Chá da Semente de Mostarda – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Chá da Semente de Mostarda – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.21%) 53 vote[s]

Chá da Semente de Mostarda – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, Desde os tempos primórdios da humanidade, a semente de mostarda já era utilizada por nossos antepassados em alimentos ou para curas de doenças diversas. Tendo como características o seu sabor picante e seu aroma bastante agradável.

Cha da Semente de Mostarda beneficiosEste tipo de semente pode fazer parte do cardápio diário de qualquer pessoa, podendo ser adicionado à saladas, molhos, preparação de carnes, frutos do mar, aves ou sopas, além de sanduíches.

Ainda falando sobre a infinidade de meios de se consumir o Chá da Semente de Mostarda, ele também pode ser moída e usada como temperos para alimentos variados. Tratando-se de medicina, há quem acredite que seu chá possa ser bastante eficaz na cura e alívio de sintomas de problemas físicos como dores nas costas ou músculos. Doenças respiratórias como nariz entupido e asma, reduz sintomas de artrite e diminuem drasticamente os sintomas desagradáveis da menopausa.

Há muito tempo o Chá da Semente de Mostarda são usadas para tratamento e cura de doenças, e não só para alimentação. Com seus sabores peculiares, as sementes podem ser adicionadas às saladas, molhos, frutos do mar, sopas e carnes, tornando o sabor diferente.

Propriedades do Chá da Semente de Mostarda:

Rico em selênio e magnésio, o Chá da Semente de Mostarda possuem efeitos anti-inflamatórios, aceleradores do funcionamento do intestino, sendo eficazes no tratamento de problemas respiratórios e no auxílio de dietas. Possuem vitamina A – responsável pela integridade das mucosas e da pele – e B – metabolismo.

Entre as propriedades benéficas do Chá da Semente de Mostarda para o corpo humano, encontram-se ainda ácidos graxos, ferro, cálcio, zinco, ômega-3, além de existirem enzimas nas sementes, que auxiliam no combate ao desenvolvimento de células cancerígenas.

Devido aos antioxidantes, são auxiliares no combate às dores, e, devido à presença de anti-inflamatórios, também combatem uma enzima que produz inflamação em tecidos e músculos.

Benefícios do Chá de Semente de Mostarda:

No Chá da Semente de Mostarda há ainda a presença dos minerais manganês, cobre, ferro, zinco e cálcio, tendo cada um sua função benéfica para o organismo humano. Veremos os benefícios das sementes da mostarda de forma resumida:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Previne gripes e resfriados
  • Auxilia na redução de colesterol
  • Aumenta o fluxo de oxigênio graças ao ferro
  • Fortalece ossos e dentes devido ao cálcio
  • Age como antioxidante lutando contra radicais livres

Historicamente, as sementes de mostarda e seu óleo são também utilizadas para alívio de dores musculares e até mesmo reumatismo. Em muitas regiões da Índia ainda se acredita que o óleo de mostarda pode curar a calvície.Cha da Semente de Mostarda

Como fazer Uso da Mostarda:

Há muitas e variadas maneiras de fazer uso da mostarda. Por ser possível consumi-la desde a semente em sua forma natural, a mostarda abre um grande leque de possibilidades culinárias, como o preparo de temperos, complemento de lanches e pratos ou mesmo chás. Veremos algumas possibilidades:

  • círculo verde Molho de mostarda preparado da semente de mostarda em pó com curry
  • círculo verde Sementes assadas de mostarda com assados
  • círculo verde Molho de mostarda amarela em lanches, saladas e demais tipos de alimentos
  • círculo verde Óleo de mostarda para temperar e aromatizar

Receita do Chá da Sementes de Mostarda:

É possível também preparar um delicioso chá de sementes de mostarda de forma muito simples em casa, usaremos o padrão da colher de sopa neste exemplo:

Ingredientes:

  • * 1 colher de sementes de mostarda
  • * ½ colher de canela em pó
  • * 2 xícaras de água

Modo de Fazer:

  • Basta então adicionar as sementes de mostarda na água e deixar ferver por 10 minutos.
  • Assim que passado este tempo, adicione a canela em pó.
  • Pode ser adoçado a gosto com açúcar mascavo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *