Os 15 Benefícios do Chá de Valeriana Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Valeriana são bastantes diversos. Pois, a Valeriana officinalis ou valeriana é uma planta medicinal também conhecida pelos nomes de erva dos gatos, valeriana-das-botica e valeriana selvagem. A erva produz flores de coloração rosa e pode chegar a atingir um metro de altura.cha de valeriana-beneficios

Encontrada à venda em sua forma natural em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres, a erva ainda pode ser adquirida no formato de cápsulas, comprimidos e tintura (que são extratos concentrados de ervas, feitos com ervas picadas e álcool, que servem para conservar os compostos essenciais das plantas), em forma de gotas.

A valeriana é conhecida por ser dotada de propriedades antiespasmódicas, sedativas, calmantes, soníferas, anticonvulsivantes, relaxantes e soporíferas – que provocam o sono. Confira Os 15 Benefícios do Chá de Valeriana Para Saúde:

1. Beneficio do Chá de Valeriana na Diminuição de Pressão Arterial:

Os compostos ativos da valeriana que auxiliam o controle da ansiedade e do estresse. Também podem contribuir com a regulação da pressão arterial. Algo que é importante para evitar a pressão arterial alta, que aumenta as chances de ataque no coração e derrame.

2. Benefícios do Chá de Valeriana Para Tratar o Hipertireoidismo:

Esta erva é famosa por seus efeitos musculares relaxantes e ajudando a dormir. Como você sabe, a insônia é uma condição comum para muitos pacientes com hipertireoidismo.

3. Benefícios do Chá de Valeriana Para Melhorar a Memória:

O Chá desta erva pode melhorar o desempenho da memória e algumas habilidades de resolução de problemas em crianças e adultos. De acordo com uma pesquisa em ratos idosos. O ácido valerênico presente nesta no Chá possui efeitos poderosos na função de memória.

4. Benefícios do Chá de Valeriana na Diminuição da Pressão Arterial:

Os compostos ativos do Chá desta erva e que auxiliam o controle da ansiedade e do estresse. Também podem contribuir com a regulação da pressão arterial. Algo que é importante para evitar a pressão arterial alta, que aumenta as chances de ataque no coração e derrame. Veja Também: Suco Detox de Maracujá Para Regular a Pressão Arterial

5. Beneficio do Chá de Valeriana no Combate a Ansiedade e o Estresse:

Diversas pesquisas apontam que devido às substâncias calmantes e relaxantes contidas nesta erva, ela exerce um papel fundamental na prevenção e tratamento dos sintomas associados à ansiedade e ao estresse.cha de valeriana

6. Beneficio do Chá de Valeriana no Auxilio do Emagrecimento:

Pelo fato de a valeriana atuar na diminuição da ansiedade, ela também contribui para equilibrar o apetite das pessoas que comem de forma impulsiva, auxiliando assim no processo de emagrecimento.

7. Benefício do Chá de Valeriana no Alivio de Cólicas Menstruais:

Por ter propriedades antiespasmódicas e sedativas, esta erva age no relaxamento muscular, amenizando um dos sintomas típicos da TPM, as cólicas.

Inclusive, uma pesquisa realizada por uma universidade iraniana revelou que a raiz de valeriana é capaz de amenizar até mesmo as mais severas contrações uterinas.

8. Beneficio do Chá de Valeriana Ajuda no tratamento do TOC:

O Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC, é uma das doenças que mais tem atingido pessoas em todo mundo. Ela se caracteriza pela ocorrência de pensamentos obsessivos e comportamentos repetitivos. A necessidade constante de checar diversas vezes a mesma coisa ou de ter uma “mania” de organização e perfectibilidade muito além do normal.

9. Beneficio do Chá de Valeriana Para Ajudar no Tratamento da Histeria:

Devido às propriedades sedativas da valeriana, ela é considerada também uma importante aliada no tratamento da histeria, distúrbio muito comum associado a doenças de cunho mental.

10. Benefícios do Chá de Valeriana no Alivio de Sintomas da Menopausa:

O chá dessa erva apresenta excelentes resultados para o alívio dos principais sintomas da menopausa, tais como: irritação, dores de cabeça, emotividade excessiva etc.

11. Beneficio do Chá de Valeriana Para Acalmar o Coração:

Por agir no organismo como um poderoso calmante natural, o Chá de Valeriana também contribui para acalmar o coração. Sobretudo no caso de pessoas mais agitadas ou até mesmo em momentos de emoção intensa.Os Benefícios do Chá de Valeriana

12. Benefícios do Chá de Valeriana Para Prevenir Cãibras:

Devido às substâncias contidas na valeriana, responsáveis por atuar no relaxamento dos músculos, o consumo desta erva também é capaz de prevenir cãibras, sendo por esta razão muito indicada para atletas e pessoas que praticam atividade física com certa regularidade.

13. Beneficio do Chá de Valeriana no Combate a Depressão:

Em muitos casos, pelo fato de a depressão leve estar associada a episódios de intensa ansiedade ou tensão excessiva. O consumo de valeriana contribui para acalmar os nervos, propiciando as condições ideais para que o organismo consiga gerar substâncias que interferem de maneira positiva no humor.

14. Benefícios do Chá de Valeriana na Diminuição de Tremores de Leve Intensidade:

Em virtude de a valeriana atuar na melhora do funcionamento das funções neurológicas, ela age na diminuição dos tremores de intensidade leve, geralmente associados a doenças do sistema nervoso ou até mesmo à ansiedade crônica.

15. Beneficio do Chá de Valeriana por ser Rica em Ácido Fólico:

O Chá de Valeriana contém altos níveis de ácido fólico e antioxidantes. Além disso, o torna uma forte aliada na luta contra os radicais livres.

Contraindicações do Chá de Valeriana:

Por mais que a valeriana seja um medicamento 100% natural, ela apresenta algumas contraindicações que são:

  • Não deve ser consumida por pessoas alérgicas ao extrato desta planta;
  • Não deve ser consumida por gestantes;
  • É contraindicada para crianças menores de 3 anos;
  • Em hipótese alguma deverá ser ingerida concomitantemente ao consumo de álcool;

Não deve ser consumida juntamente com outros medicamentos sedativos, ainda que sejam naturais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *