Os 19 Benefícios do Chá de Casca de Abacaxi Para Saúde

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Os 19 Benefícios do Chá de Casca de Abacaxi Para Saúde
4.7 (94.55%) 44 vote[s]

Os Benefícios do Chá de Casca de Abacaxi são inúmeros pois o chá da casca de abacaxi é rico em vários nutrientes e benéfico para saude. Alem disso, o abacaxi é uma fruta símbolo de países tropicais e é típica de regiões com este tipo de clima por ser altamente refrescante além de apresentar um sabor sem igual.

Chá de Casca de Abacaxi

O verão é a estação em que a fruta encontra-se em alta devido ao calor quase sem medidas em países como o Brasil, por exemplo, e uma de suas vantagens é que pode ser consumida de forma natural, podendo também ser aplicada em diversas receitas que aproveitam o melhor do seu sabor sem perder suas propriedades.

Esta fruta é rica em vitaminas A e B e principalmente vitamina C, além de ser diurética (combate o inchaço causado pelos líquidos retidos) ela possui apenas 152 calorias para cada porção de 100 gramas, o que é ótimo para quem quer perder aqueles quilinhos a mais.

O abacaxi ajuda na digestão de alimentos pesados, atua ainda no combate de problemas como a prisão de ventre, reumatismo, artrite e ajuda na limpeza do sangue.

O chá de casca do abacaxi, que reúne praticamente todas estas propriedades, é bastante consumido por aqui, contudo poucas pessoas sabem que da fruta também é possível fazer um chá poderoso com diversos benefícios para a nossa saúde. Então, confira agora Os 19 Benefícios do Chá de Casca de Abacaxi Para Saúde.

1. Mais Nutritiva do que a Polpa:

O chá de casca do abacaxi concentra mais nutrientes do que a sua polpa: ela carrega mais vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B, cálcio, manganês, potássio e ferro.

2. Maior Saciedade:

A casca da fruta possui uma quantidade maior de fibras, o que faz com que o chá de casca abacaxi com casca seja mais saciante que a bebida preparada a partir da polpa da fruta.

3. Capacidades Anticancerígenas:

Os abacaxis não curarão o câncer, mas os nutrientes nos ábacos podem funcionar bem como parte de um regime completo de prevenção do câncer.

Os nutrientes nesta fruta trabalham para combater os radicais livres e ajudam seu corpo a obter o que ele precisa para uma saúde ideal. Manter o dano celular ao mínimo e ser geral saudável pode funcionar para prevenir o câncer.

4. Prevenção da Aterosclerose:

Esta condição torna difícil o sangue para bombear através dos vasos sanguíneos porque eles ficam rígidos e grossos.

Prevenir esta condição pode ajudar a reduzir o risco de muitos problemas de saúde graves, como acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

5. Melhora a Saúde Cardíaca:

Manter seu coração saudável deve ser um objetivo principal porque um coração saudável é um componente importante de uma vida longa e saudável.

Adicionando abacaxis à dieta saudável do seu coração ajudam a prevenir doenças cardíacas e reduzem o seu colesterol.

Esta fruta também combate os radicais livres, outra ação que é importante para a saúde cardíaca ideal.

6. Impulsionar a Imunidade:

Quando seu sistema imunológico é forte e obtém tudo o que precisa para combater invasores estrangeiros, o risco de ficar doente diminui.

Aqueles com um sistema imune forte são menos propensos a resfriados freqüentes e outras doenças.

Se você derrubar com uma doença, um sistema imunológico saudável funciona para garantir que você se recupere mais rapidamente e que os sintomas não sejam tão graves. Comece a comer mais abacaxi agora para construir mais imunidade.

7. Pele de Olhar Mais Jovem:

Olhar jovem é um objetivo que todos têm e os abacaxis podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Esta fruta ajuda a manter a pele flexível e firme porque aumenta a síntese de colágeno.

Contém vitamina C e aminoácidos e estes são todos nutrientes amigáveis ​​para a pele. Você pode aplicar abacaxi fresco diretamente no seu rosto para colher os benefícios.

8. Luta Contra a Bronquite:

A bronquite é uma condição muito desconfortável que geralmente resulta em uma tosse contundente e freqüente. Isso interrompe o sono e torna mais difícil conquistar suas responsabilidades diárias.

As propriedades anti-inflamatórias que os abacates ajudam a acalmar a inflamação nas vias aéreas, o que causa essa condição. Quando a inflamação é aliviada, o inchaço diminui e você vai achar mais fácil respirar.

