Benefícios do Chás

Chá de hibisco: Para que serve benefícios, receitas e malefícios

Por Alan Costa, em 20/12/2017 (atualizado em 22/08/2023)
cha-de-hibisco-beneficios

O chá de hibisco é um chá utilizado em todo mundo. Suas propriedades são essenciais para curar doenças hepáticas, reduzir o risco de câncer, gerenciar a pressão arterial, acelerar o metabolismo, entre outros. Além disso, ele também possui vitamina C. que é um mineral de suma importância para aumentar o sistema imunológico e prevenir sintomas de gripe e resfriados.

chá de hibisco

Benefícios do chá de hibisco para saúde:

1. Gerencia a pressão arterial:

Um relatório afirma que consumir o chá de hibisco diminui a pressão arterial em adultos pré-hipertensos e ligeiramente hipertensos. Além disso, um estudo realizado no Estados Unidos, sugere para pessoas que querem controlar a pressão arterial.

2. Reduz o colesterol:

As propriedades hipolipidêmicas e hipoglicêmicas encontradas no chá podem ser benéficas para as pessoas que sofrem de transtornos de açúcar no sangue, como diabetes. Além disso, o consumo regular desse chá pode reduzir o colesterol (LDL) do corpo.

3. Protege o fígado:

Além disso, os antioxidantes ajudam a proteger seu corpo de doenças. Isso porque neutralizam os radicais livres presentes nos tecidos e células do corpo. Portanto, podemos falar com confiança que beber o chá pode aumentar significativamente a saúde do nosso corpo.

4. Possui propriedades anti-câncer:

O chá possui propriedades anti-tumorais e antioxidantes. Esse agentes ajudam a prevenir doenças como câncer. Além disso, o consumo regular desse chá combate as toxinas nocivas do corpo.

5. Melhora a digestão:

As pessoas bebem chá  para melhorar a digestão. Uma vez que possui propriedades diuréticas, o chá também é usado para tratar a constipação e diarreia.

6. Alivia a dor menstrual:

Caso você esteja sofrendo com dores menstruais, o consumo regular pode ajudar a aliviar esta condição. Além disso, o chá ajuda na restauração do equilíbrio hormonal, o que pode reduzir os sintomas da menstruação, como mudanças de humor e depressão.

7. Atua como agente antidepressivo:

O chá possui vitaminas e minerais como flavonóides que possuem propriedades antidepressivas, ele também pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e pode reduzir a ansiedade.

8. Ajuda na perda de peso:

Se você consumir alimentos ricos em carboidratos, você provavelmente aumentará de peso. No entanto, estudos sugeriram que o chá de hibisco diminui a absorção de amido e glicose e pode ajudar na perda de peso.

9. Agente anti-inflamatório e antibacteriano:

O chá de hibisco é rico em ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C. Esse é um nutriente essencial exigido por seu corpo para estimular a atividade do sistema imunológico.

chá de hibisco

10. Fortalece os músculos:

Além disso, a ótima quantidade de cálcio presente no chá de hibisco, é essencial para fortalecer os músculos do corpo. Além disso, você pode combater doenças ósseas.

Outros benefícios do chá de hibisco:

  • Diminui a febre;
  • Combate o nariz entupido;
  • Elimina o resfriado;
  • Combate a tosse;
  • Combate dores musculares;
  • Rico em Antioxidantes;
  • Rico em Propriedades Digestivas;
  • Melhora o aspecto da pele.
Sair da versão mobile