Os 30 Benefícios do Chá de Cavalinha Para Saúde!

Tudo Sobre os Principais Benefícios do Chá de Cavalinha Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Benefícios do Chá de Cavalinha para saúde que todos devem conhecer. Além disso, a cavalinha é uma erva perene que existe há mais de trezentos milhões de anos. Desde o início dos medicamentos à base de plantas, a cavalinha foi usada para vários fins. A planta deriva seu nome não de qualquer relação física com os cavalos, mas devido ao fato de que ele estava amarrado à cauda de um cavalo para ajudar a assustar as moscas.

os benefícios do chá de cavalinha para saúdePode ser apreciado de muitas maneiras diferentes e exibe uma série de diferentes benefícios para a saúde. Esta é a principal razão pela qual este chá é consumido, embora alguns gostem do sabor distinto, e outros podem estar interessados ​​nos outros benefícios específicos que o  chá de cavalinha pode dar à sua saúde em geral.

Informação Nutricional do Chá de Cavalinha: Quantidade por 1 Xícara: Calorias 167 kcal; Carboidratos 0 g; Açúcar 0 g; Proteínas 19,32 g; Gorduras 9,36 g; Gordura Saturada 2,444 g; Gordura Monoinsaturada 3,205 g; Gordura Poli-insaturada 2,343 g; Colesterol 64 mg; Fibras 0 g; Sódio 78 mg e Potássio 389 mg. Então, veja agora em detalhes os principais benefícios do Chá de Cavalinha para saúde:

1. Benefício do Chá de Cavalinha Para Emagrecer:

O Chá de Cavalinha promove a aceleração do metabolismo, potencializando a queima de calorias e resultando na perda de peso. Além disso, sua ação diurética ajuda a eliminar toxinas do corpo e desinchar, evitando a retenção de líquidos.

2. Benefício do Chá de Cavalinha Para Combater a Retenção de Líquidos:

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, sofrem com a retenção de líquidos no organismo ou seja, a acumulação de água, que faz o corpo inchar. Ele ajuda a resolver esse problema, eliminando o excesso de líquido através da urina, graças ao seu efeito diurético.

3. Chá de Cavalinha Ajuda a Melhorar a Aparência da Pele: 

Este chá ajuda a melhorar a aparência da pele, já que possui propriedades adstringentes que ajuda a reduzir a oleosidade da pele e ainda aumenta a elasticidade da pele e combate a flacidez.

4. Benefícios do Chá de Cavalinha Para as Unhas e Cabelos:

O Chá de Cavalinha é fantástico para as nossas unhas e cabelos, já que as fortalece e estimula o seu crescimento. Há quem diga que colocar as unhas dentro de um recipiente com água e duas colheres de chá de erva seca, ajuda a tratar das unhas frágeis e quebradiças. A sílica presente no Chá auxilia a saúde capilar, prevenindo a queda de cabelo e as pontas espigadas.

5. Chá de Cavalinha Possui Propriedades Anti-Inflamatórias:

Vários estudos concluíram que o Chá de Cavalinha tem ação anti-inflamatória que ajuda a aliviar as dores. E ainda, possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater germes e fungos.

6. Benefício do Chá de Cavalinha Para Trata Feridas da Boca:

Este chá pode ajudar a tratar as amígdalas inflamadas, sangramentos nas gengivas e feridas bucais, basta bochechar uma pequena quantidade do produto algumas vezes ao dia.

7. Chá de Cavalinha Ajuda a Tratar Osteoporose:

benefícios do chá de cavalinha

O cálcio presente no chá auxilia em relação à densidade óssea. A mistura já foi utilizada para prevenir fraturas melhorar o fortalecimento dos ossos. Acredita-se que o efeito esteja associado com o alto teor de silício encontrado na planta.

8. Chá de Cavalinha Ajuda a Aumentar o Metabolismo:

Outro benefício do chá de cavalinha é que a bebida pode ser utilizada como auxiliar em dietas para emagrecer graças ao seu efeito de aceleração do metabolismo. Quando o metabolismo funciona de maneira mais rápida, o processo de queima de calorias e gorduras torna-se mais eficiente.

9. Benefícios do Chá de Cavalinha Para Acabar com a Gripe:

O Chá ajuda a tratar de gripes e constipações. A inalação deste chá ajuda a desobstruir as vias nasais e a sua ingestão ajuda a tratar da tosse e de problemas respiratórios.

