Os 11 Benefícios do Chá de Malva Para Saúde

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Os 11 Benefícios do Chá de Malva Para Saúde
4.7 (94.52%) 146 votes

Os Benefícios do Chá de Malva são incríveis pois o chá de malva possui vários nutrientes ricos que ajudam a regular o nosso organismo. Alem disso, o nome científico , Malva sylvestris, é tão adorável quanto esta planta florida no gênero Malva, e é mais popularmente conhecido como mallow alto ou mallow comum.

chá de malva

Esta planta, se encontrada frequentemente em campos e sebes, tem uma flor roxa impressionante e fica entre 3-4 pés de altura.

É nativo da Europa ocidental, mas se espalhou por partes do Mediterrâneo e do norte da África, e foi importado para grande parte do mundo de língua inglesa.

Curiosamente, e uma das características definidoras do gênero Malva, são os nutlets e as sementes (também chamados queijos, devido à sua forma).

A mucilagem encontrada em Malva sylvestris é muito valioso para seus vários usos medicinais, e esta flor tem sido usada desde a antiguidade.

As flores e as folhas desta erva única são usadas para fins medicinais, inclusive em um extrato de óleo essencial que pode ter alguns efeitos poderosos sobre o corpo.

As folhas também podem ser mergulhadas em um chá, as sementes podem ser comidas e as folhas que não são afetadas por qualquer doença de ferrugem (uma questão comum para a espécie) também podem ser consumidas ou aplicadas topicamente para uma grande variedade de benefícios em a forma de cataplasma.

Esta planta contém uma série de ingredientes ativos que afetam a saúde humana, então vamos dar uma olhada nos muitos benefícios para a saúde de Malva sylvestris.

As propriedades do chá de malva podem atuar no controle e até mesmo na cura de diversas condições de saúde, além disso, pode ser utilizado como aliado nos tratamentos convencionais ou como método de prevenção. Então, confira agora Os 11 Benefícios do Chá de Malva Para Saúde.

1. Dor de Ouvido:

Para aliviar a dor e a inflamação da orelha, ferva 4 colheres de chá de Malva em 1 xícara de água.

Despeje a fermentação em uma pequena tigela à prova de calor e segure a orelha sobre ela até o líquido esfriar.

Cubra a cabeça com uma toalha para evitar que os vapores escapem. Cuidado: nunca deixa uma criança sem supervisão durante um tratamento com vapor.

2- Poder Antioxidante:

As vitaminas A, B1, B2 e C e carotenos contidas no chá de malva fazem dessa planta um excelente antioxidante para combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

3. Inflamação Vaginal:

Uma ducha de chá de Malva pode ajudar a dissolver o muco e reduzir a descarga, Ajudando a regeneração do revestimento da vagina e reduzindo a inflamação.

4- Cicatrizante:

As propriedades da planta também ajudam a prevenir infecções.

5- Problemas na Garganta:

Funciona como anti inflamatório no trato digestivo combatendo a gastrite, úlcera.

Problemas na garganta, gengivite e afta também pode ser tratado com o gargarejo do chá.

6. Aliviar a Pele:

As flores e folhas da planta de Malva são calmantes para a pele. Para aliviar a pele sensível, faça uma compressa.

Basta embeber uma toalha limpa e macia no chá de Malva e aplicar a compressa nas áreas sensíveis da pele.

Isso atrairá os tecidos mais próximos e melhorará sua resistência à infecção.

7- Diurético:

A ingestão do chá de malva elimina as toxinas do organismo através da urina e diminui a retenção de líquidos que causa o inchaço.

8. Alívio da Dor:

Um dos usos comuns de Malva é como um analgésico, particularmente em aplicações tópicas. Se você foi ferido ou ferido de alguma forma na sua pele, você pode aplicar as folhas de Malva sob a forma de uma cataplasma na área afetada.

9- Laxante:

A planta é extremamente eficiente para regular o intestino e melhorar as condições de prisão de ventre.

10. Efeitos Anti-Envelhecimento:

O impacto que a Malva pode usar no corpo é impressionante. Na verdade, para aqueles preocupados com o envelhecimento muito rápido, ou verifique o espelho todos os dias para rugas, use um gel ou creme com como ingrediente e mantenha sua pele parecendo jovem e rejuvenescida!

chá de malva beneficios

11. Expectorante:

O chá de malva auxilia em tratamentos respiratórios como tosses, faringites, bronquites e laringite.

Esse chá se mostra muito eficiente quando utilizado em formato de compressas em acnes e furúnculos na pele, isso é devido seu efeito calmante e cicatrizante que refrescam o local.

Até mesmo queimaduras causadas pela sol podem ser aliviadas com essa planta.

Como Fazer o Chá de Malva:

Nos Países originários da Europa o chá de malva é preparado com flores secas da planta, porém, no Brasil é costume utilizar somente as folhas para fazer o processo de infusão. Aprenda como fazer:

Ingredientes:

  • 1 ½ de água;
  • 2 folhas de malva picadas;

Modo de Preparo:

  • Higienize bem as folhas de malva e pique;
  • Coloque as folhas juntamente com a água em uma chaleira;
  • Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos, abafe;
  • Deixe amornar, espere 10 minutos, coe e beba, se preferir, pode adoçar;
  • Deve ser respeitado o repouso de 10 minutos indicado;
  • Em casos de dores de garganta, gengivite e afta, deve ser feito o gargarejo com esse chá;
  • A quantidade diária recomendada no chá de malva é de duas a três xícaras por dia;

Efeitos Colaterais:

Além da intoxicação, a malva possui outro efeito colateral que é a diarreia em casos de consumos exagerados. Por isso, a indicação é que não ultrapasse a 3 xícaras por dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *