Início » Benefícios do Chás » Chá de guaco – o que é, benefícios de como usar!

Chá de guaco – o que é, benefícios de como usar!

benefícios do chá de guaco

Durante décadas, o chá de guaco usado como xarope têm sido empiricamente usado alternativamente para o tratamento de vários tipos de doenças. Além disso, a medicina alternativa já indicava que os chás são capazes de prevenir e curar doenças, e com o avanço das pesquisas científicas isso foi comprovado.

Um exemplo disso é o chá de guaco, que é tradicionalmente conhecido pelo seus benefícios para o sistema respiratório e no tratamento de gripes e resfriados. A seguir vamos falar mais sobre os seus benefícios, indicações, efeitos colaterais e outras informações.

benefícios do chá de guaco
benefícios do chá de guaco

O que é chá de guaco?

O chá de guaco é feito a partir da planta de guaco e é rico em uma substância chamada cumarina, age com efeito broncodilatador e expectorante, auxiliando no tratamento de tosse, asma, bronquite e outras doenças respiratórias.

Os benefícios do chá de guaco estão relacionados a todo o sistema respiratório. Desde a dilatação dos brônquios, o que facilita a respiração até a dissolução das secreções, que acelera o processo de eliminação e, logo, a cura do resfriado ou tosse.

A planta pode ser usada em forma de chá ou em xarope natural. Além de ajudar com os problemas respiratórios, a folha de guaco também é usada para evitar cáries e acumulo de bactérias nos dentes. Para isto, basta fazer bochecho uma vez ao dia com folhas amassadas.

Quais os benefícios do chá de guaco?

1. Alívio da asma e da tosse:

As propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias da planta medicinal fazem com que ela também contribua com o alívio da asma e da tosse.

2. Trata feridas:

Nos casos de problemas na pele, as condições provavelmente serão tratadas com a aplicação das folhas no local afetado. Consulte o seu dermatologista para verificar qual a melhor forma de utilizá-las em relação ao seu problema em particular.

3. Diarreias e cólicas:

O chá de guaco ainda é apontado como benéfico em relação a problemas como diarreias e cólicas.

4. Auxilia no tratamento da bronquite:

A bebida preparada a partir da planta medicinal é considerada auxiliar no tratamento da bronquite por possuir substâncias broncodilatadoras, ou seja, trabalham no relaxamento do músculo bronquial e aumenta a passagem de ar pelos brônquios.

Em tempo: a bronquite é uma condição caracterizada pela inflamação das passagens de ar para os pulmões e traz sintomas como tosse acompanhada de muco, ronco, chiado no peito, fadiga, dificuldade para falar, falta de ar, febres, calafrios e desconforto no peito.

5. Contribui com o tratamento de problemas respiratórios:

Por conta de suas propriedades expectorantes, broncodilatadoras e supressoras da tosse, o chá de guaco ainda pode contribuir com o tratamento de outros problemas respiratórios como pleurisia – inflamação das pleuras, que são os tecidos de revestimento dos pulmões -, resfriado, gripe e dor de garganta.

6. Combate ao inchaço:

O guaco é uma erva que também é dotada de propriedades sudoríficas. Isso significa que o seu chá pode estimular, provocar ou induzir a transpiração. Isso colabora com a eliminação do excesso de líquido do corpo, que também fica retido, trazendo o indesejável inchaço.

7. Ajuda contra doenças respiratórias:

O chá de guaco é extremamente eficaz contra bronquites alérgicas e infecciosas, asmas, gripes e resfriados.

8. Ajuda a eliminar impurezas:

Através da sua função balsâmica e expectorante, o chá de guaco ajuda a dissolver a secreção dos pulmões e estimula a eliminação do catarro.

Outros benefícios:

  1. Possui propriedades antiespasmódicas e analgésicas
  2. Contribua com o tratamento da artrite
  3. Colabora com a melhoria de inflamações intestinais
  4. Ajuda a tratar úlceras
  5. Sirva de auxílio ao tratamento do reumatismo
  6. Tratar neuralgias – dor ou queimação bastante forte em um ou mais nervos do corpo
  7. Lida com eczemas – infecção aguda ou crônica da pele, que apresenta sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão
  8. Ameniza coceiras

Como preparar o chá de guaco?

chá de guaco para saúde
chá de guaco para saúde

Assim como a maioria dos chás, o chá de guaco deve ser preparado sob infusão. Para isso basta colocar uma colher das ervas em uma xícara e acrescentar cerca de 200ml de água já fervida. Tampe e reserve por aproximadamente 10 minutos. Em seguida é só coar e adoçar. O chá de guaco é mais frequentemente adoçado com mel, o que deixa a bebida bem saborosa

A recomendação é tomar duas xícaras por dia no tratamento de gripes e resfriados. Outra dica importante é só fazer o chá na hora que for beber, já que ele não pode ser armazenado por longos períodos.

Você pode usar o guaco fresco ou seco, geralmente encontrado em lojas de produtos naturais ou até em farmácias. Se você preferir usar a erva fresca, não se esqueça de lavar bem antes de preparar o chá.

Efeitos colaterais e contraindicações do chá de guaco:

Pessoas com doenças no fígado e que tomam medicamentos anticoagulantes não devem tomar o chá de guaco, além de mulheres grávidas e em fase amamentação. Se ele for usado por longos períodos e em grandes quantidades, ele pode causar vômitos e diarreia.

Outro alerta é que os chás não substituem o tratamento com o médico, apesar deles terem benefícios comprovados, eles agem apenas como coadjuvantes. Sem contar que só um especialista pode dar o diagnóstico do seu problema.

Por hoje é isso, pessoal! Se você já tem o hábito de tomar o chá de guaco, conte pra gente nos comentários quais são os benefícios que você já observou! E continue nos acompanhando para receber mais dicas de saúde emagrecimento!

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

1 comentário

  • […] chá de guaco é muito eficaz e até mesmo forte para o tratamento da Sinusite, por isso é preciso tomar cuidado […]

Deixe um comentário