Benefícios do Chás

Chá da Semente de Mostarda: Propriedades, benefícios, como fazer e receitas

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 16/08/2023)
chá da semente de mostarda

O chá da semente de mostarda é usado para tratamento e cura de doenças, e não só para alimentação. Com seus sabores peculiares, as sementes podem ser adicionadas às saladas, molhos, frutos do mar, sopas e carnes, tornando o sabor diferente. Desde os tempos primórdios da humanidade, a semente de mostarda já era utilizada por nossos antepassados em alimentos ou para curas de doenças diversas. Tendo como características o seu sabor picante e seu aroma bastante agradável.

Este tipo de semente pode fazer parte do cardápio diário de qualquer pessoa, podendo ser adicionado à saladas, molhos, preparação de carnes, frutos do mar, aves ou sopas, além de sanduíches.

Ainda falando sobre a infinidade de meios de se consumir o chá da semente de mostarda, ele também pode ser moída e usada como temperos para alimentos variados. Tratando-se de medicina, há quem acredite que seu chá possa ser bastante eficaz na cura e alívio de sintomas de problemas físicos como dores nas costas ou músculos. Doenças respiratórias como nariz entupido e asma, reduz sintomas de artrite e diminuem drasticamente os sintomas desagradáveis da menopausa.

Propriedades do chá da semente de mostarda:

Rico em selênio e magnésio, o chá da semente de mostarda possui efeitos anti-inflamatórios, aceleradores do funcionamento do intestino, sendo eficazes no tratamento de problemas respiratórios e no auxílio de dietas. Possuem vitamina A – responsável pela integridade das mucosas e da pele – e B – metabolismo.

Entre as propriedades benéficas do chá da semente de mostarda para o corpo humano, encontram-se ainda ácidos graxos, ferro, cálcio, zinco, ômega-3, além de existirem enzimas nas sementes, que auxiliam no combate ao desenvolvimento de células cancerígenas.

Devido aos antioxidantes, são auxiliares no combate às dores, e, devido à presença de anti-inflamatórios, também combatem uma enzima que produz inflamação em tecidos e músculos.

Quais os benefícios do chá de semente de mostarda?

No chá da Semente de mostarda há ainda a presença dos minerais manganês, cobre, ferro, zinco e cálcio, tendo cada um sua função benéfica para o organismo humano. Veremos os benefícios das sementes da mostarda de forma resumida:

  1. Fortalece o sistema imunológico
  2. Previne gripes e resfriados
  3. Auxilia na redução de colesterol
  4. Aumenta o fluxo de oxigênio graças ao ferro
  5. Fortalece ossos e dentes devido ao cálcio
  6. Age como antioxidante lutando contra radicais livres

Historicamente, as sementes de mostarda e seu óleo são também utilizadas para alívio de dores musculares e até mesmo reumatismo. Em muitas regiões da Índia ainda se acredita que o óleo de mostarda pode curar a calvície.

Como fazer uso da mostarda:

Há muitas e variadas maneiras de fazer uso da mostarda. Por ser possível consumi-la desde a semente em sua forma natural, a mostarda abre um grande leque de possibilidades culinárias, como o preparo de temperos, complemento de lanches e pratos ou mesmo chás. Veremos algumas possibilidades:

  1. Molho de mostarda preparado da semente de mostarda em pó com curry;
  2. Sementes assadas de mostarda com assados;
  3. Molho de mostarda amarela em lanches, saladas e demais tipos de alimentos;
  4. Óleo de mostarda para temperar e aromatizar.

Receita do chá da sementes de mostarda:

É possível também preparar um delicioso chá de sementes de mostarda de forma muito simples em casa, usaremos o padrão da colher de sopa neste exemplo:

Ingredientes:

– 1 colher de sementes de mostarda
– ½ colher de canela em pó
– 2 xícaras de água

Modo de Fazer:

  1. Basta então adicionar as sementes de mostarda na água e deixar ferver por 10 minutos.
  2. Assim que passado este tempo, adicione a canela em pó.
  3. Pode ser adoçado a gosto com açúcar mascavo.
Sair da versão mobile