “furinhos” nas pernas são uma verdadeira dor de cabeça.

Além disso, saiba que a infusão da planta melhora a circulação sanguínea devido à sua forte ação vasodilatadora, que vai nutrir o tecido afetado pela inflamação e eliminar os líquidos e toxinas do organismo.

Outros benefícios da centella asiática:

  • Otimiza a circulação linfática, com promoção da eliminação de substâncias tóxicas no corpo.
  • Possui propriedades diuréticas, auxiliando para eliminação do excesso dos líquidos corporais.
  • O chá de centella asiática combate fadiga, com energia e vitalidade fornecidas.
  • Diminui ansiedade e estresse, com sistema nervoso regulado.
  • Eleva potência sexual.
  • Auxilia a dissolver a gordura.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário