Início » Benefícios do Chás » Chá de capim limão – o que é, benefícios e como usar!

Chá de capim limão – o que é, benefícios e como usar!

cha de capim limao

Algumas pessoas o utilizam o chá de capim limão para flavorizar bolos e sorvetes, sem falar no aroma agradável que é usado em óleos, essências, incensos, hidratantes corporais e perfumes. Estamos falando das qualidades explícitas do capim limão, vamos ver agora quais são as suas propriedades e benefícios para a nossa saúde!

cha de capim limao
chá de capim limão

O que é chá de capim limão?

O chá de capim limão é feito a partir do capim limão, também conhecido como erva-príncipe, é uma planta medicinal com odor semelhante ao limão se cortar as suas folhas. Pode ser usada no tratamento de diversas doenças, especialmente as que estão relacionadas com problemas de estômago.

Possui propriedades calmantes, diuréticas, antibacterianas, antidepressivas, antibacterianas e desinfetantes. A planta, de nome científico Cymbopogon citratus, deve ser consumida sob a forma de chá para que os seus nutrientes sejam absorvidos pelo organismo. A planta pode ser cultivada em casa, comprada em lojas de produtos naturais ou ainda adquirida sob a forma de chá em mercados.

Valor nutricional do chá de capim limão:

Com cheiro cítrico que lembra o limão, característica que deu origem ao seu nome, o capim limão, é composto por citral, genariol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido cético e ácido capróico.

Estas substâncias são capazes de agir como febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmante, antidepressivas, diuréticas e expectorantes.

Benefícios do chá de capim limão para saúde:

1. Baixar a febre:

Para diminuir as altas temperaturas do corpo, é preciso preparar uma infusão usando 1 xícara (de chá) de água fervente e 1 xícara (de chá) de folha ou rizoma fresco de capim limão. Caso utilize os ingredientes secos, a receita muda de proporção, sendo necessário apenas a metade da xícara. O primeiro passo é misturar os ingredientes, tampar o recipiente e deixar agir por 10 minutos. Em seguida, é necessário coar e ingerir com a bebida ainda morna.

2. Limpeza dos dentes e gengivas:

Primeiramente, é preciso colocar 1 colher (de sobremesa) dos rizomas de capim limão ainda frescos, inclusive é importante que este ingrediente esteja fatiado. Além deste item, é necessário contar com 1 xícara (de chá) de água em fervura. Assim, mistura-se todos os ingredientes e desliga o fogo. Depois, espera esfriar um pouco, coa e faz bochechos com o líquido de duas a três vezes por dia, logo após as refeições de preferência.

3. Auxilia na digestão:

Um dos principais benefícios do chá de capim limão é a sua poderosa ação benéfica para a digestão. As suas propriedades anti-sépticas matam as bactérias ruins e parasitas no trato digestivo, aumentando o número de bactérias boas no cólon.

Assim, é o chá perfeito para tratar indigestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, espasmos do estômago, cólicas, vômitos e distensão abdominal. Os sintomas de gastroenterite também podem ser aliviados com o poder anti-bacteriano do chá.

4. Diminui o colesterol ruim:

É muito útil para quem procura reduzir a absorção de colesterol pelo intestino. O chá promove a oxidação do LDL-colesterol no sangue, prevenindo assim a acumulação de placa aterosclerótica.

O seu elevado conteúdo de potássio ajuda a regular a pressão arterial e a diminuir as gorduras no sangue.

5. Ajuda a combater gripes e resfriados:

Como contém propriedades antibacterianas e antifúngicas, contribui para o alívio de sintomas de resfriados e gripes como tosse e febre. O seu alto teor de Vitamina C estimula ainda o sistema imunológico, promovendo o combate da infecção.

Tomar chá de capim limão alivia os problemas respiratórios, diminuindo a quantidade de muco e catarro no organismo. Assim, é perfeito para quem sofre de asma ou bronquite.

6. Auxilia no tratamento da depressão:

cha de capim limao
chá de capim limão

O chá possui propriedades antidepressivas que ajudam a tratar a doença. Ativando a liberação de serotonina, a planta faz com o seu cérebro liberte essa substância química aumentando a disposição.

É ideal para combater a ansiedade, elevar a confiança e o estado de espírito e melhorar a força mental. Além disso, as suas propriedades calmantes ajudam as pessoas a dormir melhor, sendo também um chá relaxante.

Como usar o chá de capim limão:

As plantas atuam como repelente natural de insetos, mas ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada em forma de compressas para acalmar dores musculares.

Chá: Colocar 1 colher (chá) das folhas picadas de capim limão numa xícara e cobrir com água fervente. Tapar, esperar amornar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.

Compressas: Preparar o chá e depois mergulhar um pedaço de pano limpo nele, aplicando na região dolorida. Deixar atuar por pelo menos 15 minutos.

Contraindicações do chá de capim limão:

Mulheres gestantes ou lactantes e indivíduos com disfunções gástricas como propensão à azia, gastrite ou úlceras devem evitar o consumo das receitas com capim-limão.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

4 comentários

  • […] 1 Colher de sopa de capim limão; […]

  • […] chá de limão é uma boa solução caseira para Furúnculo, pois além de ser rico em vitamina C, que tem ação […]

  • […] forma fácil de se usar a erva-baleeira é fazer um chá. Use uma colher de sopa cheia de folhas picadas para 1 litro de água fervente ou, caso tenha a […]

  • […] Moscas não gostam de cravo e, juntamente com o limão , tornam-se um bom repelente. Corte um limão ao meio e coloque entre 8 e 12 […]

Deixe um comentário