10. Benefício do Chá de Cavalinha Para Pele: 

O chá possui propriedade adstringente, ou seja, auxilia na redução da oleosidade da pele e combate e previne o aparecimento de espinhas. A planta também colabora com a elasticidade da pele e combate a flacidez.

11. Chá de Cavalinha Possui Ação Antioxidante:

Este chá é uma fonte natural de antioxidantes. A ação antioxidante é importante para o organismo humano porque combate a ação dos radicais livres, substâncias malignas que causam doenças como o câncer e promovem o envelhecimento.

12. Chá de Cavalinha Possui Propriedade Anti-inflamatória:

A ação anti-inflamatória da cavalinha está associada ao alívio da dor e auxílio à diminuição ou prevenção do sangramento causados por hemorroidas.

13. Chá de Cavalinha é um Excelente Antimicrobiano:

benefícios do chá de cavalinha para saúde

Sua ação antimicrobiana, ao lado de seu efeito anti-inflamatório, como falamos no tópico acima, também pode auxiliar em relação à irritação e eliminação do pus causados por furúnculos, carbúnculos (infecção de pele de origem bacteriana, que geralmente atinge a nuca e as costas) e feridas. Para isso, é necessário utilizar a cavalinha em compressas e pomadas.

14. Benefícios do Chá de Cavalinha Para a Memória e Cognição:

Este chá pode ajudar a melhorar a memória e a cognição tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Acredita-se que o efeito seja possível por conta da ação antioxidante da planta medicinal.

15. Chá de Cavalinha Ajuda a Tratar Bronquite, Tosse, Resfriado e Gripe:

Tomar o chá pode auxiliar a tratar problemas como bronquite, tosse seca, obstrução nasal e alterações na temperatura do corpo, associadas a gripes e resfriados.

Acredita-se que inalar o vapor da bebida pode reduzir a obstrução nasal e que a ingestão duas a três vezes por dia contribui com o tratamento da tosse e outros problemas respiratórios.

16. Benefício do Chá de Cavalinha Para Tratar Amigdalite e Gengivite:

Um enxaguante bucal feito com o chá pode auxiliar o tratamento de amígdalas inflamadas, sangramentos nas gengivas e feridas bucais. A indicação é fazer o gargarejo com o enxaguante bucal durante um a três minutos.

Outros Benefícios do Chá de Cavalinha:

O Chá de Cavalinha emagrece, porém, esse não é o único benefício que ela é capaz de proporcionar. Essa planta é capaz de ajudar a combater uma série de males. Veja abaixo alguns deles:

  • Anemia.
  • Ansiedade e estresse.
  • Menstruação excessiva.
  • Osteoporose e reumatismo.
  • Pressão alta.
  • Cistite.
  • Pedra nos rins.
  • Pedra na vesícula.
  • Úlcera.
  • Febre e dor de cabeça.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Chá de Cavalinha Para Saúde:

Receita de Chá de Cavalinha

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cavalinha;
  • 500 ml de água.

Modo de Preparo:

  • Colocar a cavalinha dentro de um recipiente;
  • Ferver a água;
  • Após, transferir a água fervente para o recipiente da cavalinha;
  • Deixar abafado por cinco minutos. Coar e servir-se.
  • Recomenda-se consumir o chá ao longo do dia. A quantidade diária recomendada do chá é de duas a três xícaras.

Efeitos Colaterais do Chá de Cavalinha:

A bebida não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação de seus bebês, crianças e pessoas que sofrem com pressão baixa, deficiência de vitamina B1 e possuem risco de desenvolver deficiência de potássio.

Pessoas com diabetes devem ter cuidado ao tomar o chá e monitorar seus níveis de açúcar no sangue, pois o seu consumo pode favorecer o desenvolvimento de hipoglicemia (taxas baixas de glicose no sangue).

Antes de utilizar a bebida para auxiliar no tratamento de doenças ou emagrecimento, é fundamental consultar o médico de sua confiança para se certificar de que a bebida é adequada para você.

Além disso, é importante não confiar apenas no chá de cavalinha para tratar condições de saúde e seguir todas as indicações do médico em relação ao problema em questão. Caso esteja tomando algum medicamento, questione o seu médico também sobre a possibilidade ou não de interação da cavalinha com o remédio.

O uso da cavalinha deve ser a curto prazo e durar até dois meses. Ao utilizar um suplemento à sabe da planta, recomenda-se fazer uma pausa de uma semana após um mês de uso, antes de retornar ao consumo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

5 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *