Início » Benefícios do Chás » 15 benefícios do chá de aroeira para saúde!

15 benefícios do chá de aroeira para saúde!

benefícios do chá de aroeira

Os benefícios do chá de aroeira que provavelmente você ainda não ouvir falar. Além do que, os benefícios são bem eficazes para nosso corpo. No Entanto, Muito usada na medicina alternativa, a aroeira é uma árvore de pequeno porte que possui diversas propriedades em suas folhas e casca. Os benefícios trazidos pela planta são inúmeros e podem ser aproveitados na forma de chá e também como banhos e compressas.

beneficios do cha de aroeira
benefícios do chá de aroeira

Mas para conseguir usufruir dos benefícios é importante conseguir diferenciá-la da aroeira branca ou brava. Essas costumam causar efeitos diferentes, provocando sintomas como edemas, eritemas e urticária.

Propriedades Medicinais do Chá de Aroeira:

As propriedades do chá de aroeira são capazes de combater diarreia, corrimento vaginal, contribui para o aumento do fluxo menstrual, combate fungos e bactérias, tem ação adstringente, é balsâmica, diurética, purgativa, estomáquica, tônica, vulnerária e anti-inflamatória.

Por ser uma planta medicinal, é natural que seja bastante consumida em chás. Nos lares brasileiros, muita gente já sabe dos benefícios do chá de aroeira e já aproveitam há muito tempo as mil utilidades da aroeira.

Além disso, os benefícios do chá de aroeira vão bem além daqueles já conhecidos e repassados de geração em geração. Em infusão ou decoção, este chá pode ajudar em casos de doenças como do trato urinário, problemas com os órgãos digestivos, diarreias entre outras.

Benefícios do chá de aroeira para saúde:

1. Ajuda a tratar distúrbios respiratórios

Os problemas respiratórios são bastante comuns em nossa sociedade, principalmente em função da exposição a muitas substâncias tóxicas e poluentes.

Estes distúrbios impactam na capacidade de inspirar quando se está dormindo ou acordado, afetando, assim, as vias respiratórias.

Estes problemas podem ter inúmeras causas. Devido à composição dos óleos essenciais do aroeira, esta é indicada para o tratamento de vários tipos de distúrbios respiratórios, ajudando no alívio dos sintomas.

2. Estimula a eliminação de líquidos:

Dentre os benefícios do chá de aroeira, está que a planta é capaz de auxiliar na eliminação de líquidos e é bastante recomendada para o tratamento da diarreia e das inflamações, pois ajuda a promover a transpiração e também a eliminação de líquidos.

Seu chá também ajuda bastante na redução do inchaço, promovendo maior perda de medidas para quem deseja emagrecer.

3. Possui ação antioxidante:

Esta planta tem em sua composição uma grande quantidade de substâncias com poder antioxidante, tais como os flavonoides e os polifenois.

Estes compostos ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce do organismo e que também aumentam os riscos do desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas e degenerativas.

4. Ajuda no tratamento de infecções

A planta possui compostos com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, portanto, esta é indicada para o tratamento de muitas doenças, entre elas as infecções. Também para o tratamento e o controle da febre, também em função das suas propriedades anti-inflamatórias.

5. Para corrimento:

Além dos benefícios do chá de aroeira serem similares ao do bálsamo, a planta ainda ajuda a eliminar fungos e bactérias do organismo. Para tratar problemas de corrimento vaginal, procure aliar a ingestão de chás com o tratamento receitada pelo ginecologista.

Cha de aroeira
aroeira

Preste sempre atenção na textura, cheiro e cor do corrimento, pois o sintoma pode indicar alguma doença grave. Procure sempre o acompanhamento de um especialista.

6. Limpa o útero

Devido ao seu poder antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório e cicatrizante, ao consumir o chá feito com a erva o útero fica mais saudável e limpo.

As mulheres que estão em processo de gestação devem consultar um especialista antes de consumir a bebida. O chá da planta pode trazer efeitos colaterais para a gravidez.

7. Tem poder antisséptico e antimicrobiano:

A Planta possui inúmeras propriedades. O chá desta planta, por exemplo, pode ser utilizado como antisséptico, sendo aplicado em feridas expostas. O óleo essencial da planta possui ação antimicrobiana, ajudando a combater diversos micro-organismos, entre eles as bactérias, os fungos e vírus.

A planta conta com diversos benefícios e inúmeras aplicações. Muitos estudos mostraram que ela possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes, ajudando a melhorar muitos aspectos da saúde física e também sendo utilizada em diversos tipos de tratamentos medicinais.

Devido ao seu poder antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório e cicatrizante, ao consumir o chá feito com a erva o útero fica mais saudável e limpo. As mulheres que estão em processo de gestação devem consultar um especialista antes de consumir a bebida. Além disso, o chá de aroeira pode trazer efeitos colaterais para a gravidez.

Como preparar o banho de aroeira:

O chá dessa planta pode ser ingrediente para banhos e lavagens, que também ajudam a combater diversos problemas de saúde.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 25g de cascas da planta.

Modo de preparo:

  • Ferva a água e depois coloque-a em um recipiente ou bacia.
  • Adicione as cascas e com a mistura tome o banho com a temperatura mais quente que suportar, por até 15 minutos.

Contraindicações:

A aroeira é um excelente exemplo de uma planta natural onde as pesquisas confirmam o uso tradicional. Além disso, junto com jatobá e as semente de anis é um dos vários produtos botânicos que demonstraram toxicidade clínica contra organismos prejudiciais.

As opções naturais eficazes são encorajadoras para pessoas que sofrem de cândida e não querem confiar em medicamentos para o alívio. Além disso, se o crescimento excessivo de fungos ou problemas com infecções é um problema na sua vida, a aroeira pode ser uma estratégia potencial.

Porém, os resultados podem variar. Além disso, as informações e declarações feitas são para fins educativos e não se destinam a substituir o conselho de seu médico. Geralmente esta planta é contra indicada para quem tem alergias à planta, quem está grávida, ou quem está tomando alguns medicamentos, pois a interação com a Aroeira pode ser prejudicial a sua saúde.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] 100 g de aroeira. […]

  • […] preparar o chá de aroeira para infecção vaginal é […]

Deixe um comentário