9. Combate ao Catarro:

Esta é uma condição que é caracterizada por membranas mucosas no corpo tornando-se inflamado.

Isso pode levar a uma série de problemas, dependendo de quais membranas mucosas são afetadas. O abacaxi ajuda a acalmar essa inflamação para trabalhar para aliviar esta condição

10. Evitar a Hipertensão Arterial:

A pressão arterial elevada é uma das condições de saúde mais comuns em todo o mundo e sua dieta desempenha um papel importante se a sua pressão arterial é alta ou não. Os muitos nutrientes nesta fruta, especialmente o potássio, ajudam a manter sua pressão sanguínea estável e regulada.

11. Tratamento do Verme Intestinal:

Abacaxis, quando combinados com medicamentos convencionais, podem ser benéficos na expulsão de vermes intestinais do seu corpo.

Coisas como tapeworms não gostam da bromelina em abacaxis, então, obter uma grande quantidade desta enzima digestiva essencialmente persegue-os.

12. Reduza o Acne:

A acne é um problema de pele que pode alterar sua auto-estima e pode mesmo deixar cicatrizes se não for tratada. Esta fruta contém grandes quantidades de substâncias anti-inflamatórias e vitamina C, que combatem as causas da acne.

A vitamina C ajuda a melhorar a capacidade do seu corpo de curar, enquanto as substâncias anti-inflamatórias ajudam a prevenir novas quebras e a piora das atuais.

13. Unhas Saudáveis:

Se você deseja que suas unhas cresçam e sejam fortes, os abacaxis podem ajudar, porque eles contêm nutrientes saudáveis ​​para as unhas.

Basta aplicar uma pasta fresca de abacaxi, deixe isso sentar nas unhas por 10 minutos, lave-o e hidrata completamente as unhas.

14. Prevenir a Perda de Cabelo:

A perda de cabelo é algo que milhões de pessoas lutam, mas o conteúdo de vitamina C nesta fruta ajuda a combater a perda de cabelo. Basta comer um pouco de abacaxi por dia para fortalecer os folículos pilosos de dentro para fora.

15. Combate ao Inchaço:

Um dos benefícios do suco de abacaxi com casca é que ele fornece um efeito diurético, ou seja, promove o estímulo à eliminação de água de dentro do organismo por meio da urina.

16. Ação Anti-inflamatória:

Tanto a casca quanto o caule do abacaxi carregam quantidades altas de uma enzima chamada bromelaína, que é conhecida por contribuir com o combate à inflamação no organismo.

O efeito anti-inflamatório da bromelaína também pode auxiliar a amenizar as dores nas articulações e a artrite.

Se você sofre com esses tipos de problemas, converse com o seu médico a respeito do uso do suco de abacaxi com casca.

17. Saúde dos Ossos e Dentes:

A casca do abacaxi também é composta por quantidades elevadas de manganês, um nutriente que contribui com o crescimento, o fortalecimento e a reparação dos ossos e dentes.

18. Auxílio à Prevenção do Câncer:

Pesquisas (como um estudo feito por um cientista da Austrália e demais colegas, divulgado no ano de 2013) indicaram que os teores de manganês, vitamina C, bromelaína e antioxidantes encontrados na composição da casca do abacaxi trazem benefícios como auxiliar o combate a tumores e auxiliar a prevenção do câncer.

19. Prevenção da Formação de Coágulos Sanguíneo:

A bromelaína presente na casca do abacaxi também previne a formação de coágulos de sangue. Os coágulos de sangue ajudam a parar o sangramento, entretanto, quando são formados sem necessidade podem causar problemas sérios de saúde como ataque no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

Receita do Chá de Abacaxi:

Ingredientes:

  • ½ Litro de água;
  • ½ Abacaxi cortado em pedaços pequenos;
  • Cascas de ½ abacaxi cortadas em pedaços menores que os da fruta em si
  • 1 Sachê de chá preto;

Modo de Preparo:

Primeiramente você precisará ferver as cascas numa quantidade de 1 litro de água por aproximadamente 10 minutos.

Você tem duas opções:

Pode descartar as cascas depois de cozidas, o que tornará o chá mais fraco, ou pode batê-las no liquidificador, o que, por sua vez, tornará o chá mais forte e nutritivo.

Guarde o líquido e prepare o chá preto em 200 ml de água ferventes e espere esfriar até que ambas as misturas cheguem à temperatura ambiente, depois disso basta adicionar o pedaços de abacaxi e levar para gelar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *